terça-feira, novembro 23, 2004

FC Porto: Aventuras dos iniciados na "Nike Cup 03"

A "Nike premier cup" disputa-se desde 1993. Começou por ser um torneio entre as melhores equipas europeias, mas no ano de 2003 incluiu um total de 107,000 jogadores nas várias fases de qualificação que se disputou em mais de 40 paises e incluiu os cinco continentes. Trata-se de um verdadeiro campeonato do mundo sub-15 e, em 2003, teve um contributo importante de uma jovem equipa portista!

FC Porto Nike Cup 2003 Image Hosted by ImageShack.us

Comecemos pela foto da comitiva. Na fila de cima estão (da esquerda para a direita) Alfredo (enfermeiro), Nunes (treinador adjunto), Hugo Ventura, Ricardo, Daniel Candeias, Antonio Morais, Daniel, Rolando (treinador principal) e Rui (director). No meio estão Pedro Sá, Castro, André Monteiro, Tiago Moreira e Carlos Miguel e em baixo Ivan, Monteiro, Hugo André, Hugo Monteiro, Fabinho e Rui pedro

A equipa jogou em 433, com o onze titular disposto da seguinte forma:

GR Hugo Ventura
DE Hugo Monteiro
DC Antonio Morais, Carlos Miguel
DD Tiago Moreira
M def Fábio ("Fabinho") (C)
M Rui Pedro, Castro
AV Monteiro, Daniel Candeias, André Monteiro

A fase final nacional do torneio foi jogada no Porto. Após uma vitória fácil por 4-0 contra o Estrela da Amadora, os jovens portistas jogaram contra o Sporting no estádio das Antas, logo a seguir a um jogo dos séniores para o campeonato nacional. Foi um jogo equilibrado, que ficou decidido com um golo de André Monteiro. Um momento emotivo para estes jovens, em particular para os que já estavam no clube desde as escolinhas e que sempre tinham sonhado jogar naquele estádio.

Com esta vitória estava conquistado o direito de medir forças com algumas das melhores equipas europeias, na final europeia, que se disputou no "Rankhof Stadion" em Basel, na Suiça. Passamos a descrever os jogos da fase de grupos.

FC Porto 1-0 Galatasaray
Os jovens portistas entraram com cautela, pois não conheciam o adversário. Rápidamente se aperceberam que a equipa era boa, em particular no ataque, onde um médio ofensivo rápido e com boa técnica apoiava um ponta grande e possante que ganhava muitas bolas aéreas. A maior dificuldade era o guarda redes, que defendia muito, preservando ao máximo a sua baliza, mas Daniel Candeias conseguiu marcar e resolver o jogo.

FC Porto 0-0 Bröndby IF
Contra uma equipa fisicamente muito forte e que ganhava muitas bolas aéreas, os jovens portistas empregaram toda a sua técnica e "deram baile". Mas a bola não entrava e daí o resultado final.

( FC Porto 3-0 Jönköping Södra
Hugo Monteiro e Candeias não se lembram de jogar contra esta equipa Sueca :-))

FC Porto 8-0 FC Etzella
Os Luxemburgueses do FC Etzella foram os bombos da festa, concluindo os 4 jogos (de 40 minutos) com 30 golos sofridos. O FC Porto contribuiu com oito para essa contagem, com Candeias e André Monteiro a fazerem o gosto ao pé.

Com estes resultados, os jovens portistas apuraram-se para os quartos de final, contra a equipa Austriaca do
Austria Wien.

Quartos de final: FC Porto 2-1 Austria Wien [na internet está 2-2, mais penalties]

Meias finais: FC Porto 3-2 Haladas VSE
Os Hungaros colocaram grandes problemas aos jovens portistas, que estiveram a perder 2-1 mas conseguiram dar a volta, com golos de Candeias(?) e Fabinho.

Final: Galatasaray 0-0 FC Porto [3-1 pen]
No reencontro com os Turcos um grande jogo dos portistas, que no entanto apenas serviu para fazer brilhar o forte guarda redes do Galatasaray, que concluiu uma excelente exibição defendendo vários penalties.

Galatasaray e FC Porto qualificam-se para a final mundial, com Daniel Candeias a ganhar o prémio de melhor jogador e o turco o de melhor guarda redes, numa eleição feita pelos treinadores. À alegria da qualificação para a fase final juntava-se a amargura de terem perdido uma final que podiam ganhar.

A final mundial da competição, denominada de "Manchester United Premier Cup" disputou-se em Julho no Nike Campus em Beaverton (Oregon, USA)

Cruz Azul 2-2 FC Porto
O primeiro jogo, contra os Mexicanos do Cruz Azul, foi tambem o mais dificil. Eles jogavam muito e, no ultimo minuto de jogo, venciam por 2-1. Num livre directo, o defesa central António Morais remata forte e colocado ao ângulo ("no 7!!") e permite ao FC Porto entrar na luta pelo acesso à final.

FC Porto 2-0 Galatasary
O reencontro com os Turcos do Galatasaray fica marcado pela "raiva" portista, que não deixou o Gala respirar e venceu por 2-0 (um golo de Candeias), vingando assim a derrota na final europeia.

Chung Dong 0-3 FC Porto
Os rápidos sul-oreanos pouco mais faziam do que correr, enquanto os Portugueses jogavam e marcavam. Candeias marcou mais um.

FC Porto 4-1 Portland
Os anfitriões não conseguiram oferecer resistência e o jogo até deu para poupar. O FC Porto estava qualificado para os quartos de final.

Quartos de final: FC Porto 1-0 VfL Bochum
Um golo cedo e depois controlo da partida, perante a forte equipa Alemã.

Meias finais: FC Porto 1-1 Boca Juniors [9-8 pen]
Num jogo grande, ambas as equipas jogaram bem e o golo de Candeias apenas serviu para um empate. No desempate por grandes penalidades regista-se um grande equilibrio, mas o FC Porto acaba por vencer, com Carlos Miguel a marcar o ultimo penalty. O guarda redes portista Hugo Ventura saiu lesionado desta contenda e já não participou na final.

Final: Corinthians 2-1 FC Porto
Um grande jogo, com o publico a vibrar perante as grandes jogadas dos jovens. Um excelente golo de Candeias, após cinco tabelinhas com André Monteiro, não chegou para vencer.

E terminou assim a aventura da equipa de sub-15 do FC Porto na Nike Cup 2003. A prova de que existe muito talento nos actuais jovens Portugueses é que esta equipa, que provou ser uma das melhores do mundo, foi batida no campeonato nacional. O cansaço no jogo decisivo (Sporting 2 - 1 FC Porto), disputado apenas uma semana após o regresso da Suiça, explica alguma coisa, assim como o talento dos sportinguistas, que contavam com nomes como o guarda redes Patricio, o central Carriço e o avançado Fábio Paim, todos titulares na actual selecção sub-17.

E para concluir, a classificação final. O Cruz Azul e Boca Juniors ficaram imediatamente a seguir ao clube portista, mostrando que eram tambem equipas muito fortes. Os resultados das restantes equipas podem obter-se na rsssf.

1. Corinthians (Brazil)
2. FC Porto (Portugal)
3. Boca Juniors (Argentina)
4. Cruz Azul (Mexico)
5. Assumption College Thonburi (Thailand)
6. Tokyo Verdy Youth (Japan)
7. Paris Saint Germain (France)
8. VfL Bochum (Germany)
9. Galatasary (Turkey)
10. Atletico de Madrid (Spain)
11. Irvine Strikers (USA)
12. Middlesbrough (England)
13. Pichidegua (Chile)
14. Chung Dong Middle School (South Korea)
15. Sanfrecce Hiroshima (Japan)
16. Deportivo Independiente Medellin (Colombia)
17. Manchester United (England)
18. AC Venezia (Italy)
19. Royal Coastal FC (South Africa)
20. FC Portland (USA)

Epilogo: Estes jogadores fizeram depois a transição para os juvenis na equipa do Padroense, conseguindo o feito inédito (nesta equipa B portista) de se qualificarem para a fase final. Actualmente, formam os juvenis do FC Porto. A maior parte deles já jogou pela selecção nacional, sub-16/17. Agradecemos a Hugo Monteiro, Daniel Candeias e André Monteiro pelos contributos para a elaboração deste post.

segunda-feira, novembro 22, 2004

Porque não está inscrito Bruno Vale?

De acordo com o ponto 15.06 dos regulamentos, Bruno Vale poderia ser inscrito como "jovem jogador" pois nasceu a 8/4/1983, ou seja, após 1/1/1983, e passou mais de dois anos no clube desde os seus 15 anos. Alem disso, poderia ser inscrito de emergência, de acordo com o ponto 15.09 do mesmo regulamento. E ainda por cima, poderia estar inscrito na lista principal, pois esta tem apenas 24 jogadores e o máximo é de 25. A maior parte dos clubes inscreveu três guarda redes... É pelo menos esta a minha interpretação dos regulamentos. Estou enganado?

Se não me enganei, porque não foi inscrito de nenhuma das formas?

Rui Sacramento na liga dos campeões


rui_sacramento
Originally uploaded by morphy.
Perante a lesão de Vitor Baía e a não inscrição de Bruno Vale na liga dos campeões, será Rui Sacramento a sentar-se no banco portista no decisivo jogo da liga dos campeões contra o CSKA.

Trata-se de guarda redes internacional jovem, com fases finais de sub-17 e sub-19 no seu curriculo. Foi titular da equipa junior no ano transacto e iniciou a presente época como titular da equipa B. Defendeu a baliza na Agribank Cup, ganha com brilhantismo pelo FC Porto, e em três dos primeiros cinco jogos da IIB. Depois, teve que ceder o lugar a Bruno Vale, o terceiro guarda redes do plantel principal. Fez estágio com a selecção sub-20, mas não foi convocado para os jogos de preparação, que coincidiam com a Agribank Cup. Poderá ter estado lesionado recentemente, pois no jogo de 14 de Novembro contra o Paredes foi Vasco Viana que esteve na baliza, assim como nos treinos da semana passada com o plantel principal.

Rui Miguel Ferreira Neto Sacramento
guarda-redes
d.n. 31/01/1985

11ª jornada: Jogos das esperanças emprestadas

Destaque para Bruno Alves, que se mantem na titularidade de um AEK que insiste em não descolar da luta pelo primeiro lugar, e para Sérgio Organista, que convenceu o novo treinador a devolver-lhe a titularidade.

Bruno Alves (AEK Grécia - I liga)
v Ergokelis (1-0)
Jogou a titular e cumpriu, em nova vitória do AEK.

Bruno Moraes (Vitoria de Setubal - I liga)
v Gil Vicente (1-2)
Entrou aos 64', mas desta vez não conseguiu mexer com a partida.

Pedro Oliveira (Vitoria de Setubal - I liga)
v Nacional (1-2)
Entrou aos 56'., muito esforçado, mas inconsequente.

Marcos António (Gil Vicente - I liga)
v Setubal (2-1)
Regressou à titularidade, contribuindo para a importante vitória contra a equipa sensação de Couceiro.

Sérgio Organista (Santa Clara - II liga)
v Chaves (0-0)
O novo treinador devolveu-lhe a titularidade e o Santa Clara empatou fora, em casa do Chaves. Saiu aos 79', quando já tinha visto um cartão amarelo.

Vitor Silva (Santa Clara - II liga)
v Chaves (0-0)
O novo treinador deu-lhe uma oportunidade, tendo sido suplente e entrado para os ultimos 10' de jogo.

Hugo Luz (Estrela da Amadora - II liga)
v Portimonense (1-1)
Não foi convocado.

Furtado (Tourizense - IIB zona centro)
v Abrantes (2-0)
Pela primeira vez não foi titular, entrando para o quarto de hora final de uma boa vitória fora da equipa de Touriz que, com menos um jogo, se mantem a um ponto do Fátima, que lidera.

FC Porto B 2-1 Lousada

O FC Porto B bateu o até agora lider da IIB Lousada por 2-1 em encontro da décima segunda jornada da competição. Apesar de ter estado no banco contra o Boavista, Paulo Machado jogou os 90 minutos, provavelmente em posição mais adiantada, pois o médio defensivo foi Thiago. Diogo regressou à titularidade, jogando na ala esquerda do ataque, pois na lateral esquerda mantem-se Rubens Junior.
Destaque para nova utilização, ainda que por poucos minutos, de Fábio "Espinho", que regressa de uma longa lesão. Rezam as crónicas que o FC Porto jogou em contra ataque e foi eficaz, vencendo com mérito. Os golos foram de Akos Buzaky (de penalty) e de Pedro Ribeiro, que subiu à área adversária num canto e marcou excelente golo de cabeça.

GR Bruno Vale
DE Rubens Júnior
DC Sandro e Pedro Ribeiro
DD Pedro Silva
MC Thiago, Paulo Machado
M Diogo (Fábio, 92') e Akos Buzsaky
AV Cristóvão (Bruno Gama, 67') e Vieirinha (Tiago André, 79')

quinta-feira, novembro 18, 2004

Noticias breves

  • Quaresma voltou a jogar pela selecção A. Não deslumbrou, mas talvez tenha agradado a Scolari... Postiga e Hugo Almeida ficaram no banco.
  • Seitaridis foi titular na primeira vitória da selecção Grega nesta fase de apuramento.
  • O lateral esquerdo Leandro foi mesmo contratado. Espero estar enganado, mas esta contratação não me "cheira" bem. Dois milhões de euros e contrato elevado de cinco anos por um jogador não comunitário, suplente no seu clube, com lesões recentes e a necessitar de adaptação ao futebol europeu parece-me uma borrada. Espero que ao menos haja um "grupo investidor" na jogada, para diminuir o risco. Este jogador já tem 25 anos e não será seguido neste blog.
  • Paulo Machado e Vasco Viana continuam a treinar com a equipa principal. Carlos Alberto e Diego fizeram treino condicionado e Raul Meireles apenas tratamento.

Hugo Monteiro: alma portista nas laterais


Hugo Monteiro
Originally uploaded by morphy.
A performance galáctica na "Nike Cup", o apuramento para a fase final pelo Padroense e a presente época dos juvenis portistas tem entre os seus protagonistas comuns um nome, Hugo Monteiro. Criado nas escolas portistas, onde está desde os seis anos de idade, Hugo juntou aos vários titulos distritais nas escolinhas e nos infantis o titulo nacional de iniciados. Ao longo dos ultimos três anos foi titular indiscutivel numa das alas da defesa e por vezes é-lhe entregue a braçadeira de capitão. Actualmente joga na sua posição preferida, lateral direito, procurando seguir as pisadas de dois dos melhores do mundo, Paulo Ferreira e Seitaridis, referências entre os Dragões. Apesar de jogar na linha defensiva, destaca a técnica e a velocidade como as suas principais caracteristicas. Recorda com emoção o jogo contra o Sporting na "Nike Cup" disputado no Estádio das Antas, apenas alguns minutos depois dos idolos da equipa sénior o terem pisado. Ainda não se estreou na selecção nacional, um dos objectivos mais imediatos. A lesão que teve antes do prestigiado torneio Lopes da Silva, em 02/03, onde iria jogar pela selecção do Porto, e após o qual foi formado o esqueleto da actual selecção sub-17, terá tido algo a ver com a sua ausência nas opções da equipa das quinas. Mesmo assim foi chamado para o ultimo estágio e continua a dar o máximo para voltar a ter uma oportunidade. Um jogador com alma portista a quem fazemos votos dos maiores sucessos na sua carreira.

Hugo Miguel Figueiredo Monteiro
Lateral direito (esquerdo)
1,73 m
61 kg
d.n. 18/06/1988 (16 anos)
destro

quarta-feira, novembro 17, 2004

Noticias breves

  • Leandro já fala como jogador do FC Porto. Isto continua a não me agradar.
  • Diego, Carlos Alberto e Raul Meireles já fazem treino condicionado.
  • Vasco Viana, Thiago Silva, Paulo Machado, Ivanildo, Bruno Gama, Vieirinha e Akos Buzsaky treinaram hoje com a equipa A.
  • João Dias, Márcio Sousa, Paulo Machado e Vieirinha foram convocados para estágio de preparação dos sub-19. Ivanildo foi poupado.
  • Bruno Gama, Daniel Marques, Fausto Lourenço, Hélder Barbosa, Igor Araújo, João Pedro, João Pinhal e José Branco foram convocados para jogos particulares nos sub-18.

sub-21: Luxemburgo 1 - Portugal 6

Bruno Vale esteve na baliza e pareceu hesitar no lance do golo dos Luxemburgueses. Pedro Ribeiro, que voltou a enviar Amoreirinha para o banco, foi o capitão da equipa e esteve irrepreensivel perante o pouco trabalho que lhe deram os adversários. Perante as ausências do lesionado Lourenço e dos promovidos Hugo Almeida e Quaresma, esperava-se uma oportunidade para Cristovão, mas foi Varela que a teve e mostrou merecer. Cristovão entrou a quinze minutos do final e no seu estilo aguerrido contribuiu para que a bola se mantivesse nas imediações da área adversária, mas sem chances de se aproximar do brilhantismo do jogador emprestado pelo Sporting. No banco estava ainda Vítor Rodrigues, o lateral esquerdo que joga no Tourizense e cujo contrato com o FC Porto termina no final deste ano. De fora ficaram Raul Meireles, lesionado, e Sérgio Organista, a passar por um mau momento no Santa Clara.

terça-feira, novembro 16, 2004

António Morais: um portista no eixo da defesa


morais
Originally uploaded by morphy.
Um puro produto das escolas portistas, para onde entrou aos 7 anos de idade, Morais define-se como um defesa cujos pontos fortes são o jogo de cabeça, a capacidade de desarme e a facilidade de jogar ao primeiro toque. Estas caracteristicas fazem com que seja mais utilizado no eixo da defesa, mas tambem joga a lateral direito e diz sentir-se à vontade em qualquer posição da defesa. Foi colecionando titulos distritais ao longo das escolas e infantis, aos quais junta um titulo nacional na sua primeira época de iniciado, em 01/02. Na época 02/03, foi titular na campanha da "Nike cup", marcando um golo decisivo contra o Cruz Azul, a vinte segundos do final da partida. Conta com sete internacionalizações, mas não foi convocado para o ultimo torneio de preparação. Continua a trabalhar para voltar a ser chamado, pois acredita que a selecção sub-17 tem qualidade para ser campeã europeia, apenas lhe faltando tirar o máximo partido dela dentro de campo. Acredita tambem que o FC Porto irá ser campeão de Juvenis, e assim ajustar contas com o Sporting, que venceu o titulo de iniciados de 02/03.


Antonio Luis Guimaraes Lobo da Costa Morais
defesa central (defesa direito)
1,79 m
72 kg
d.n. 10/10/1988 (16 anos)
destro

segunda-feira, novembro 15, 2004

10ª jornada: jogos das esperanças emprestadas

Destaque para Bruno Moraes, que consolida um estatuto de "arma secreta" em Setubal, pois voltou a entrar e a participar no lance de golo, com excelente jogada na ala esquerda. Dos restantes, só Furtado escapa...

Bruno Alves (AEK Grécia - I liga)
Não houve campeonato Grego este fim de semana.

Bruno Moraes (Vitoria de Setubal - I liga)
v Nacional (1-0)
Voltou a entrar em momento dificil, pois o Setubal não conseguia desfazer o nulo. Agitou as àguas e, num lance em que concluiu com um cruzamento bem medido uma excelente jogada na faixa esquerda, assistiu Igor para o golo da vitória.

Pedro Oliveira (Vitoria de Setubal - I liga)
v Nacional (1-0)
Suplente não utilizado.

Marcos António (Gil Vicente - I liga)
v FC Porto (0-2)
Não utilizado, ao abrigo de acordo entre os clubes.

Sérgio Organista (Santa Clara - II liga)
v Felgueiras (1-3)
Não foi convocado. O treinador foi despedido, pelo que poderá voltar a ter oportunidades. Tem que as aproveitar.

Vitor Silva (Santa Clara - II liga)
v Felgueiras (1-3)
Não foi convocado.

Hugo Luz (Estrela da Amadora - II liga)
v Maia (0-0)
Não foi convocado.

Furtado (Tourizense - IIB zona centro)
v Fátima (2-2)
Jogou os noventa minutos e marcou o primeiro golo, de grande penalidade. O Tourizense mantem-se assim a um ponto do Fátima, que lidera, mas com menos um jogo.

Noticias breves

  • Mostrando que nada tem contra o extremo portista, Scolari chamou Quaresma aos AAs, perante as lesões de Miguel e Simão Sabrosa.
  • Paulo Machado continua a treinar com o plantel principal.
  • A comunicação social é unanime em considerar fechada a contratação do lateral esquerdo Leandro pelo FC Porto. Não me parece grande espingarda, e alem disso o negócio não tinha nada que andar na rua...
  • Os nossos Juvenis foram ao terreno do Sanjoanense vencer por 5-1, com Candeias e André Monteiro a marcarem um golo cada.
  • Á hora a que escrevo, ainda não há noticias sobre os exames de Diego.

domingo, novembro 14, 2004

Noticias breves

  • O Jogo diz que Leandro já assinou pelo FC Porto. Dois milhões de euros por um lateral lesionado (tem estado com mialgia), suplente do veterano Sorin e que arranjou problemas com o treinador do Cruzeiro. Palavras para quê? Mas talvez seja engano, talvez...
  • Diego fez um estiramento no ligamento e estará ausente alguns jogos. Esperemos que não haja mesmo rotura e que esteja a 100%, se não para o jogo com o Boavista, pelo menos para o jogo da época, com o Once Caldas.
  • A equipa de Juniores do FCPorto venceu ontem em casa a equipa do Rio Ave por 3-1, num jogo a contar para a 9ª Jornada do Campeonato Nacional de Juniores, Zona Norte. Zequinha voltou a jogar e marcou dois golos.
  • Já a equipa de Infantis venceu fora o Senhora da Hora por 12-0 num jogo a contar para a 8ª jornada do Campeonato Distrital de Infantis da 1.ª Divisão da A. F. Porto. Com esta goleada, os dragõezinhos continuam firmes na frente, em parceria com o Boavista que também venceu.
  • Vale a pena ler um texto de Álvaro Magalhães sobre os ultimos adeptos.
P.S. As noticias sobre a formação foram colocadas pelo Francisco Reis. Obrigado!

sábado, novembro 13, 2004

Gil Vicente 0 - FC Porto 2

Num jogo pouco conseguido, a equipa portista conseguiu uma importante vitória em Barcelos, que lhe permitiu passar pela primeira vez para o comando da superliga 04/05. Quaresma foi o homem do jogo, mercê de mais um golo antológico em jogada individual. Diego lesionou-se aos 10 minutos, pelo que não pôde mostrar a sua classe. Espera-se que não seja grave. Pepe regressou, mostrando as falhas do costume. Quem hoje viu Tonel a jogar pelo Maritimo fica com um certo amargo de boca (o FC Porto deu o Tonel e mais um milhão, pelo Pepe...). Seitaridis não se destaca no ataque, mas talvez seja isso que permite a Quaresma momentos mágicos como o de hoje. Bosingwa voltou a cumprir no meio campo e Hugo Almeida estreou-se na superliga, mas sem tempo para grandes feitos. Paulo Machado e Bruno Vale estrearam-se nos convocados mas ficaram no banco, onde tiveram a companhia de Helder Postiga.

sexta-feira, novembro 12, 2004

FC Porto: Paulo Machado


paulo_machado
Originally uploaded by morphy.
Ainda junior, este possante médio centro já ultrapassou as trinta internacionalizações, incluindo o titulo de campeão europeu sub-17. Apreciado por Mourinho, que lhe proporcionou a estreia na equipa principal em jogo da taça de Portugal e o escolheu para a simbólica inauguração do estádio do Dragão, convence agora Fernandez. Os gestores da FPmanagement avaliaram o seu passe em 1.5 milhões de euros e compraram 16.7%. Na presente época, é titular no FC Porto B e na selecção sub-19, sendo por vezes chamado a reforçar os juniores

Paulo Ricardo Ribeiro Jesus Machado
médio centro
31-3-86 (18 anos)
1.73 m
69 kg




quinta-feira, novembro 11, 2004

Noticias soltas

  • Paulo Machado foi convocado para Barcelos, no lugar do lesionado Raul Meireles. Parabens ao jovem centrocampista, indiscutivel na equipa B, que se torna assim o primeiro a ser chamado à convocatória da equipa principal na presente época.
  • Hugo Almeida volta a ser chamado por Scolari, e poderá mesmo estrear-se contra o Luxemburgo. Helder Postiga mantem-se nos convocados.
  • Bruno Vale, Cristóvão, Pedro Ribeiro, Raúl Meireles e Ricardo Quaresma, mantem-se na convocatória dos sub-21, desta vez para o jogo com o Luxemburgo.
  • Rubens Junior treinou toda a semana com o plantel principal, mas não fez parte dos convocados. Não há portanto suplente para Areias e é um mistério quem será adaptado ao posto caso este se lesione.
  • Vitor Rodrigues ainda tem contrato com o FC Porto, mas termina no final desta época. Com a boa época do Tourizense e a chamada aos sub-21 , é bom ter a possibilidade de renovar com este atleta. Mas, a acreditar nas noticias que vem do Brasil, não é isso que vai acontecer.
  • Ulisses Morais, treinador do Gil Vicente, confia em Marcos António: "Não tenho o Marcos António, não vou ter o Gregory, mas não vou abusar de ninguém, por muito que me custe não encontrar soluções como essas duas."

FC Porto 1 - FC Porto B 0

Os seniores do FC Porto, das equipa A e B, juntaram-se ontem para um jogo treino. A equipa A foi um misto de B's com jogadores pouco utilizados da A. Surpreendente a utilização de Pedro Silva na faixa lateral direita da defesa, e rezam as crónicas que esteve em bom nivel, subindo no terreno e arrancando bons cruzamentos. A dupla de centrais foi constituida pelos B's Pedro Ribeiro e Joel. Uma boa prova de confiança em Joel, que não foi utilizado nos ultimos jogos da IIB (lesão?). Na formação inicial da B, destaque para o regresso de Flávio Igor que, em recuperação de cirurgia, ainda não foi utilizado em jogos oficiais. Em destaque na imprensa, alem de Pedro Silva, estiveram ainda Thiago, Joel, Cristovão e Tiago Borges, que atirou uma bola à trave. Rubens Junior jogou a segunda parte pelos A's, participou na jogada do golo e começa assim a alinhavar uma candidatura à lista de convocados para o jogo com o Gil Vicente. Seria um bom cartão de visita para a reabertura do mercado de transferências...

FC Porto

Nuno (B. Vale)
Areias (R. Junior)
Pedro Ribeiro
Joel
Pedro Silva
Bosingwa
Raul Meireles
César Peixoto
Maciel
Hugo Almeida
Helder Postiga

FC Porto B

B. Vale (Nuno)
R. Junior
Thiago
Sandro
V. Alves
Flávio Igor
Akos Buzsaky
Márcio Sousa
Vieirinha
Cristovão
Ivanildo

Nota: Não foi possivel apurar todas as substituições na equipa B, estranhando-se a ausência dos titulares Diogo e Paulo Machado (lesão?).

quarta-feira, novembro 10, 2004

Noticias soltas

  • Seitaridis foi colocado entre os 50 melhores do mundo, nas votações para a Bola de Ouro, da France Football. Nada mau, para um lateral direito Grego de 23 anos.
  • Enquanto analisa o mercado Brasileiro por um lateral esquerdo, falando-se de Leandro (Cruzeiro) e de Adriano (Coritiba), a equipa portista foi recuperar Rubens Junior aos treinos da equipa B. Em fim de contrato, o brasileiro não era a principal prioridade de Domingos, que apenas o utilizou na Agribank. Perante a onda de lesões nessa posição foi testado no ultimo jogo da equipa B e terá convencido Fernandez a convocá-lo para os treinos da equipa principal. Quando muito poderá ser suplente de Areias, e mesmo assim irritará os sócios...
  • Já com Rubens na lateral esquerda, o FC Porto venceu por 1-0 o FC Porto B em jogo de treino. O golo foi de Helder Postiga, após bom entendimento entre Rubens e César Peixoto. Se alguem conseguir obter os 11's utilizados, por favor coloque nos comentários.



terça-feira, novembro 09, 2004

André Monteiro, estrela na sombra


andre_monteiro
Originally uploaded by morphy.
Não é tão famoso como Fábio Paim nem tem estado em tanto destaque como Daniel Candeias, mas poderá estar aqui uma pérola da formação portista. Aos 16 anos, é titular no FC Porto e na selecção nacional sub-17, contando já com 13 internacionalizações. Define-se como um extremo direito rápido e tecnicista, com precisão no passe e bons cruzamentos. As suas referências são Robben e... Derlei. Iniciou-se aos 7 anos no Famalicão, mas rápidamente se destacou, sendo convocado para a selecção da Associação do Porto. Num dos torneios inter-associações recebeu os prémios de melhor marcador e melhor jogador, atiçando a cobiça dos tubarões do futebol jovem: Sporting e FC Porto. A opção acabou por ser a equipa portista, onde entrou com 13 anos, ainda a tempo de ser campeão nacional de iniciados. Ainda entre os iniciados participou na "Nike premier cup", onde foi o melhor jogador na fase nacional, ganha pelo FC Porto, e titular nas fases europeia e mundial, onde o FC Porto ficou em segundo lugar. A melhor recordação é da final mundial, onde após cinco tabelinhas com Candeias, viu o colega marcar golo. No 442 do FC Porto faz dupla com Candeias e no 433 da selecção sub-17 é extremo direito, dizendo não ter preferência por nenhum dos sistemas, podendo ainda jogar na ala esquerda do ataque, se necessário. Qualquer que seja o sistema ou a posição, dá sempre o seu melhor! Confiante nas suas capacidades e das equipas em que joga, acredita que Portugal pode ser campeão europeu de sub-17 e desvaloriza as derrotas já averbadas com a Itália e a Inglaterra, que atribui às naturais experiências em torneios de preparação.

André Filipe Alves Monteiro
16-3-1988 (16 anos)
altura 1,75 m
peso 63 kg
Destro
Avançado (extremo-direito)

Noticias soltas

  • Nuno Coelho, que completa 17 anos este mês, é o lider do meio campo do Sporting da Covilhã, que está entre os primeiros na IIB, zona centro. Titularissimo, apenas foi substituido uma vez, quando a equipa já vencia por 2-0. Compreende-se a cobiça e espera-se que o FC Porto vença esta corrida, pois seria um bom reforço para a equipa B, onde Paulo Machado não tem concorrência.
  • Ivanildo volta a treinar com a equipa principal, e desta vez com a companhia de Rubens Junior. Prevenindo a falta de laterais esquerdos, devido às lesões de Nuno Valente e Ricardo Costa?
  • Adriano, um lateral esquerdo de 20 anos que esteve na copa América e joga no Coritiba, é falado como possivel contratação do FC Porto, por 2 milhões de euros.

segunda-feira, novembro 08, 2004

FC Porto 3 - Sporting 0

Enfim um jogo digno do campeão europeu, domando um leão moralizado por cinco vitórias consecutivas! Fernandez conseguiu desta vez a mistura certa de juventude e experiência. Ricardo Costa esteve em campo no periodo menos brilhante do FC Porto, mas cumpriu até sair por lesão, sendo bem substituido por Areias. Seitaridis fez um dos melhores jogos com a camisola portista. Quaresma manteve os adversários directos em sentido. Diego demorou a abrir o livro, perante o reforçado meio campo leonino, mas quando o fez matou a partida. Carlos Alberto esteve em perfeita simbiose com Diego, participando nos dois golos que acabaram com as duvidas. Por fim Raul Meireles entrou já na ponta final. Helder Postiga, Pepe e Hugo Almeida ficaram no banco enquanto Bosingwa cumpriu castigo.

FC Porto B 1 - Fiães 1

O FC Porto B empatou em casa com o Fiães e perdeu a oportunidade de recuperar terreno no topo da tabela, mantendo-se a cinco pontos dos lideres numa jornada em que todos empataram. Pedro Ribeiro marcou na própria baliza aos 32', mas Vieirinha restableceu o empate aos 44'. Na segunda parte, Pedro Ribeiro foi expulso por acumulação de amarelos aos 66', ficando o FC Porto em desvantagem numérica no que restou da partida. Bruno Gama esteve ausente pela primeira vez, e estreou-se um misterioso Gomes (será Fábio "Espinho"?). Zéquinha e Márcio Sousa jogaram pelos juniores.

GR Bruno Vale
DE Rubens Junior
DC Thiago
DC Pedro Ribeiro -> 66'
DD Pedro Silva
MC Paulo Machado
MOAkos Buzsaky
AV Diogo ->61'
61' AV Tiago André
AV Ivanildo
AV Vieirinha -> 81'
81' Gomes? (Fábio "Espinho"?)
AV Cristovão ->61'
61' DC Sandro

Este encontro entre o F. C. Porto B e o Fiães era aguardado com uma certa expectativa. Dois conjuntos que têm dado boas indicações neste inicio de campeonato, daí a razão da bancada do estádio estar bem composta de público. Dado o pontapé de saída, foi visível a imensa vontade dos jogadores em pegar na bola. O Fiães, mais possante, cedo tomou conta do meio campo e apoderou-se das operações. O que vimos durante quase todo o primeiro tempo foi a equipa visitante extremamente agressiva, submetendo a defensiva azul e branca a trabalho árduo. Não surpreendeu, portanto, que aos 33 minutos coroasse uma jogada bem delineada, na esquerda da defensiva portista com Rui a centrar com peso conta e medida para a pequena área, Pedro Ribeiro ao tentar aliviar para fora introduziu a bola na própria baliza. A partir deste momento, tornou-se evidente para os adeptos locais que seria difícil à sua equipa recuperar a desvantagem. Mas tal não aconteceu. O F. C. Porto B organizou-se, rectificou os seus erros defensivos e veio para a frente. Ao terminar o primeiro tempo, uma insistência dos dragões com Cristóvão a dar de bandeja para a cabeça de Vieirinha que fez um bonito golo. A segunda parte foi toda ela diferente. Foi notória a forma como os azuis e brancos entraram na segunda parte, querendo dizer que estavam inconformados com o resultado, carregando por isso mais no seu ataque. À passagem dos 66 minutos dificuldades acrescidas para os locais que viram Pedro Ribeiro ser expulso . Com uma cultura futebolística bastante elevada. O F. C. Porto não baixou os braços e continuou a dominar a partida. Mesmo com menos uma unidade, a equipa da casa não deixou de dominar o jogo empurrando o seu adversário para a sua defensiva. Por sua vez, a equipa do Fiães defendia o empate com unhas e dentes, raramente saía do seu meio campo, optando por jogar no contra-ataque . Nos minutos finais, os dragões ainda fizeram um pressing, mas ficaram-se pelas intenções. Jornal de Noticias

9ª jornada: jogos das esperanças emprestadas

Destaque para Bruno Alves que continua de pedra e cal na defesa do AEK. Pela negativa, a queda de Organista, que oscila entre o banco e a bancada, num Santa Clara que não consegue sair do fundo da tabela. Passamos a incluir também Furtado, titularissimo no Tourizense, que está a um ponto da liderança e com menos um jogo, com a ajuda de oito golos do ponta de lança portista.

Bruno Alves (AEK Grécia - I liga)
v Olimpiacos (0-0)
Manteve a titularidade e esteve seguro. O AEK é agora segundo a um ponto do Pana.
O central fez uma exibição segura contra um adversário directo na luta pelo título. Num jogo muito equilibrado, Bruno Alves ainda tentou a sua sorte, mas a bola saiu ao lado. Rápido a aliviar e certeiro no passe, foi um dos mais regulares do encontro. O Jogo
Bruno Moraes (Vitoria de Setubal - I liga)
v Benfica (0-4)
Entrou aos 62', quando o Setubal já perdia por 2-0. Contribuiu para espevitar o jogo e podia ter marcado aos 83', quando Moreira defendeu uma cabeçada na pequena área. De resto, algumas fintas e combinações com Serginho, mas sem resultados práticos.

Pedro Oliveira (Vitoria de Setubal - I liga)
v Benfica (0-4)
Tal como Moraes, entrou aos 62', quando o Setubal já perdia por 2-0. Destacou-se com boas cobranças de três livres e com um remate na área, em resposta a um cruzamento da esquerda de Serginho, que passou muito perto da baliza de Moreira.

Marcos António (Gil Vicente - I liga)
v Nacional (0-0)
Esteve a cumprir castigo, pois atingiu os cinco amarelos.

Sérgio Organista (Santa Clara - II liga)
v Alverca (0-1)
Não foi convocado.

Vitor Silva (Santa Clara - II liga)
v Alverca (0-1)
Não foi convocado.

Hugo Luz (Estrela da Amadora - II liga)
v Leixões (1-2)
Suplente não utilizado.

Furtado (Tourizense - IIB zona centro)
v Mafra (2-0)
Titular, manteve-se em campo até aos 85'. Não acrescentou golos aos oito que já leva em nove jogos.

sexta-feira, novembro 05, 2004

Noticias soltas

  • Ivanildo continua a treinar com o plantel principal
  • Segundo o record, o FC Porto poderá contratar Nuno Coelho, trinco de 16 anos do Covilhã, vencendo a concorrência do Benfica, Sporting e Chelsea. Não sei se a idade está certa, pois estagiou nos sub-18 e não nos sub-17... Alguem sabe mais sobre este jogador?
  • O AEK de Bruno Alves não jogou na taça UEFA, pois era a sua jornada de "folga"
  • Os esperanças Bruno Moraes e Pedro Oliveira poderão jogar contra o Benfica. Estejam atentos, domingo às 19h15, na TVI. Reparem tambem em Manuel José, formado no FC Porto.

quarta-feira, novembro 03, 2004

Balanço do blog

Passaram já dois meses e meio desde o primeiro post e é chegada a altura de fazer um balanço. Temos acompanhado jogadores jovens (o limite são 23 anos), desde a equipa principal até aos juvenis, proporcionando uma informação que não existia na net. Houve alguns momentos altos, como um chat com Daniel Candeias , o balanço sobre a equipa B ou o cálculo dos passes incluidos no fundo de jogadores. Tambem a entrada de outros membros foi um ponto alto, apesar de postarem pouco.

De qualquer forma, obrigado a todos os leitores do blog, que conta já (desde meio de Setembro) com mais de 2000 visitas e de 4600 páginas visitadas. Segundo o blógometro, estamos entre os 200 blogs mais visitados (158º mais visitas, 121º mais páginas lidas), o que não me parece mau, para um assunto tão restrito como o que se analisa aqui.

Se quiserem dar-me uma prenda extra, podem avaliar o blog na FCPnet ou comentar o blog na PTbloggers, assim como deixar criticas, elogios ou sugestões para o futuro nos comentários.

terça-feira, novembro 02, 2004

FC Porto 0 - PSG 0

A equipa portista fez hoje um dos melhores jogos da época, pressionando o PSG durante os 90 minutos e criando várias oportunidades de golo, com destaque para dois cabecamentos de Derlei no final de cada uma das partes. Nota negativa para o árbitro que deixou passar o antijogo do PSG e dois penaltys: aos 7', pé preso de Derlei e aos 88' rasteira sobre Postiga, a quem é depois marcado um inexistente fora de jogo. Para concluir em beleza, não foi capaz decolocar a barreira do PSG a nove metros e depois parou o contra-ataque dos Franceses. Penso que não era ladrão, apenas incompetente. No que toca às esperanças portistas, destaque para a estreia de Hugo Almeida na equipa principal que lutou e ganhou espaços na frente. Bosingwa estava a fazer um bom jogo mas borrou a pintura aos 79' quando uma perda de bola em zona proibida só não resultou em golo por um milagre chamado ... Baía! Quaresma procurou desequilibrar, mas os laterais meteram-no no bolso. Diego fez um bom jogo, assim como Carlos Alberto, que o substituiu. Ricardo Costa e Seitaridis estiveram seguros e o Grego ainda subiu no terreno para dois bons remates de meia distância. Por fim, Postiga fez tambem o seu melhor jogo desde que regressou ao Dragão, mas ainda longe daquilo de que é capaz. Infelizmente, o nosso melhor não chegou para um PSG fraquito e que deverá perder os dois jogos que faltam. Quer isto dizer que é agora essencial ganhar ao CSKA e aproveitar as baldas do Chelsea no ultimo jogo que mesmo a limpar cartões e a rodar reservas não será pêra doce, ou não fosse treinado por José Mourinho. Ainda é possivel!

8ª jornada: Jogos das esperanças emprestadas

Destaques para Bruno Moraes, que está ligado à vitória Sadina pelo terceiro jogo consecutivo (um golo e duas assistências, um para cada jogo) e para Bruno Alves, cuja titularidade no AEK parece ser indiscutivel.

Bruno Alves (AEK Grécia - I liga)
v Aris (1-1)
Voltou a ser titular e as crónicas dizem que esteve seguro. O AEK perdeu alguma da sua vantagem, mas mantem a liderança isolada da liga Grega.

Bruno Moraes (Vitoria de Setubal - I liga)
v Guimarães (1-0)
Entrou aos 68' para o lugar de Meyong, ainda a tempo de consolidar o seu estatuto de arma secreta com uma bola ao poste e o passe para o golo decisivo.

Pedro Oliveira (Vitoria de Setubal - I liga)
v Guimarães (1-0)
Suplente não utilizado.

Marcos António (Gil Vicente - I liga)
v Benfica (1-1)
Entrou a meio da segunda parte para marcar Karadas e conseguiu criar-lhe problemas. Mas viu um cartão amarelo e poderia ter visto o segundo quando, aos 95', provocou o livre que viria a resultar no golo do empate.

Sérgio Organista (Santa Clara - II liga)
v Espinho (2-1)
Suplente não utilizado.

Vitor Silva (Santa Clara - II liga)
v Espinho (0-1)
Não foi convocado.

Hugo Luz (Estrela da Amadora - II liga)
v Estoril (2-1)
Não foi convocado.

segunda-feira, novembro 01, 2004

Ribeirão 1 - FC Porto B 5

Com dois reforços do plantel principal, a equipa B portista foi a casa do Ribeirão golear e mantem o sexto lugar agora com 17 pontos, a 5 dos lideres. Farto de esperar por uma oportunidade na equipa principal, Hugo Almeida regressou à equipa B e marcou o terceiro e quarto golos.

GR Bruno Vale
DE Jorge Lopes
DC Thiago
DC Pedro Ribeiro
DD Pedro Silva
MD Paulo Machado
MOAkos Buzsaky
MO Márcio Sousa -> 62'
AV 62' Tiago André
AV Cristovão
AV Ivanildo
AV Hugo Almeida ->78'
AV 78' Vieirinha

Hugo Almeida terá sentido a necessidade de ganhar ritmo, marcou e lutou, mostrando de novo que merece oportunidades na equipa principal. O jogo ficou facilitado com um golo na própria baliza do Ribeirão, aos 3'. Depois Akos marcou aos 18', Hugo Almeida sentenciou a partida com golos aos 26' e 45'. Ivanildo fechou a contagem aos 75', já depois do Ribeirão ter reduzido de grande penalidade. Diogo ficou pela primeira vez de fora, pois o lado esquerdo do ataque ficou entregue a Ivanildo e Hugo Almeida. Tiago André jogou pela quinta vez consecutiva.

Nacional 2 - FC Porto 2

Como todos os portistas, a minha paciência esgotou-se com este jogo. Como é possivel aquele segundo golo, com quatro "centrais" em campo: todos os homens da defesa (Pepe, R.Costa, J. Costa e até Seitaridis) tem fama de ser bons no jogo aéreo e já jogaram a central. Como é que foi possivel? Bosingwa e Diego lutaram e não foi por eles que não vencemos. Carlos Alberto esteve muito apagado, perdido naquele batatal. Quaresma lá fez o seu jogo, num terreno que não o favorecia. Raul Meireles foi muito infeliz e Postiga ficou no banco, e muito bem.