terça-feira, agosto 30, 2005

FC Porto sub-17: Ruca, um GR acima da média


Ruca, um GR acima da média
Originally uploaded by morphy.
Na baliza da bem sucedida equipa campeão nacional de iniciados estava um guarda redes notável entre os postes, Ruca. É essa a opinião dos seus treinadores, e não é por acaso que ganhou fama de especialista em penaltys: o ano passado, no Torneio de Gaia (na Páscoa) assegurou a vitória na final ao defender três dos quatro marcados pelo Sporting.
Começou no Tourizense com sete anos, como médio direito. Durante as férias, um primo notou aptidão para a baliza e na época seguinte fez-se a experiência. Desde então, não mais largou o posto, tornando-se titular em Touriz e sendo chamado para as selecções da AF Coimbra sub-12 e sub-13.
As suas qualidades não passaram despercebidas aos olheiros, surgindo ofertas de três clubes: Boavista, Sporting e FC Porto. Optou pelo clube do coração, onde fez as duas épocas de iniciados. Na primeira foi o guarda redes mais utilizado, apesar de estar a fazer o primeiro ano no escalão. Na segunda, começou o campeonato alternando com o colega de baliza, mas foi ele o titular na fase final. Também na selecção da AF Porto lutou pela titularidade, que foi sua no torneio mais importante, o Lopes da Silva. Este ano forma com Coelho a dupla de iniciados promovidos directamente à equipa A juvenil, na qual irá lutar pela titularidade. Se o conseguir, a selecção sub-16 também não deve escapar!

Rui Pedro Correia Nunes "Ruca"
guarda-redes
7/1/1990
1.85 m, 75 kg