terça-feira, agosto 31, 2004

Pinto da Costa arruma a casa

Muitas novidades nos dias que antecedem o fecho das inscrições. Vamos analisar as que dizem respeito a esperanças portistas.

Bruno Moraes é emprestado ao Vitória de Setubal, uma equipa onde já está Pedro Oliveira e que parece estar a ser bem orientada por José Couceiro. Boa sorte.

Hugo Almeida tem na mesa uma proposta do Boavista, mas pode ficar se McCarthy sair. É este ultimo cenário o que mais desejamos, pois McCarthy parece-nos um péssimo suplente, ao contrário de Hugo.

Bruno Vale analisa uma oferta do Estrela da Amadora pois o Celta de Vigo parece não conseguir desembaraçar-se de Pablo Cavallero, que é também titular da selecção Argentina. É importante que rode nas proximas épocas, pois é um forte candidato à sucessão de Baía.

Por fim, o defesa central Brasileiro Thiago, uma forte promessa de 19 anos, volta a ser falado, numa primeira fase para a equipa B.

segunda-feira, agosto 30, 2004

Fim de semana portista

A equipa B ganhou em casa do Lixa, por 2-0, com golos de Bruno Gama e Vieirinha. Para os jovens emprestados, uma estreia francamente má:

Marcos António (Gil Vicente - I liga)
Esteve nos piores momentos do Gil Vicente (auto-golo e 1-0, mas talvez a bola fosse para a baliza) mas tb marcou um golo, de cabeça. Foi batido muitas vezes no melhor periodo do Sporting. (nota Record: 1/5)
Pedro Oliveira (Vitoria de Setubal - I liga)
Castigado por ver um vermelho em jogo de preparação, não participou na vitória fora do Setubal sobre o Penafiel.
Sérgio Organista (Santa Clara - II liga)
Jogou os 90 minutos na derrota caseira do Sta. Clara (1-3) contra o Feirense. Não se destacou da mediocridade geral.
Vitor Silva (Santa Clara - II liga)
Contra o Feirense, esteve no banco.
Hugo Luz (Estrela da Amadora - II liga)
Não estava nos convocados, pois o Estrela atrasou-se nas inscrições (apenas 1 GR no banco...).

sábado, agosto 28, 2004

Jovens portistas na supertaça europeia

Foram titulares Pepe, que se veio a revelar o melhor defesa em campo, Seitaridis, que teve muito trabalho com Vicente e nem sempre o conseguiu travar e Carlos Alberto, que apesar de algumas boas jogadas, não conseguindo mostrar serviço como "número 10". Começou numa perda de bola de Carlos Alberto o rápido contra ataque com que o Valência marcou o segundo golo e sentenciou o jogo.

Do banco saiu Quaresma, a tempo de marcar um golo de antologia em jogada individual e assim travar o dominio quase humilhante que o Valencia vinha a exercer.

Ficaram no banco Ricardo Costa, Raul Meireles e Hugo Almeida. De salientar que Ricardo Costa era o unico defesa sentado no banco com rotina nas faixas laterais. Areias, Rossato e Bosingwa (opção para lateral direito) ficaram na bancada.

Ao contrário do que sempre aconteceu com José Mourinho, não foram inscritos jogadores da equipa B. Esperemos que seja apenas uma consequência da atribulada pré-época ou de uma mudança nas regras quanto ao número de jogadores a inscrever.

quinta-feira, agosto 26, 2004

Selecção sub-19 com 6 portistas

Foram convocados para estágio de preparação da selecção sub-19 os seguintes atletas portistas: Hugo Marques, Ivanildo, João Dias, Márcio Sousa, Paulo Machado e Vieirinha.

Selecção sub-17 com 6 portistas

Foram convocados 7 atletas sub-17 do FC Porto para o estágio de preparação do mini-torneio de apuramento para o Campeonato da Europa da categoria, a ter lugar na Bielorússia: André Monteiro, António Morais, Daniel Candeias, Hugo Guedes, Miguel Carvalho, Pedro Fernandes e Rui Pedro. Destes, apenas Pedro Fernandes não foi mantido na convocatória para o Torneio Internacional de Inglaterra, a decorrer entre 31 de Agosto e 5 de Setembro.

Selecção sub-21 com 6 portistas

A convocatória de Agostinho Oliveira para os jogos de apuramento para o campeonato da europa de sub-21 inclui seis jogadores ligados ao FC Porto. Do plantel temosBruno Vale, Raul Meireles e Ricardo Quaresma, da equipa B são Pedro Ribeiro e Cristovão e a estes deve acrecentar-se Sérgio Organista, emprestado ao Santa Clara. A surpresa maior é Cristovão, cujo inconformismo na partida de preparação contra Malta terá caído bem ao novo seleccionador e assim aproveita a ausência de Hugo Almeida.

Os restante são já certezas, como Quaresma, fortes esperanças como Vale e Meireles ou habituais fregueses das selecções jovens como Pedro Ribeiro (50 internacionalizações) ou Organista.

Selecção: Postiga e Hugo Almeida Convocados

Os pontas de lança do futebol clube do porto, Helder Postiga e Hugo Almeida foram convocados por Scolari para os primeiros jogos de apuramento para o mundial 2006. A chamade de Postiga já era de esperar, dado o bom comportamento no euro. Hugo Almeida, já internacional A, beneficia da lesão de Nuno Gomes para ser pela primeira vez convocado para jogos oficiais da selecção A. Indirectamente, este é um sinal de que as suas performances nos jogos olimpicos, onde foi um dos que escapou à mediocridade geral, foram apreciadas.

Esperança na equipa B: Márcio Sousa


marcio_sousa
Originally uploaded by morphy.
Com a devida vénia a Sérgio Pereira, do jornal record, aqui fica uma crónica sobre este jogador, aquando da convocação por José Mourinho para um jogo da taça de Portugal.

Márcio Sousa, o Maradona das Antas

Chama-se Márcio Sousa mas toda a gente o conhece por Maradona. Uma alcunha que já traz do tempos em que começou a dar asas ao sonho de ser jogador no Vitória de Guimarães. «Tem um pé esquerdo fabuloso», diz João Pinto, o actual treinador de Márcio Sousa na equipa júnior do F.C. Porto. «Penso que a alcunha seja pela sua estatura muito semelhante à do Maradona e por ter um pé esquerdo que faz também maravilhas», acrescenta. Márcio Sousa mede 1.65 metros e pesa 66 Kgs.
Quanto o F.C. Porto receber amanhã o Maia, o jovem esquerdino vai ter a primeira oportunidade de, pelo menos, se sentar no banco da equipa principal das Antas. Quem sabe jogar até uns minutos. A presença na lista de dezoito jogadores convocados por José Mourinho garante-lhe essa ilusão. «Não sei se é um prémio justo. O Mourinho deve ter sentido necessidade de um jogador para determinado lugar e achou que o Márcio tem essas características», sublinha.

Já o facto de ter chamado a atenção de Mourinho não parece surpreender João Pinto. «É um jogador com qualidades para um dia mais tarde poder ser alguém no futebol. Tecnicamente é um muito evoluído e é um miúdo que tenta fazer tudo o que se lhe diz». Joga no apoio ao ataque e destaca-se também pelos muitos golos que faz. Esta época foram sete em onze jornadas que leva o campeonato júnior.

Nas Antas há muitas esperanças de ver o jovem ser craque. Qualidade, dizem, não lhe falta. «É um médio ofensivo, bom organizador de jogo. Tem excelente visão, boa técnica e facilidade de remate. Também é forte na marcação de livres». Márcio Sousa nasceu há 17 anos em S. Clemente, Guimarães. Iniciou-se no Vitória até que foi adquirido pelo F.C. Porto. Ele e Vieirinha vieram englobados no pacote que fez Rafael tomar o trajecto inverso. Uma aposta para o futuro que o F.C. Porto espera rentabilizar.

Autor: Sérgio Pereira, 16 de Dezembro 2003

Estreou-se mesmo neste jogo da taça pela equipa principal. Anteriormente, tinha-se destacado ao marcar dois golos na final do europeu sub-17 que Portugal venceu. Um valor a seguir atentamente!

quarta-feira, agosto 25, 2004

Esperança na encruzilhada: Bruno Moraes


bruno_moraes
Originally uploaded by morphy.
Nascido a 7/7/1984 (1.80, 72), este jovem Brasileiro foi recrutado em litigio com o Santos, que o tinha negociado com a Juventus. Chegado ao Porto para a equipa B cedo foi integrado por Mourinho nos treinos da equipa principal, tendo mesmo sido aposta em vários jogos da pré-época. Participou em 5 jogos do campeonato nacional, sendo portanto um dos campeões. Sentiu também o cheiro dos grandes jogos, tendo entrado alguns minutos contra o Real Madrid e contra o Manchester na campanha vitoriosa na Champions League. Ao mesmo tempo, participava nos jogos da equipa B, tendo aí marcado muitos golos. Integrado no estágio de pré-epoca para 2004/05 viu uma arreliadora lesão impedi-lo de lutar por um lugar no plantel. Foi hoje confirmado por Pinto da Costa que não ficará no plantel, sendo emprestado para rodar.

Esta é, de certa forma, uma desilusão, como poderá confirmar-se recordando a apresentação deste jogador pelo terceiro anel:

Bruno Moraes: o novo reforço do FC Porto (ou uma estrela escondida)

Local nascimento: Santos-SP
Data de nacimiento: 7/7/1984
Nacionalidade: Brasileiro
Altura e Peso: 1.80 / 72
Posição: Avançado
Internacional Brasileiro sub-20

Bruno Moraes, avançado contratado ao Santos, é o novo reforço do FC Porto. Apesar de ter sido dito que o jogador virá para a equipa B portista, esta é apenas a forma de aliviar a pressão sobre este jogador, considerado um dos melhores jogadores jovens brasileiros, até porque é a principal estrela da actual selecção sub-20 brasileira. Pretendido por Juventus - que tinha um pré acordo com o Santos -, Milan, Inter, Roma, Sampdoria e Lecce, o FC Porto, em mais uma excelente jogada de antecipação, contratou o jogador que foi lançado no escalão profissional do Santos, em Junho de 2002, sagrando-se logo campeão brasileiro.

Bruno é um jogador que esteve presente em todas as categorias de base da selecção brasileira, vencendo os seguintes torneios: Torneio João Havelange(2000), Torneio Kings Cup Sub-17 (2000) e Sul-Americano Sub-17 (2001). Actualmente travava uma guerra com o seu clube - Santos -, que já o tinha negociado para a Juventus. No entanto, Moraes e o seu pai e procurador, Aluísio Guerreiro, levaram o caso a tribunal, já que consideravam que o primeiro contrato profissional assinado é irregular porque tem prazo superior a dois anos, alegando também que o Santos deixara de depositar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Com problemas disciplinares no Santos - várias faltas aos treinos -, o jogador encontrava-se a trabalhar com as reservas, ao mesmo tempo que se continua destacar nos sub-20 brasileiros. Ao serviço dos juniores do Santos, destacou-se no Torneio de Viareggio, onde protagonizou uma exibição de luxo frente à Juventus, que deixou o público italiano em extâse. Marcou um golo e acabou expulso - pois o seu caracter intempestivo é algo que terá ainda que limar.

Bruno Moraes é apontado, no Brasil, como um jogador com características muito semelhantes às de Adriano, avançado do Parma e da selecção principal brasileira. Jogador com boa capacidade física, é dotado de grande técnica, à qual sabe aliar a sua velocidade e boa capacidade de finalização. É muito bom no 1x1 e é bastante complicado marcá-lo, já que tem uma excelente gama de dribles. Dele se espera que, se for bem trabalhado e refinar alguns aspectos, nomeadamente a vertente disciplinar, poderá ser dentro de 2/3 anos um dos melhores avançados brasileiros.

Publicado por rui malheiro em 18 de julho de 2003 às 13:58



Esperança com prova de fogo: Bruno Vale


bruno_vale
Originally uploaded by morphy.
Desde fins de Julho que Bruno Vale era apontado pela imprensa espanhola para substituir Pablo Cavallero, o guarde redes titular da selecção Argentina, na equipa Galega do Celta de Vigo, que enfrenta uma dura descida à competitiva II liga Espanhola. O empréstimo só não foi ainda efectuado devido a inesperados problemas com a desvinculação do guardião Argentino.
Esperança não só do FC Porto mas tanbém das selecções nacionais, escolhe assim submeter-se ao mais duro teste da sua carreira: provar que é capaz de se impor longe dos seus terrenos familiares, no FC Porto e nas selecções jovens.

Titular na vitória em Toulon, em 2003.
Estreia na equipa B em 01/02. Titularissimo em 02/03 e 03/04. Foi neste periodo o terceiro GR
da equipa principal, sentando-se no banco numerosas vezes.
Bom jogo na sua estreia pela equipa principal do FCP, sereno e com algumas boas defesas. Sagrou-se campeão nacional.
Bem no unico jogo que fez pela selecção olimpica, contra o Paraguai, onde fez três excelentes defesas.

Nome: Bruno Miguel Esteves do Vale
Data Nascimento: 08/04/1983 (21 anos)
Altura (m.): 1.93
Peso (kg): 84
Internacionalizações: 1A, 10+ esp, 13 junA, 14 junB

"[... o melhor guarda redes do futuro] ... será o Bruno Vale. Quando melhorar o seu jogo com os pés e quando estabilizar psicologicamente, porque os seus níveis de confiança e de jogar sob pressão precisam de evolução, é o guarda-redes com maior potencial. Além do mais, tem capacidades e uma boa estrutura física.", José Mourinho, Novembro de 2002, maisfutebol

terça-feira, agosto 24, 2004

Bruno Moraes dispensado?

O nome de Bruno Moraes não faz parte da lista de atletas para a Supertaça europeia, no que é um forte indicio de que não ficará no plantel. Bruno Vale e Hugo Almeida, pelo contrário, foram inscritos.

segunda-feira, agosto 23, 2004

Pré-época da equipa B

Comecemos pelo "Copy-paste" do programa de pré-época, obtido no site oficial.
O F.C Porto que se apresentou aos trabalhos no passado sábado já tem agendado os seus jogos de preparação, bem como o habitual estágio de pré-época que se realiza em Tábua, de 1 a 6 de Agosto. Os dragões têm o seu treino assente no esquema bidiário até dia 22 de Julho, pois dia 23 a equipa segue para os Açores, arquipélago onde a irá efectuar dois encontros particulares. O primeiro realiza-se, às 18h00, na ilha do Pico nos Açores, frente ao Madalena FC. No dia seguinte, às 21h30, na ilha de S. Miguel, a equipa azul e branca defronta o Sta. Clara. O regresso ao continente está previsto as 9h45 de segunda feira, dia 26. No dia 31 de Julho, o F.C. Porto B efectua, frente ao Merelinense FC, o último particular antes da partida para Tábua. No dia 1 de Agosto e após estarem devidamente instalados no local de estágio, os Dragões jogam com o Tourizense às 19h00. A equipa B do F.C. Porto vai estar presente, nos dias 7 e 8 de Agosto, no Torneio Internacional Odivelas. Para o dia 7, às 11h00, está agendada a primeira partida neste torneio, sendo a Selecção do Gana o adversário. Nessa tarde, às 17h30, os Dragões defrontam o Odivelas. Para domingo, dia 9, está marcado um interessante encontro com o Benfica B. Nos últimos particulares antes do início do campeonato, a equipa portista vai ao terreno do Padroense, no dia 14 desloca-se à casa do G.D. Valpaços e no dia 21 ruma a Alcobaça para jogar com o S.C. Pombal.
Não foi possivel obter o resultado de todos os jogos. Segue-se a informação que foi possivel recolher.

FC Porto B 1 - Sta. Clara (II liga) 2, com golo do extremo esquerdo Ricardo Costa.

FC Porto B 1 - Gana (sel. olimpica) 3

FC Porto B 3 - Odivelas (II B) 0

FC Porto B 1 - SL Benfica B 0, golo de Bruno Gama
A equipa do FCP foi composta por
Rui Sacramento
Pedro Silva, Joel, Pedro Ribeiro e Diogo
Paulo Machado, Buzsaky, Pedro Nuno e Ivanildo
Vieirinha e Cristovão
tendo jogado também Bruno Gama, Márcio Sousa, Rodrigo Ângelo, José Branco e Sandro

FC Porto B 4 - Valpaços 3, golos de Jorge, Diogo, Tiago e Márcio.

FC Porto B 2 - Pombal 0, golos de Cristovão e Bruno Gama.

De realçar ainda a chamada de Rui Sacramento ao plantel principal, para substituir um engripado Vitor Baía e as chamadas à selecção sub21 de Pedro Ribeiro e Cristovão, já focadas neste blog.




Carlos Alberto Jr. Fazia falta?

É hoje noticiado que o médio defensivo Carlos Alberto Jr não virá para a equipa B portista, devido ao seu problema fisico ainda não estar 100% recuperado (ver terceiro anel). Mas vejamos a concorrência:
- na equipa A temos Costinha, Maniche, Hugo Leal, Raul Meireles e Bosingwa na luta pelos dois lugares no meio campo defensivo. E emprestados estão Paulo Assunção e Sérgio Organista, para as mesmas posições.
- na equipa B está o promissor e muito jovem Paulo Machado e o experiente Pedro Nuno.

Tal como no caso de Davide era um reforço para posições já com muitas e boas opções. Não seria melhor procurar bons laterais direitos e extremos esquerdos, posições que parecem mais frágeis?

Davide fazia falta?

Durante a ultima semana, muito por culpa de inconfidencias alheias, foi noticiado que o FCP iria adquirir o passe de Davide. É um avançado (joga a "numero 10" e nas alas) , futuro titular dos sub21 (mas não foi aos jogos...) em fim de contrato com o Estrela da Amadora, clube pelo qual se estreou na I liga. Fazia falta?
- na equipa A, para numero 10, temos Diego, Carlos Alberto, Hugo Leal e até Maniche. Para as alas Quaresma, Derlei, C. Alberto e ainda Maciel, C. Peixoto e Marco Ferreira (1 ou 2 vão ser dispensados).
- na equipa B temos Márcio Sousa (n10), Bruno Gama e Buzsaky (n10 e alas) e Vieirinha (ala direito). Ou seja Davide não teria qualquer hipotese na equipa A e irira tapar jovens muito promissores na B.

Parece portanto que o principal objectivo era impedi-lo de ir para SCP ou SLB, clubes onde poderia ter chances (em particular no SLB, pois Zahovic só dura 45 min e não tem concorrencia) e esse foi conseguido...

Imprensa: entrevista de Ricardo Costa

Transcrevem-se aqui algumas partes. Interessante o discurso positivo, mas não será fácil a Ricardo conseguir a titularidade indiscutivel. Já será muito bom se mostrar qualidades que convençam Fernandez a não pedir à SAD mais centrais...

Aposta de um desconhecido

Ricardo Costa foi titular indiscutível nos sub-23 portugueses, durante os Jogos Olímpicos. Face à eliminação de Portugal, regressou ao Porto e, poucas horas depois, integrou a concentração portista, já que havia sido convocado para o jogo com o Benfica. E a sua chamada para esse jogo é, no mínimo, curiosa, já que o central nunca havia treinado com Fernández.
O mais importante é que Ricardo "chegou, viu e venceu", conforme o próprio referiu, no final da Supertaça, acrescentando que o estado do relvado foi um "problema extra".

«Luto para ser titular indiscutível»

A chamada de Ricardo Costa ao onze que defrontou o Benfica foi a principal surpresa reservada por Víctor Fernández.
Quando questionado sobre se espera mais oportunidades destas, o central do FC Porto deu uma resposta bastante ambiciosa, mostrando que deseja muito mais do que simples oportunidades de jogar na equipa principal dos azuis e brancos.
"Sei que é difícil, mas eu luto sempre para ser titular indiscutível no FC Porto", afirmou o jogador, revelando o que pretende fazer para que esse desejo se torne realidade: "Vou trabalhar muito. Estou aqui para isso. Estou aqui de alma e coração e quero-me assumir."

Imprensa: Bruno Moraes de volta

Bruno Moraes já treinou sem limitações, após várias semanas de afastamento. Um estiramento na coxa direita, ao terceiro dia de estágio na Holanda, atirou o avançado brasileiro para o departamento médico, impedindo-o de mostrar-se na pré-temporada. Dado como possível dispensado, Bruno Moraes tenta marcar pontos antes que Victor Fernandez oficialize essa informação. O primeiro dia não lhe correu nada mal: marcou um golo na peladinha.

fonte: www.ojogo.pt

Jovens na supertaça

As certezas jovens

Diego mostrou excelente técnica e boa visão de jogo. Foi após a sua saída que o Benfica teve o periodo de maior dominio. Carlos Alberto começou razoável na esquerda. Depois passou para o lugar de Diego, mas só na segunda parte foi decisivo a "número 10"... que excelente passe para Quaresma! Quaresma começou mal, começando nele alguns lances de contra ataque Benfiquista. Mas que golo! Postiga entrou com vontade, mas não muito mais. Provou que a lesão existiu mesmo... E o melhor para o fim: Seitaridis (23 anos!). Grande jogo. Quase intransponivel na defesa, foi várias vezes capaz de atravessar o campo com a bola. E notou-se várias vezes a falta de entrosamento, natural, mas que torna ainda mais espantosa a exibição.

Ricardo Costa

Teve uma prova de confiança de Fernandez, que preferiu colocá-lo mesmo sem ter feito qualquer treino na equipa. Uma ou outra hesitação não mancham um bom trabalho, em particular nas bolas pelo ar. É fácil esquecer que este foi o primeiro grande jogo que fez na sua posição natural. Antes, tinha entrado em vários jogos importantes, mas a lateral esquerdo. Mas a concorrência é muita, pois Jorge Costa tem o estatuto de capitão, Pepe tem estado muito bem e Pedro Emanuel foi o homem do jogo na supertaça.

Bosingwa

Também ele foi um recurso de Fernandez, que perante o castigo de Maniche e a lesão de Diego não tinha outras opções para o meio campo. Pareceu porém abusar da falta, conseguindo ver um cartão e provocar um livre perigoso em apenas 15 minutos. Também ele terá muita concorrência pois além dos pesos pesados Costinha e maniche, também Hugo Leal está em boa forma fisica e em crescendo de confiança.

Raul Meireles e Hugo Almeida

A não convocação não tem ainda significado especial. Não faria sentido chamar Hugo Almeida se havia três avançados que treinaram durante a semana. De igual modo, entre Bosingwa e Meireles, só um seria chamado.

sexta-feira, agosto 20, 2004

Esperança na encruzilhada: Hugo Luz


hugo_luz
Originally uploaded by morphy.
Aos 22 anos (d.n. 14/2/82) este lateral esquerdo internacional esperança vê a carreira a regredir. Titular na equipa B na época 01/02, com apenas 19 anos, Hugo Luz manteve-se nesta equipa em 02/03 mas trabalhando regularmente com José Mourinho na equipa A. Este utilizou-o em diversos jogos particulares e deu-lhe a chance de se sagrar campeão nacional no jogo contra o Braga, em vésperas da final de Sevilha.No final desse jogo, Mourinho dizia "O Hugo Luz... esteve francamente bem..." e no jogo seguinte voltaria a colocá-lo em campo para substituir o lesionado Paulinho Santos. Era nessa altura titular na selecção de Esperanças, tendo jogado o épico jogo contra a Inglaterra na caminhada para aos jogos olimpicos. É emprestado ao Gil Vicente para a época 03/04 e esperava-se a afirmação definitiva. Tal não se veio a verificar, com Hugo Luz a ser regularmente suplente, com 26 convocatórias mas jogando apenas dez vezes. A contratação de Areias, além de Rossato, parecem indicar que já não se acredita nele para a equipa principal, apesar de ainda estar sob contrato. E apenas conseguiu colocação na II liga, no Estrela da Amadora, onde tem tido que lutar pela titularidade.

Esperança com prova de fogo: Sérgio Organista


organista
Originally uploaded by morphy.
Este médio defensivo box2box, nascido a 26/8/84, é um candidato a titular na nova selecção sub21. Bom na recuperação de bola e no passe longo, possui ainda excelente remate de meia distância.
Depois de uma boa época a titular na equipa B portista transferiu-se para a equipa do Sta. Clara (II liga), integrando-se num claro projecto de regresso à I liga.
Vejamos se resiste a esta prova de fogo à qual tantos jovens não resistem. A equipa parece ter sido bem escolhida e, pelo que mostrou nos sub21 contra Malta, parece ter argumentos para ser titular.

Força miudo!

Esperança na encruzilhada: Bruno Alves


bruno_alves
Originally uploaded by morphy.
Tendo começado a jogar futebol no Varzim, Bruno Alves (27/11/1981, 1.87 m, 83 kg) transferiu-se depois para os juniores do FC Porto, assumindo a titularidade na equipa B Portista no inicio da época 01/02, sendo também chamado à selecção de esperanças e acabando por ser emprestado ao Farense, clube em que faz a sua estreia na primeira liga e no qual conquista a titularidade (15 jogos). Acompanha o Farense na descida à segunda liga, em 02/03, sendo titular na frustrada trentativa de subida. Surgem noticias do interesse do Inter de Milão na sua contratação, mas tal o FCP acaba por o emprestar ao Guimarães, envolvido no negócio de Pedro Mendes. É um dos que sobrevive à muito agitada época Vimaranense, mantendo a titularidade por entre as várias mudanças de treinador. Uma lesão ligamentar de média gravidade leva a um fim prematuro da época.
Já na presente época foi para estágio com a equipa principal e participou em vários jogos de preparação, marcando mesmo um golo. Porém, é colocado pelo treinador Italiano na lista de dispensáveis e encontra de imediato colocação no AEK de Atenas, de Fernando Santos. Entretanto tornou-se um dos indiscutiveis de Romão nos três centrais da selecção sub21, tendo sido titular no épico jogo contra a França. Natural titular nos jogos olimpicos, tremeu no jogo contra o Iraque e acabou suspenso do terceiro e decisivo jogo com a Costa Rica.
O inicio de época, que poderia ter sido de sonho, conta já dois desaires e é essencial uma boa época por terras Gregas ou corre o risco de ver a carreira estagnar.

quinta-feira, agosto 19, 2004

Esperança na encruzilhada: Akos Buzsaky


akos_buzsaky
Originally uploaded by morphy.
Chegou em Julho de 2002, com 20 anos (d.n. 7/5/1982) para treinar à experiência na equipa B. Este internacional esperança Hungaro, cujo palmarés incluía já uma taça da Hungria (época 00/01, pelo MTK Budapeste) foi de imediato integrado e não tardaria a chamar a atenção de José Mourinho. Destacando-se na equipa B foi várias vezes convocado para a equipa principal e acabaria por se estrear na primeira liga e sagrar-se campeão nacional. O seu palmarés inclui também a taça UEFA, pois jogou contra o Denizlipor e esteve entre os convocados para a final.
Emprestado à Académica de Artur Jorge para rodar poderá ter sido prejudicado pela saí­da precoce do treinador, tendo participado em apenas 11 jogos na primeira liga. Apesar do interesse de clubes da II liga, como o Chaves e o Estrela da Amadora, optou por nova época na equipa B, na esperança de voltar a ter chances no plantel principal.

Esperanças portistas nos jogos olimpicos

Na desastrada participação olimpica Portuguesa, estiveram envolvidos seis esperanças portistas: Bruno Vale, Bruno Alves, Ricardo Costa, Bosingwa, Raul Meireles e Hugo Almeida.
De Bruno Vale pouco se pode dizer, excepto que ganhou alguma experiência, pois não jogou. Dos restantes, pode dizer-se que os unicos que sobreviveram incolumes ao naufrágio foram Bosingwa, sempre um dos melhores, e Hugo Almeida, muito lutador e com um optimo jogo contra a Costa Rica. Raul Meireles teve bons momentos, mas tremeu contra o Iraque. Ricardo Costa não pode ser directamente responsabilizado pelos golos, mas quando a defesa sofre nove golos o lider da defesa terá que ter responsabilidades e um capitão não pode perder as estribeiras, como aconteceu no ultimo jogo. Bruno Alves esteve muito mal contra o Iraque e tarda em libertar-se da imagem de alto, forte e bruto. Vamos a ver como corre a época no AEK.

quarta-feira, agosto 18, 2004

Esperanças portistas no Portugal - Malta

A selecção sub21 jogou com a sua congénere Maltesa em preparação para o apuramento para o campeonato da europa. Muitos possiveis titulares estão nos jogos olimpicos, por isso alguns dos que jogaram poderão não ser titulares nos jogos "a doer".

Ligados ao FCP estão Davide, Pedro Ribeiro, Sérgio Organista e Cristovão.

Davide apareceu muito recentemente como tendo sido contratado pelo FCP. Jogou como organizador de jogo, mas apesar de demostrar bom "toque de bola" não conseguiu pautar o jogo. Parece dificil que encontre espaço na equipa principal Portista.

Organista jogou a médio defensivo, mas a boa qualidade de passe levava os colegas a passarem-lhe a bola com frequência. Mostrou ainda possuir um forte remate, que usou num par de ocasiões.

Pedro Ribeiro jogou simples e seguro, tentando por vezes o passe longo com algum sucesso. Na segunda parte, quando a defesa jogava numa linha bastante adiantada (à Del Neri!?) anulou muito bem dois contra ataques de Malta. Poderá sentar-se no banco na Supertaça, e penso que tem valor para não comprometer.

Cristovão entrou a 20 minutos do fim e tentou jogar, quer em lances individuais quer fugindo para as alas. Porém, não me pareceu capaz, para já, de jogar na equipa principal.

Concluo o post com copy-paste dos jornais desportivos...

Sérgio Organista
O Jogo: Uma música diferente
A apatia foi geral, mas Sérgio Organista, sem realizar uma exibição de encher o olho, esteve alguns furos acima dos colegas. Como homem mais recuado no sector intermediário, ao lado de Custódio, o trinco esteve impecável na recuperação da bola. Sem inventar, procurou servir os companheiros de primeira, se bem que neste aspecto tenha falhado alguns passes. Detentor de um remate forte, esteve perto de marcar na primeira parte na cobrança de um livre directo, mas a bola saiu ao lado do poste direito da baliza maltesa.
Record: Mais em vista quando recuou para organizador central no 2º tempo, sem brilho.

Pedro Ribeiro
O Jogo: Tranquilo na primeira parte, sentiu mais problemas na segunda, perante alguns contra-ataques venenosos dos malteses.
Record: Bem na defesa subiu à área nas bolas paradas.

Davide
O Jogo: Este perto do golo, mas o remate saiu ao lado do poste direito da baliza maltesa. Encarregado de organizar o jogo ofensivo, falhou alguns passes e foi igualmente penalizado pela apatia geral.
Record: O novo portista já concentrava as atenções e os malteses pareciam avisados. Mexeu o ataque, activo no último terço do campo, rematou com perigo(62'). O mais inconformado, mas pouco acompanhado. " Davide empunhou a batuta, num 4x3x3 inicial em que o novo portista apoiava o trio da frente que pecava por não abrir o jogo nos flancos. E com Cassar, o melhor maltês, na sua peugada, o nosso "rei" empalideceu."


Cristovão
O Jogo: Trouxe mais alegria ao ataque, mas já era tarde. E porém, não deverá voltar a ser chamado. Veja-se o comentário de Caçador: «Acima de tudo evidenciámos problemas ao nível da finalização. São aspectos que com a entrada de dois ou três avançados de qualidade poderemos melhorar.»
Record: Mexido mas inconsequente.