terça-feira, agosto 30, 2005

sub-19: Candal, um outsider a ter em conta

Na primeira jornada do nacional de juniores, o CD Candal goleou o Gondomar (3-0). Trata-se de um clube em expansão, que inaugurou recentemente um estádio novo com excelente relvado sintético. Nos juniores tem protocolo com o Boavista, recebendo jogadores dispensados e emprestados. Apresentemos a equipa (4-4-2):

GR Rui Peito
DLD Serginho (c)
DC Bernardo, Pedro Carneiro
DLE Rodrigo
MC Alex, Gerson
Mdir Nuno Pereira
Mesq Ivan
AV Ivo "10", Francisco

Na baliza está Rui Peito, que se formou no Boavista até ao ultimo ano de juvenil. Tem tudo o que faz falta a um guarda redes (reflexos, coragem, serenidade) excepto estampa fisica. O defesa direito é Serginho, capitão e referência da equipa. Tem técnica, velocidade e não obstante nunca ter passado por uma das grandes escolas, teria capacidades para jogar em qualquer equipa. Os centrais completam-se, com o possante Bernardo, um verdadeiro muro, a travar as jogadas e Pedro Carneiro, internacional sub-17 vinculado ao Boavista, a surgir nas dobras e a organizar o jogo a partir de trás. Na esquerda joga Rodrigo, ex-Canelas, rápido e tecnicista. Sólido a defender e desenrascado a atacar, está a ser uma agradável surpresa. Os médios são Alex, emprestado pelo Boavista, um "carregador de piano" com boa visão de jogo e qualidade de passe, lado a lado com Gerson, um mulato ex-Vilanovense, com caracteristicas semelhantes mas mais poder de choque. O médio direito é Nuno Pereira, que fez boa parte da formação no boavista a ponta de lança. É rápido, forte, trabalhador e com faro para o golo. O médio esquerdo é Ivan, outro produto das escolas Boavisteiras, muito bom técnicamente. A bola é a sua melhor amiga, o que o torna muito forte no um contra um. A dupla de avançados é constituida por dois jogadores muito diferentes mas que se completam:
- Ivo, um numero 10, jogador rápido e com bom dominio de bola, que se sente à vontade atrás do ponta de lança e que surge muito bem em frente da baliza.
- Francisco, um verdadeiro ponta de lança, alto (1,94) e possante. Não só marca golos como também faz muitas assistencias, optando sempre de forma inteligente. É sem duvida o maior trunfo desta equipa. Com ofertas para regressar ao Boavista ou para ingressar no Brage ou no Vitória de Guimarães, preferiu manter-se no Candal para não pôr em causa os estudos: é que também enfrenta o primeiro ano na universidade.
O onze titular já é de respeito, mas há ainda muitas opções. Pedindo desculpa pela injustiça para com os restantes, mencionamos quatro ex-Boavisteiros: o central Reinaldo, muito sólido a defender, César, muito bom com a bola nos pés, e dois tecnicistas, Ricardinho e Ruisinho.
Enfim, uma equipa muito interessante e a seguir com atenção, que procura assegurar rápidamente a manutenção de forma a poder lutar por algo mais com tranquilidade.