quinta-feira, setembro 30, 2004

sub-16: seis portistas convocados

Foram convocados para estágio de preparação seis portistas, um deles da formação principal, Ricardo Pereira, e os restantes da equipa satélite do Padroense: André Pinto, António Graça, Carlos Santos, Nuno Coelho e Renan Almeida. Qualquer informação sobre estes jogadores seria muito apreciada :-)

FC Porto vs Chelsea: Masterclass de Mourinho

José Mourinho, agora do outro lado da barricada, mostrou como se ganha um jogo de futebol sem dar hipotese ao adversário. Os jovens portistas mostraram coragem, mas também limitações.

Pepe ficou encarregue de Drogba, teve boas antecipações, mas muitas dificuldades quando o Marfinense ficava com a bola controlada. Ricardo Costa começou tremido, mas fez um bom jogo. Bosingwa tem responsabilidades no primeiro golo, mas foi melhorando e até acabou ao ataque. Uma defesa que paga o preço da sua juventude e que se ressente das ausencias de Nuno Valente e Seitaridis, pois a experiência do "Bicho" não chega para tudo. Diego teve muitas dificuldades em se impor perante o fortissimo meio campo de Chelsea. Os melhores periodos do Porto foram aqueles em que se conseguiu libertar. Quaresma não teve hipotese, pois Mourinho colocou-o num colete de forças. Carlos Alberto entrou muito bem e contribuiu para uma razoável ponta final. Postiga fez nova exibição descolorida. Raul Meireles ficou na bancada.

quarta-feira, setembro 29, 2004

Estrela em ascensão: Daniel Candeias


candeias2
Originally uploaded by morphy.

Com apenas 16 anos, o camisola 9 da selecção nacional sub-17, Daniel Candeias, começa a sair do anonimato, fruto da impressionante regularidade com que marca golos. Este jovem iniciou a carreira na A.D. Fornos de Algodres, colectividade que era na altura presidida pelo seu pai. Destacou-se o suficiente para jogar pela selecção da Guarda, em 01/02. A sua performance no torneio inter-associações chamou a atenção dos olheiros portistas, que o recrutaram. Regressou ao mesmo torneio pela selecção do Porto, na época seguinte, marcando na final os dois golos que derrotaram a congénere Lisboeta. Em 03/04, na sua primeira época como Junior-C, jogou na equipa satélite do FC Porto, o Padroense. Os muitos golos que marcou contribuiram para a boa performance da sua equipa e valeram-lhe a chamada à selecção sub-16, em Outubro de 2003. A estreia apareceria na dupla jornada contra a França, em Dezembro do mesmo ano. Ao segundo jogo marcaria o seu primeiro golo. No forte torneio internacional de Idanha-a-nova marcou um golo em cada um dos três jogos, começando a cimentar o seu lugar. Inicia a presente época já na formação principal portista e é naturalmente chamado à selecção na preparação para o europeu de sub-17. Nos seis jogos já disputados marca um total de nove golos, roubando os holofotes è estrela da equipa, o jovem Sportinguista Fábio Paim, bem conhecido dos jogadores de "Championship Manager".

Posteriormente, melhorei este perfil através de uma mini entrevista de Daniel Candeias, a 4/10/2004, onde ele dá mais detalhes sobre o seu jogo. Não perca.

sub-17: "Hat-trick" de Daniel Candeias

O portista Daniel Candeias foi a principal figura do jogo contra a Bielorussia, marcando os três primeiros golos da goleada por 4-1. Os Bielorussos, que jogavam em casa, marcaram logo no inicio da partida, mas Candeias igualou aos 40 minutos e virou o jogo aos 57 e 65 minutos. A contagem fechou com um golo do também portista Rui Pedro aos 73 minutos. Jogaram ainda os portistas André Monteiro e Miguel Carvalho. António Morais e Hugo Guedes ficaram no banco.


segunda-feira, setembro 27, 2004

4ª jornada: jogos das esperanças emprestadas

O unico que se destaca é Bruno Alves, titular num AEK que começa a época de forma sólida, quer no campeonato quer na taça uefa.

Bruno Alves (AEK Atenas - I liga Grécia)
v Kerkyra (2-0)
Novamente titular, o central portista teve uma noite descansada.

Bruno Moraes (Vitoria de Setubal - I liga)
v Beira-Mar (1-2)
Entrou aos 76', quando o Setubal procurava a vitória. Juntou-se a Meyong na frente, mas não conseguiu fazer a diferença.

Pedro Oliveira (Vitoria de Setubal - I liga)
v Beira-Mar (1-2)
Entrou aos 84', fazendo todo o corredor e contribuindo para a pressão Setubalense, que no entanto se viria a revelar infrutifera.

Marcos António (Gil Vicente - I liga)
v Moreirense (3-1)
Novamente titular e finalmente um bom jogo para o patrão da defesa Gilista, que resistiu sem grandes sobressaltos à reacção do Moreirense.

Sérgio Organista (Santa Clara - II liga)
v Aves (0-2)
Voltou à titularidade, mas foi substituido aos 66 minutos, pouco antes do Aves marcar o segundo golo. Uma vitima do péssimo momento que atravessa a equipa Açoreana.

Vitor Silva (Santa Clara - II liga)
v Aves (0-2)
Não foi convocado.

Hugo Luz (Estrela da Amadora - II liga)
v Espinho (1-0)
Não foi convocado.

FC Porto vs Chelsea: jovens enfrentam Mourinho

Os oito portistas convocados para Guimarães mantem-se na convocatória para o mediático confronto entre Mourinho e a equipa por ele conduzida até ao topo europeu. Pepe, Ricardo Costa, Raul Meireles, Diego, Bosingwa, Carlos Alberto, Quaresma e Hélder Postiga são portanto os jovens convocados, enquanto Bruno Vale e Hugo Almeida continuam a aguardar uma oportunidade e Seitaridis continua a recuperar de lesão.

sub-17: Daniel Candeias marca mais dois

A selecção Portuguesa de sub-17 assegurou o apuramento para a fase seguinte ao vencer Malta por 2-0, com dois golos do portista Daniel Candeias. Foram também titulares António Morais, Miguel Carvalho, André Monteiro e Rui Pedro, numa exibição que não agradou ao seleccionador, apesar da vitória.

FC Porto vs Guimarães: jovens contra a crise

Os jovens do FC Porto foram decisivos na importante vitória em Guimarães. Bosingwa substituiu muito bem Seitaridis, não só a defender mas tambem incorporando-se no ataque. Pepe continua a ser o pronto socorro, não obstante sentir-se a espaços a sua inexperiência a este nivel. Ricardo Costa foi a grande surpresa de Fernandez, substituindo Areias e mostrando que é uma solução sólida como lateral esquerdo. Diego mostrou finalmente o porquê de ter tantos fâs no Brasil, assumindo o papel de "10", que lhe está destinado. Quaresma conseguiu desta vez criar perigo com mais regularidade, sendo crucial no dominio que os portistas exerceram ao longo de todo o jogo. Helder Postiga substituiu Fabiano, mas juntou a uma exibição descolorida uma expulsão por protestos, quando se via bem que a arbitragem era hostil. Uma infantilidade que poderia ter saído muito cara. Felizmente, Carlos Alberto entrou muito bem no jogo e com dois bons remates, um dos quais bateu na trave, ajudou a manter o Guimarães em sentido. Raul Meireles ficou no banco.

F.C. Porto B vence Agribank Cup

A equipa B portista contribui assim para tornar o clube ainda mais conhecido mundialmente, ao mesmo tempo que embolsa o prémio por vitória de 30 mil dolares (ligeiramente menos em euros). Perante 40 mil Vietnamitas a apoiarem a sua equipa, o FC Porto chegou ao intervalo a perder por 1-0, após um remate do avançado Cong Vinh ressaltar num defesa portista e inaugurar o marcador. Na segunda parte a reacção foi excelente, com Akos Buzsaky a marcar de livre directo e o capitão Pedro Nuno a fechar a contagem, em recarga a um remate de fora da área. O Brasileiro Thiago Silva jogou desta vez no meio campo, voltando a fzer uma boa exibição. O "11" foi o seguinte, segundo www.record.pt: Rui Sacramento; Vítor Silva, Sandro, Joel e Pedro Ribeiro; Akos, Pedro Nuno e Thiago Silva; Cristóvão, Tiago Nuno e Tiago "Açoriano". Na segunda parte, jogaram também Bruno Gama e Pedro Silva.

sábado, setembro 25, 2004

Joel custou 1,7 milhões de euros?

O defesa central Joel entrou esta época muito discretamente para a equipa B portista, mas tem sido sempre titular. Agora, em entrevista a um site Vietnamita, Domingos revela que o jogador terá sido comprado aos franceses do Toulouse por 1,7 milhões de euros. Uma gaffe ou uma inconfidência?

Agribank cup: FC Porto B vence Tailandeses

Perante 40 mil adeptos Vietnamitas, a equipa B portista venceu a selecção Tailandesa, com um unico golo de Akos Buzsaky ao minuto 44, que correspondeu a uma boa jogada de Bruno Gama e não deu hipóteses ao guarda-redes tailandês. O F.C. Porto B alinhou da seguinte forma: Rui Sacramento; Joel, Pedro Ribeiro e Thiago; Pedro Silva e Rubens Junior; Akos e Pedro Nuno; Diogo, Tiago Nuno e Bruno Gama. Cristóvão, Rodrigo e Jorge foram os suplentes utilizados por Domingos Paciência. «Foi um pouco parecido com o jogo com o Santa Cruz», confirmou Domingos Paciência, no final do desafio com a Tailândia, em declarações ao www.fcporto.pt. «Entrámos novamente de forma decidida e dispusemos de oportunidades que nos podiam ter dado mais cedo a vantagem no marcador», prosseguiu o treinador. «Estamos a jogar num clima complicado para os jogadores, mas temos conseguido dar a volta a isso», destaca. «Agora vamos tentar ganhar o trofeu, mas temos consciência de que não será fácil, uma vez que vamos jogar contra a equipa da casa. Já deu para ver que os adeptos são muito fervorosos, portanto vão tentar apoiar ao máximo a sua selecção. Da nossa parte, resta-nos procurar jogar como nestes dois jogos».

sexta-feira, setembro 24, 2004

FC Porto vs Guimarães: sete jovens convocados

Bosingwa regressa aos convocados do FC Porto e poderá mesmo substituir o lesionado Seitaridis na lateral direita, lugar esse que disputará com Ricardo Costa. Pepe deverá manter a titularidade, tal como Diego. Raul Meireles, Carlos Alberto e Hélder Postiga deverão ficar no banco. Bruno Vale e Hugo Almeida continuam de fora.

sub-17: Dois golos de Daniel Candeias

Os portistas Miguel Carvalho, André Monteiro e Daniel Candeias foram titulares na selecção sub-17 que goleou San Marino por 8-0 no primeiro torneio de apuramento para o europeu da categoria. Hugo Guedes entrou durante a partida, tendo Daniel Candeias marcado dois dos oito golos. António Morais e Rui Pedro ficaram no banco.

FC Porto B no Vietname: foto de familia...


porto_B_09_04_2
Originally uploaded by morphy.
Aqui está a foto, obtida no sitio do costume. Alvissaras para quem souber quem é quem!

A lista oficial aqui fica para ajudar:

Vice Presidente - Joaquim Costa Teles Pinheiro
Dir. Técnico - Eduardo Augusto Costa Soares
Tecnico - Domingos José Paciência Oliveira
Preparador Físico - João Carlos Viana Cunha Costa
Médico - Dagoberto Marilio Monteiro Moura
Enfermeiro - David Manuel Santos Pereira
Téc. Equipamento - Livio Joaquim Sousa Ferreira

Atletas

Pedro Nuno Silva Correia
Cristovão Silva Ramos
Pedro Manuel Mendes Ribeiro
Vasco António Pereira Viana
Rui Miguel Ferreira Neto Sacramento
Rodrigo Miguel Guerreiro Angelo
Sandro Fernando Silva Cunha
Tiago Nuno Cordeiro Borges
Vitor Manuel-Fernandes Alves
Jorge Mário Alves Lopes
Tiago André Carvalho Nogueira
Pedro Miguel Gouveia Silva
Bruno Alexandre Vilela Gama
Diogo Soares Gomes
Akos Buzsaky
Joel Kiki Ngako Nyobu
Thiago Emiliano da Silva
Rubens Rodrigues dos Santos Junior
Ricardo Miguel Costa Ferreira

Jovens no fundo de jogadores


São frequentes as discussões sobre o valor dos jovens jogadores que cada clube tem sobre contrato. A criação de fundos de jogadores, além de permitir ao clube obter dinheiro sem ceder direitos desportivos, permite aos adeptos ter uma ideia dos jogadores jovens mais promissores.

A "First Portuguese", empresa gestora do fundo de jogadores do FC Porto, acaba de comprar pequenas percentagens dos passes de Diego, Carlos Alberto, Ricardo Quaresma, Pepe e Seitaridis pelo valor global de 2,5 milhões de euros, reinvestindo parte dos lucros obtidos com Deco, Ricardo Carvalho, Pedro Mendes e Paulo Ferreira. Mantem-se ainda no fundo várias outras esperanças, como Ricardo Costa, Hugo Almeida, Bruno Moraes, Paulo Machado, Vieirinha e Ivanildo. Isto não quer dizer que outros jogadores, como Bruno Gama, não tenham o mesmo ou mais valor, pois tudo se passa como numa venda normal: é necessário que o valor oferecido pelo fundo seja aceite pela SAD. Não havendo acordo, ojogador não é incluido. Não obstante, para os incluidos, é sinal de que investidores desapaixonados estão dispostos a apostar na valorização dos seus passes. Ora esta é uma informação importante e que não se deve desprezar.

quinta-feira, setembro 23, 2004

sub-20: Ricardo novamente titular

O extremo esquerdo Ricardo (Costa), da equipa B, foi novamente titular na selecção sub-20 que voltou a vencer a Turquia, desta vez por 4-3.

FC Porto B: formação contra o Santa Cruz


porto_B_09_04
Originally uploaded by morphy.
Com muito sinceros agradecimentos aos Oculos azuis e brancos, que a conseguiram desenterrar num site Vietnamita, aqui fica a foto da formação que venceu os Brasileiros do Santa Cruz.

Aqui vão os nomes, com a ajuda dos leitores (podem ver os nomes nos comentários)
Fila de cima:
Thiago, Rubens Junior, ??, Pedro Ribeiro, ??, Rui Sacramento
Fila de baixo:
Akos Buzsaky, Bruno Gama, Cristovão, Pedro Nuno, ??

Quem souber quem são os "??", por favor indique-o nos comentários.

Sobre a equipa B

No blog amigo Oculos azuis e brancos, um bom post sobre o FC Porto B e a aparente pouca ligação à equipa principal, com algumas achegas deste vosso escriba.

Agribank Cup: FC Porto B vence Santa Cruz

Infelizmente, não foi possivel à "Esperança Portista" obter a formação com que a equipa B do FC Porto venceu a equipa Brasileira do Santa Cruz. O FC Porto dominou a primeira parte do encontro, mas apenas marcou já perto do fim, em lance de bola parada concluido pelo central Brasileiro Thiago.

«Foi uma vitória justa», resumiu Domingos Paciência em declarações exclusivas ao www.fcporto.pt. «Tendo em conta o clima e o processo de adaptação, só posso estar satisfeito. Jogar com uma humidade de 90 por cento e 30 graus de temperatura nunca é muito fácil, por isso é justo realçar a forma como a equipa se apresentou. Entrámos bem e circulámos a bola de uma forma que nos permitiu tomar conta do jogo. Podíamos estar a vencer por dois golos ao intervalo, mas não fomos felizes na finalização».

quarta-feira, setembro 22, 2004

FC Porto 1 - Leiria 1

A equipa portista não consegue libertar-se do pantano das vitórias morais, e concedeu novo empate frente a um Leiria que jogou de igual para igual. Ricardo Costa ficou na bancada e acabou por fazer falta quando Seitaridis, até aí um dos melhores em campo, se lesionou, tendo que ser substituido por um Pedro Emanuel sem rotina nas faixas laterais. De inofensivo, Krpan passou a carrasco dos dragões. Pepe tem sido criticado nas recentes exibições, mas a verdade é que é o pronto-socorro, que aparece onde os que deviam estar não estão. Diego voltou à titularidade, mas a fraca condição ficica apresentada explica a ausência contra o Estoril. Não obstante, o meio campo portista como que desapareceu com a sua saída. Fernandez seguiu a sugestão da Esperança Portista fazendo entrar Raul Meireles e adiantando Maniche. Ficou claro que é melhor do que ter lá o Hugo Leal, mas também que é uma combinação inoperante ofensivamente. Ricardo Quaresma marcou o excelente golo e fez outras optimas jogadas, mas ficou a pedir fora de jogo no lance do golo Leiriense. Uma infantilidade que associada à ausencia de um lateral direito em campo e a um "frango" de Baía fez com que a equipa portista perdesse a preciosa vantagem que tinha.

A Esperança Portista quer deixar algumas perguntas no ar.

Para quê Hugo Leal no banco, se já nem Fernandez acredita nele para substituir Diego?
Como é possivel não ter no banco nenhum dos laterais direitos suplentes?
Sim, temos laterais direitos suplentes. São o Ricardo Costa e o Bosingwa.
Para quando a aposta nos extremos da equipa B, em particular Bruno Gama e Vieirinha, perante a nulidade que representam César Peixoto e Maciel e a má forma de Derlei?

sub-19: cinco portistas convocados

O FC Porto é o clube mais representado na convocatória da selecção sub-19, com vista ao primeiro torneio de apuramento para o campeonato da europa. Ivanildo, João Dias, Márcio Sousa, Paulo Machado e Vieirinha são os cinco portistas convocados, o que já era esperado depois de serem titulares no jogo de preparação contra a Suiça.

terça-feira, setembro 21, 2004

sub-20: Ricardo na vitória sobre a Turquia

Dos quatro portistas que participaram no estágio apenas Ricardo participou neste jogo particular, alinhando no 11 titular. Integrado no plantel da equipa B, este avançado não tem jogado, e apesar de incluido na convocatória para o torneio no Vietnam terá ficado para participar nestes jogos... Ou é outro Ricardo?

FC Porto vs Leiria: sete jovens convocados

Seitaridis, Pepe, Ricardo Costa, Raul Meireles, Diego, Quaresma e Postiga foram convocados para o importante desafio contra a sólida equipa Leiriense. Dado o momento delicado por que passa a equipa, não é fácil adivinhar quem serão os titulares ou mesmo quem ficará na bancada. Carlos Alberto foi poupado, enquanto Bosingwa e Hugo Almeida continuam à espera de melhores dias.

segunda-feira, setembro 20, 2004

3ª jornada: jogos das esperanças emprestadas

Nota positiva para Bruno Alves e Hugo Luz, titulares, e negativa para Organista, que não foi convocado.

Bruno Alves (AEK Atenas - I liga Grécia)
Jogou os 90 minutos no empate do AEK, não tendo culpas no golo.

Bruno Moraes (Vitoria de Setubal - I liga)
v Boavista 1-1
Suplente não utilizado.

Pedro Oliveira (Vitoria de Setubal - I liga)
v Boavista 1-1
Entrou aos 87 minutos, para queimar tempo.

Marcos António (Gil Vicente - I liga)
v Beira-Mar 0-1
Voltou a ser titular, em nova derrota dos Gilistas.

Sérgio Organista (Santa Clara - II liga)
Não convocado.

Vitor Silva (Santa Clara - II liga)
Não convocado.

Hugo Luz (Estrela da Amadora - II liga)
v Gondomar (2-0)
Foi titular, na vitória fora que coloca o Estrela na liderança provisória da liga de honra.

FC Porto: Jovens contra o Estoril

Num jogo muito fraco, os jovens portistas estiveram ao nivel da restante equipa: mal. A margem de erro é agora nula e é necessário vencer o Leiria.

Seitaridis
: apesar de um centro absurdo aos 92 minutos, foi dos melhores e mais inconformados.
Pepe: inseguro, começa a acusar a responsabilidade.
Quaresma: continua no mesmo estilo irritante, mas foi através dele que a esperança da vitória se foi mantendo.
Carlos Alberto: começou bem, a numero 10, mas foi-se afundando com a equipa. Na ala esquerda voltou a nada mostrar, sendo bem substituido.
Hélder Postiga: um mau jogo de Postiga, inconsequente.

Diego foi a grande surpresa, relegado para a bancada. Ricardo Costa e Raul Meireles, jogadores de caracteristicas defensivas, ficaram naturalmente no banco. E no entanto, com Raul Meireles no lugar de Maniche e Maniche no lugar de Hugo Leal talvez o 4-4-2 tivesse funcionado.

sexta-feira, setembro 17, 2004

FC Porto vs Estoril: Oito jovens convocados

Foram convocados para o importante confronto com o Estoril oito jovens do plantel principal: Seitaridis, Pepe, Ricardo Costa, Raul Meireles, Diego, Quaresma, Carlos Alberto e Hélder Postiga. De salientar a saída de Jorge Costa dos convocados, por opção técnica. Certos de inicio são Pepe, Seitaridis e Diego , enquanto Ricardo Costa e Raul Meireles deverão ficar no banco. Os restantes, se não forem titulares serão fortes opções durante a partida. Confirmam-se grandes dificuldades para Bruno Vale e Hugo Almeida, novamente fora da convocatória. Mais surpreendente é a travessia do deserto de Bosingwa, até porque ao contrário de Raul Meireles não esteve nos trabalhos das selecções. Será castigo pela má entrada na parte final da supertaça nacional?

Bruno Alves em foco no AEK

O defesa central portista emprestado ao AEK, Bruno Alves, jogou os 90 minutos num bom empate do AEK no terreno dos eslovenos do NK Gorica. O prenuncio de uma boa época para o AEK e para o jovem internacional olimpico, que se estreou da melhor forma nas competições europeias e poderá assim vir a jogar na fase de grupos.

quinta-feira, setembro 16, 2004

Sub-17: Seis portistas convocados

Os portistas André Monteiro, António Morais, Daniel Candeias, Hugo Guedes, Miguel Carvalho e Rui Pedro mantém-se na lista de convocados da selecção sub-17, agora para os jogos mais "a doer" de apuramento para o campeonato da europa. Neste mini-torneio de apuramento, a selecção enfrentará Malta, San Marino e Bielorussia, ficando apuradas directamente para a fase seguinte as duas primeiras equipas.

Para mais detalhes, consulte site da uefa.

quarta-feira, setembro 15, 2004

FC Porto B: Mudanças no plantel?

Foi hoje divulgada a lista de convocados para representar o FC Porto num torneio internacional no Vietname. Em relação ao plantel da equipa B faltam Flávio Igor, André Vilas Boas, Fábio "Espinho" e José Branco "Zéquinha", e acrecentam-se o recem contratado Thiago e Rubens Junior. Alguem sabe o que se passa com os jogadores em falta? Salvo erro, Vilas Boas recupera de lesão e Flávio Igor tem jogado nos juniores. E os outros, em particular o internacional José Branco, em quem se depositam algumas esperanças. Lesionados?

Sub-19: cinco portistas na vitória sobre a Suiça

Os cinco portistas convocados foram titulares na vitória da selecção lusa sobre a Suiça, num jogo onde Portugal virou um 1-2 para 3-2 aos 93 e 94 minutos (!). João Dias e Vieirinha jogaram os 90 minutos. Paulo Machado e Ivanildo foram substituidos ao intervalo e Márcio Sousa aos 51 minutos.

FC Porto: jovens contra o CSKA

Jogaram cinco jovens contra o CSKA, todos titulares.
Seitaridis foi um dos melhores em campo.
Pepe fez alguns excelentes cortes, mas é ele que permite a Ollic dois remates consecutivos ao poste da baliza de Baía.
Diego mostrou talento, mas falta-lhe forma fisica e entrosamento.
Postiga fez um excelente jogo, mas os deuses não o protegeram.
Carlos Alberto fez um dos seus piores jogos, mostrando uma cada vez maior aversão à posição de ala esquerdo em que tem sido necessário jogar.

Ficaram no banco o inevitável Ricardo Costa e Raul Meireles.

terça-feira, setembro 14, 2004

FC Porto B perde em Arcos de Valdevez

A equipa B do FC Porto foi derrotada em casa do Arcos de Valdevez por 1-0. Entraram de inicio Bruno Vale, Pedro Silva, Diogo, Vitor Alves , Pedro Ribeiro, Paulo Machado, Akos, Márcio, Pedro Nuno, Cristovão e Ivanildo. Entraram ainda Bruno Gama, Vieirinha e Joel. Segundo o jornal "A Bola", a equipa portista teve dominio territorial mas não conseguiu desfeitear o guarda redes adversário, acabando por sofrer golo numa altura em que procurava vancer, com as entradas de Vieirinha e Bruno Gama. Ivanildo e Cristovão foram destacados como os mais inconformados.

segunda-feira, setembro 13, 2004

CSKA: Nove jovens convocados

Para a estreia na liga dos campeões foram convocados nove jogadores com 23 anos ou menos.
Pepe, Seitaridis e Diego são mais que prováveis no onze inicial. Nos restantes, só Ricardo Costa é quase certo no banco, com Quaresma, Carlos Alberto, Bosingwa, Raul Meireles e Hélder Postiga a terem as suas chances no quase certo 4-4-2. Hugo Almeida não foi convocado, tendo sido substituido por Luis Fabiano.
Aprova-se a exclusão de Cesar Peixoto, que se espera tenha sido enviado de vez para a lista de dispensas, mas estranha-se a sua substituição não por Maciel mas sim por Bosingwa.

2ª jornada: jogos das esperanças emprestadas

Bruno Alves (AEK Atenas - I liga Grécia)
Não consegui obter informação do campeonato Grego :-(

Bruno Moraes (Vitoria de Setubal - I liga)
v Sporting (2-0): Entrou aos 92 minutos, apenas a tempo de ficar ligado a uma espectacular vitória sobre o Sporting.

Pedro Oliveira (Vitoria de Setubal - I liga)
v Sporting (2-0): Suplente não utilizado.

Marcos António (Gil Vicente - I liga)
v Boavista (0-1): Novamente titular, jogou os 90 minutos num jogo muito faltoso e que os Boavisteiros acabaram por vencer. Não viu o cartão amarelo, o que é obra num jogo com quatro expulsões e dez cartões amarelos...

Sérgio Organista (Santa Clara - II liga)
v Paços de Ferreira (1-2): Jogou os 90 minutos, num jogo onde o Santa Clara ganhou vantagem aos 20 minutos, mas que acabou por perder cedendo ao maior dominio Pacense.

Vitor Silva (Santa Clara - II liga)
v Paços de Ferreira (1-2): Substituiu Lula aos 68 minutos.

Hugo Luz (Estrela da Amadora - II liga)
v Olhanense (2-0): Suplente não utilizado.


Má estreia dos jovens portistas na superliga

Finalmente a equipa portista estreou-se na superliga, mas o jogo não correu bem às suas jovens esperanças.
Pepe e Seitaridis cumpriram bem as suas missões defensivas, mas esperava-se do Grego mais atrevimento no ataque. Foi nos médios ofensivos e avançados que a desilusão foi maior. Diego denunciou o periodo de paragem a que foi sujeito, nunca conseguindo mostrar o seu valor. Carlos Alberto e Ricardo Quaresma dividiram as alas, mas sem grande sucesso. Quaresma, em particular, nunca conseguiu encontrar o antidoto para o excelente opositor que encontrou, o Bracarense Jorge Luiz. Para cumulo, fez o penalti que permitiu ao Braga empatar. Por fim Hélder Postiga lutou, mas não conseguiu uma verdadeira oportunidade. Enfim, mau não só pelo empate mas porque os jovens falharam, com a solidez a vir sobretudo dos veteranos: Baía, Jorge Costa, Costinha e Maniche. Ricardo Costa e Hugo Almeida ficaram no banco.

sábado, setembro 11, 2004

oito "jovens" nos convocados

Na lista de convocados para o jogo com o Braga, encontram-se oito jogadores com 23 anos ou menos. Seis prováveis titulares (Pepe, Seitaridis, Carlos Alberto, Diego, Ricardo Quaresma e Hélder Postiga) e dois prováveis suplentes (Ricardo Costa e Hugo Almeida). De salientar a estreia de Hugo Almeida nos convocados, poucos dias depois de conhecer o treinador. Raul Meireles e Bosingwa tem de esperar por outras oportunidades, com Hugo Leal a manter a confiança de Fernandez, apesar das exibições tremidas.

quinta-feira, setembro 09, 2004

sub-20: quatro portistas convocados

Os portistas Jorge Lopes, Ricardo, Rui Sacramento e Vitor Alves foram convocados para estágio da selecção sub-20, a decorrer em Rio Maior.

sub-19: cinco portistas convocados

A selecção sub-19 vai jogar contra a Suiça na terça-feira (14 de Setembro) às 16h30 em Torres Vedras.
Foram convocados Ivanildo, João Dias, Márcio Sousa, Paulo Machado e Vieirinha.

Esperança na equipa B: Bruno Gama


bruno_gama
Originally uploaded by morphy.
O jogador mais em foco na equipa B, neste inicio de temporada, é o avançado Bruno Gama. Fernandez já reparou nele, colocando-o a treinar junto da equipa principal enquanto decorriam os trabalhos das selecções. Será que temos homem?

Com a devida vénia ao terceiro anel, aqui fica uma descrição do jogador:

Bruno Gama, médio ofensivo, que tanto pode actuar no centro como nas alas, preferencialmente à direita, tem ainda 16 anos, mas já se estreou na SuperLiga, na última temporada. Irmão mais novo de Augusto Gama, 'capitão' do Rio Ave, foi campeão europeu de sub-17, em 2003, e totaliza 28 internacionalizações pela selecção portuguesa, entre júniores A e júniores B.


F.C. Porto B empatou com o Vilaverdense

Em jogo que contou com a presença de Pinto da Costa e Victor Fernandez na bancada, a equipa B empatou com o Vilaverdense. Não se verificou ainda a estreia do defesa central Thiago, que nem sequer foi convocado.

O F.C. Porto B empatou (3-3) esta quarta-feira com o Vilaverdense, em partida da segunda jornada da Zona Norte da II Divisão B que tinha sido adiada. A partida realizou-se no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia e foi bastante animada pela incerteza no marcador.
Os azuis e brancos estiveram a perder em duas ocasiões (0-1 e 1-2), mas nunca esmoreceram, conseguindo mesmo, já na segunda parte, colocar-se a vencer por 3-2. Os visitantes, todavia, ainda lograram o empate. Akos (25m), Paulo Machado (35m) e Vieirinha (50m) foram os marcadores dos golos da equipa treinada por Domingos Paciência.
O F.C. Porto alinhou nesta partida com Rui, Pedro Nuno (Pedro Silva, 75m), Diogo, Joel, Sandro, Paulo Machado, Akos, Márcio (Cristóvão, 75m), Bruno Gama (Rodrigo, 85m), Vieirinha e Ivanildo. Os suplentes não utilizados foram Vasco, Vítor, Jorge e Tiago André.

AAs: Helder Postiga goleador

Num jogo dificil, em que a selecção só conseguiu abrir o marcador aos 75 minutos, Helder foi uma peça importante na vitória, ao concluir à ponta de lança dois excelentes cruzamentos do homem do jogo, Cristiano Ronaldo.

quarta-feira, setembro 08, 2004

sub-21: Hugo Almeida brilha na vitória sobre a Estónia

Com dois golos, um dos quais um cabeçeamento "à goleador" fizeram de Hugo Almeida, regressado aos sub-21 após um "estágio" nos AAs, a estrela da vitória contra a modesta selecção Estónia. Além de Hugo Almeida foram titulares Bruno Vale, Pedro Ribeiro e Raul Meireles. Bruno e Pedro resolveram os poucos problemas que lhes colocaram os avançados letões, enquanto Raul Meireles foi mais uma vez importante na luta a meio campo. Cristovão foi uma agradável surpresa, sendo o seu inconformismo util para impedir que a inércia se instalasse de vez em campo. Fez mais do que o Sportinguista Danny, que substituiu ao inicio da segunda parte. Por fim, uma palavra para Sérgio Organista, colocado na ponta final numa posição mais adiantada do que o habitual e na qual não conseguiu ser influente.

Como pode ver-se, dos quatorze jogadores utilizados, seis são esperanças portistas. Nada mau!

segunda-feira, setembro 06, 2004

sub-17: Daniel Candeias volta a marcar

O portista Daniel Candeias colocou a selecção nacional sub-17 a vencer à passagem do primeiro (!) minuto do jogo contra a Inglaterra, ultimo e decisivo jogo do torneio internacional disputado nesse país. Infelizmente, a selecção foi incapaz de resistir ao dominio da equipa inglesa, sendo derrotada por 3-1. Jogaram ainda os portistas António Morais, Rui Pedro, Miguel Carvalho e André Monteiro.

Do torneio realça-se a relativa fragilidade da equipa nacional, com uma vitória e duas derrotas em três jogos, e a forte presença portista nos onzes, com destaque para Daniel Candeias, que marcou dois golos.

AAs: Portugal - Letónia

As esperanças portistas não participaram no auspicioso inicio da selecção nacional, que venceu por 2-0 em jogo onde se pôde matar saudades da "espinha dorsal" campeâ europeia pelo FCP. Helder Postiga ficou no banco enquanto Hugo Almeida ficou na bancada.

sábado, setembro 04, 2004

sub-21: Raul Meireles destaca-se

A selecção sub-21 começou com estrelinha o apuramento para o europeu da categoria ao derrotar fora a Letónia por 2-1. A exibição não foi brilhante, apesar de uma excelente reacção ao golo Letão, que ocorreu aos três minutos de jogo. Dos seis portistas convocados, apenas Cristovão ficou no banco.

Bruno Vale foi o guarda redes. Não teve culpas no golo e conseguiu não acusar a pressão do golo madrugador e partir para uma exibição sólida. A exibição de Pedro Ribeiro fica manchada pela falha de marcação no primeiro golo, mas mostrou o valor da experiência ao levantar a cabeça e actuar com segurança nos restantes 87 minutos. Raul Meireles foi um dos Portugueses em maior destaque, sendo considerado a figura do jogo n'A Bola e no Record, tendo sido incansável no corte, fruto de excelente poder de antecipação. Foi ainda influente no primeiro golo, em que pressionou o defesa Letão que acabou por marcar na própria baliza. Quaresma foi capitão e levou a equipa para a frente, não acusando a braçadeira nem a "despromoção" aos sub-21. A expulsão é manifestamente exagerada, pois procurava jogar a bola com o peito. Finalmente, Sérgio Organista entrou aos 81 minutos para segurar o resultado, mas ainda a tempo de se destacar não só nessa função mas também num forte remate de fora da área.

sub-17: André Monteiro marca

O portista André Monteiro marcou o unico golo luso na derrota por 1-2 com a Itália, no torneio internacional de Inglaterrea. O onze inicial incluiu os seis portistas (!) convocados. Hugo Guedes, António Morais e André Monteiro fizeram a sua estreia, enquanto Miguel Carvalho, Daniel Candeias e Rui Pedro assumiram a titularidade, depois de terem sido suplentes utilizados no primeiro jogo.

Entrevista de Thiago n'O Jogo (4/9/04)

O jornal O Jogo apresenta a ultima esperança portista, o defesa central Thiago. As respostas dão a ideia de uma maturidade precoce. Vamos a ver em campo!

Em Portugal pouca gente o conhece, mas no Brasil já é considerado por muitos como um dos defesas-centrais mais promissores do planeta. Thiago foi contratado ao RS Futebol Clube, mas jogava no Juventude de Caxias, a principal revelação desta temporada do Brasileirão. Apesar de tenra idade (19 anos), as "excelentes exibições" no principal campeonato brasileiro, onde foi um dos titulares indiscutíveis do Juventude, chamaram a atenção dos vários agentes ligados ao futebol, de tal modo que o empresário Jorge Mendes não perdeu tempo em indicar a sua contratação ao FC Porto. Pinto da Costa, por sua vez, não hesitou em adquirir o que muitos consideram ser o "melhor central do Mundo com esta idade". Apesar das excelentes referências recolhidas sobre Thiago, o central vai jogar nesta fase inicial da sua primeira aventura europeia na equipa B do FC Porto, mas com o objectivo de ganhar maturidade e de se adaptar a uma realidade distinta, de forma a chegar rapidamente à equipa principal.

Apesar de deixar um dos clubes mais bem posicionados do Brasileirão para ingressar na segunda formação dos azuis-e-brancos, Thiago acredita que subiu "um degrau na sua carreira", pois não é todos os dias que surge uma oportunidade para ir jogar no "clube que venceu a Liga dos Campeões". "Sei que vou ser continuamente observado pelos técnicos do clube e, se estiver a jogar bem, acredito que vou chegar rapidamente à equipa principal. Pelo menos vou trabalhar sempre com esse objectivo no meu pensamento", referiu Thiago, que apesar de optimista, sabe das dificuldades que vai encontrar pela frente, face à grande competitividade do plantel às ordens de Victor Fernandez: "A equipa do FC Porto é composta por grandes jogadores, também na zona central da defesa, e é complicado, com a minha idade, chegar a um clube desta envergadura e ser logo titular. Mas acredito que se mantiver a regularidade patenteada no Juventude posso chegar à equipa principal nos próximos meses".

Thiago chegou a Portugal no início da semana, fez os habituais exames médicos, assinou um contrato válido por cinco anos e regressou ao Brasil, onde se encontra para acertar os termos da rescisão com o Juventude. O regresso a Portugal está previsto para amanhã, e o central diz que está ansioso por começar a trabalhar com os novos companheiros. "Fui muito bem recebido pelo grupo de trabalho e isso motivou-me ainda mais", disse.

Apesar da timidez própria de quem tem 19 anos e está a começar a descobrir um mundo novo, Thiago não deixou de responder a todas as perguntas de uma forma sincera. Quando questionado sobre o jogador de nível mundial que mais se assemelha com as suas características, o central escolheu o seu ídolo, que, por acaso, já jogou no Benfica e esteve várias vezes para ingressar no Sporting... "Tenho o Gamarra como principal referência. Somos jogadores bastante parecidos, embora me considere mais rápido, se bem que ele é bem mais experiente... Mas sou um jogador bastante técnico, de muita força e rápido nas dobras. Vou trabalhar para ver se consigo chegar ainda mais longe do que ele", atirou.

Thiago defrontou esta época, no Brasileirão, o médio Diego, pelo que tem uma opinião avalizada sobre uma das mais sonantes contratações do FC porto para esta época. "Para além de um amigo, o Diego é também um grande jogador. Tem muita técnica, mas consegue aliar a isso uma boa capacidade de luta. Acredito que vai ter um grande sucesso no FC Porto, pois tem um enorme potencial. Penso mesmo que pode ser o grande destaque do FC Porto para este ano". Mas afinal como é que ficou o jogo que disputaram? " Infelizmente, perdemos por 2-1 com um golo obtido através de um penálti mal assinalado no último minuto. Mas fizemos os dois uma boa exibição", relembra.

Outra das contratações do FC Porto para esta época, provenientes do futebol brasileiro, foi o avançado Luís Fabiano. "Apesar de nunca o ter defrontado, estou convencido de que dentro da área não tem ninguém tão eficaz como ele no Brasil. Não é por acaso que é conhecido por Fabigolo... Também vai dar muitas alegrias aos sócios do FC Porto. Foi mais uma grande contratação".

Thiago começou a praticar futebol no RS, um clube destinado unicamente a formar jogadores. Depois, foi emprestado ao Juventude de Caxias, onde se revelou, esta temporada, como um dos mais promissores defesas-centrais do futebol brasileiro. Valdir Silveira, presidente do RS, que esteve na cidade do Porto a tratar da transferência do jogador, não tem dúvidas ao considerar Thiago um "grande jogador". "Ele vai ser, de todos os atletas que temos nos nossos quadros, a principal surpresa. É muito rápido, chegou cedo a um grande clube, e vai ser, seguramente, um dos melhores defesas do Mundo. Aliás, sei que o FC Porto ficou sem o Carvalho e posso assegurar que o Thiago tem condições físicas e técnicas para, num futuro próximo, ser ainda melhor do que o Ricardo", frisou, com grande convicção, Valdir Silveira. O presidente do RS confidenciou que realizou um "bom negócio" com a venda do internacional sub-20 brasileiro ao FC Porto, mas adiantou ainda que o seu clube ficou com uma parte dos direitos desportivos do jogador.



sexta-feira, setembro 03, 2004

Entrevista de Domingos n'A Bola (3/9/04)

O treinador da equipa B, Domingos Paciência, dá uma interessante entrevista.

— Entrou de pé direito no campeonato da II Divisão B, com uma vitória sobre o Lixa. Muitos nervos antes da estreia?
— Normalmente, não deixo transparecer os meus estados de espírito, mas era o meu primeiro jogo oficial. Não estava nervoso, mas senti uma grande ansiedade que, com o desenrolar do encontro, foi passando. No final, fiquei feliz pela vitória. Foi muito importante começar o campeonato com um triunfo. As vitórias moralizam e para os meus atletas foi muito positivo termos vencido o Lixa.
— Treinar a equipa B é um desafio à medida de quem tem o saudável vício de vencer? —Este escalão, como costumo dizer, é o mais difícil de todos por ser o mais perigoso. Os jogadores são jovens e estão naquela fase de transição entre as camadas de formação e a equipa principal. É uma fase em que se pode ou não dar um grande salto na carreira e isso implica um trabalho bastante cuidadoso. Trata-se de um momento crucial na carreira de um futebolista e quem orienta estes jogadores já sabe que a responsabilidade é enorme. Tenho noção disso e a tarefa que me foi confiada agrada-me bastante, é um desafio que, naturalmente, espero ser capaz de vencer.
— Também é uma missão de alguma ingratidão ter de escolher quem é capaz de ascender a um plano tão elevado como é jogar na equipa principal?
— Sim, também é uma missão um pouco ingrata por isso, mas a equipa B é como se fosse um derradeiro teste às capacidades de quem transita das camadas de formação para a equipa principal ou para outros clubes que disputam o campeonato principal. Quem chega aqui já sabe que esta é uma fase complicada e que nem todos podem seguir o mesmo caminho. Isso faz parte das circunstâncias do futebol e até é bom que exista uma equipa B porque, dessa forma, o fosso que separa os juniores da equipa principal não é tão grande.
— Ainda é cedo para avaliar com precisão a equipa que comanda, mas já sente que o seu grupo de trabalho poderá ser um grande fornecedor de talentos da equipa A?
— Tenho valores no plantel que podem vir a ser jogadores de grande nível. Para além de ainda estarmos no começo do trabalho que pretendemos realizar, é importante vincar bem que os meus jogadores ainda são muito jovens, estão em idades compreendidas entre os 16 e os 20 anos, pelo que a margem de progressão que têm pela frente é enorme. Penso que há tempo para eles pensarem em outros voos. Por agora, devem concentrar-se no trabalho que pretendemos fazer, concluir da melhor forma a formação a que têm vindo a sujeitar-se. Esta é uma equipa completamente nova, tem muita qualidade e, todos juntos, vamos fazer por aproveitar bem essa qualidade.

Adoro o meu trabalho

— Este é o seu primeiro ano como treinador principal. Como encara a responsabilidade de, como diz, orientar jogadores em fase crucial das respectivas carreiras?
— Adoro o meu trabalho. Sinto-me motivadíssimo porque faço uma das coisas que mais gosto. Para mim e para os jogadores, esta experiência é muito enriquecedora e trabalhamos como se estivéssemos a jogar ao mais alto nível, como se fôssemos a equipa principal. Essa é uma filosofia que, na minha perspectiva, serve bem o interesse do clube na existência da equipa B.
— Trata-se, portanto, de um ponto de partida ideal para quem inicia a carreira de treinador?
— Sim, para mim é muito positivo começar a carreira desta forma porque tenho oportunidade de ganhar uma experiência que até mesmo nos cursos dificilmente se vive. Estar à frente de uma equipa B dá-me outra bagagem como treinador.
— E no desempenho desta função, segue as ideias de alguém em particular? Há algum treinador que represente um ídolo para o Domingos?
— Por coincidência, está agora no FC Porto um dos treinadores que mais aprecio, o Victor Fernandez. Fui jogador dele no Tenerife e, apesar de ele não ter sido bem sucedido nesse clube como certamente desejava, os métodos do Victor agradam-me bastante. Enquanto jogador, foi um treinador que me marcou imenso e, por isso, penso que o FC Porto fez uma excelente escolha ao contratá-lo. Mas há outro treinador que também aprecio muito, Juan Manuel Lilla, que também foi meu técnico no Tenerife. Os dois marcaram-me bastante.
— Do que conhece de Fernandez, pensa que vai aproveitar bastante o trabalho do Domingos na equipa B?
— Esse é um dos meus objectivos, mas compreendo que, por enquanto, o Victor esteja mais preocupado em estruturar a equipa principal, até porque chegou há pouco tempo. Mas já conversámos várias vezes e, naturalmente, a ligação entre as duas formações existe. Vamos trabalhar para que dela resultem benefícios para o clube.


quinta-feira, setembro 02, 2004

Sub-17 Daniel Candeias marca na selecção

A selecção de sub-17 derrotou a Rússia (1-0) na primeira jornada do torneio internacional a decorrer em Inglaterra. Marcou o portista Daniel Candeias, aos 73 minutos, apenas cinco minutos após ter entrado na partida. Jogaram ainda os portistas Miguel Carvalho (entrou aos 64 m.) e Rui Pedro (entrou aos 58 m.).

FCP: jogo entre equipa A e equipa B

Uma muito desfalcada equipa principal do futebol clube do porto venceu com dois golos de Maciel. Desta forma, Victor Fernandez pôde apreciar os recursos de que dispõe na equipa secundária. Bruno Gama parece ter chamado a atenção, pois jogou a segunda parte pela equipa principal!

F.C. Porto venceu equipa B com dois golos de Maciel
[ 2004/09/02 | 12:35 ] Sérgio Pereira

O F.C. Porto venceu esta quinta-feira o F.C. Porto B num jogo realizado no Centro de Treinos de Gaia e que serviu sobretudo para Victor Fernandez trabalhar um pouco mais os mecanismos colectivos da equipa, ou pelo menos do que resta da equipa. Entre lesionados e convocados para as selecções, sobravam apenas onze jogadores disponíveis, pelo que o técnico acabou por apresentar a formação possível e que por certo não andará perto da que mais tarde entrará nas competições oficiais. Mesmo assim, a equipa principal conseguiu sair vencedora, graças a dois golos de Maciel, ambos na segunda parte, o segundo dos quais marcado de grande penalidade.

O jogo teve pouca história. Destaca-se a boa exibição de Hugo Leal, claramente a subir de forma, e pormenores interessantes de Bruno Gama, o miúdo contratado este verão ao Sp. Braga, que na segunda parte jogou pela formação principal e que mostrou pinta de jogador. De resto, houve vontade, houve entrega dos jogadores e houve até algumas entradas bem rasgadinhas, mas faltou ritmo e dinâmica. Victor Fernandez parou constantemente a partida para dar instruções aos seus atletas, ora fazendo correcções posicionais, ora mexendo nos movimentos colectivos.

Nota-se que este F.C. Porto ainda não está perto do que o treinador espanhol pretende, pelo que Fernandez não hesita em dar dois gritos com os seus jogadores. Das suas ordens nota-se sobretudo três coisas: antes de mais pretende solidificar a coesão defensiva, insistindo muito nas compensações à subida dos laterais e na cobertura das costas dos centrais; depois pediu velocidade no meio-campo ofensivo, trocas rápidas de bola, sempre ao primeiro, segundo toque, e desmarcações para as linhas laterais; a última grande preocupação prende-se com o aproveitamento das bolas paradas, mandando repetir muitos cantos e pedindo golos. Sem resultados.

F.C. PORTO: Vítor Baía; Ricardo Costa, Pepe, Jorge Costa, Pedro Emanuel e Areias; Bosingwa e Hugo Leal; Carlos Alberto, Maciel e César Peixoto.
Jogou ainda: Bruno Gama

F.C. PORTO B: Rui Sacramento; Pedro Silva, Joel, Sandro e Diogo; Pedro Nuno, Buzsáki, Paulo Machado e Vieirinha; Evanildo e Bruno Gama
Jogaram ainda: Vítor Alves, Jorge, Rodrigo, Márcio Sousa, Tiago Borges, Tiago e Ricardo Costa II.

quarta-feira, setembro 01, 2004

Novas esperanças

Foram ontem confirmadas as aquisições, para a equipa B, do defesa central Thiago, 18 anos, uma das revelações do Brasileirão 2004 e do avançado brasileiro Tato, 19 anos, um perfeito desconhecido.

Se posso concordar com a contratação de Thiago, que se for mesmo bom poderá até dar jeito ao plantel principal, é dificil perceber a contratação de Tato, pois há já muitas opções no ataque:
Com vida dificil, na equipa A: Hugo Almeida
Emprestados: Bruno Moraes e Pedro Oliveira
Equipa B: Vieirinha, José Branco, Bruno Gama, Ivanildo, Márcio Sousa, Cristovão

Por fim, alguma estranheza perante a permanência de Hugo Almeida e Bruno Vale na equipa A. A equipa B tem dois GR, um deles o promissor Rui Sacramento, e aposta-se em Nuno para suplente de Baía. Será muito dificil para o Bruno, a quem resta a selecção de sub-21 para se ir mostrando e esperar por mais sorte em Dezembro. E com Fabiano e Postiga a lutar com McCarthy e Derlei não se vislumbra grande espaço para o Hugo jogar. Empréstimo em Dezembro, outra vez?