terça-feira, dezembro 20, 2005

Helder Barbosa, perfil do maisfutebol

Quem é Hélder Barbosa, o jovem produto da escola portista, que foi promovido recentemente ao plantel principal por Co Adriaanse? Tem 18 anos, é esquerdino, joga habitualmente como extremo mas foi como número 10 que encantou o treinador do F.C. Porto. Soube no início da semana que tinha cumprido um sonho de criança, ao ser integrado, de forma definitiva, no plantel sénior, e espera agora por uma oportunidade para se estrear pelos dragões em partidas oficiais, com a camisola 57 nas costas. Mas há mais para dizer sobre Hélder Jorge Leal Rodrigues Barbosa.

Arménio Barbosa, o pai, guiou o Maisfutebol nesta viagem pelo passado de um jogador a quem o futuro parece sorrir. Em nome do futebol e do seu F.C. Porto, viu-se obrigado a abdicar este ano dos estudos, ficando com o 12º ano, onde seguia o ramo de Ciências, incompleto. O clube, que o acolhe desde os infantis, continua a ocupar grande parte do seu tempo, cada vez mais, e o passo de gigante em direcção ao plantel principal foi apenas mais um numa escalada meteórica e precoce. «De facto, tem estado sempre num patamar superior, em relação à sua idade. Tudo se deve a uma enorme vontade de jogar futebol. O Hélder nasceu para o futebol e costumo dizer que, se acontecesse alguma coisa que o impedisse de jogar, seria o fim do Mundo para ele», relata o pai.

O futuro passa pelo plantel principal do F.C. Porto, com quem irá trabalhar durante a semana, continuando em aberto a possibilidade de jogar ocasionalmente pela equipa B. Neste momento, procura recuperar de uma entorse no joelho direito, contraída no último fim-de-semana, ao serviço da formação secundária. Espera estar a cem por cento no início do próximo ano, para uma nova etapa da sua ainda curta carreira, marcada pela intensa ligação aos dragões, apesar do assédio de outros clubes, quando despontou nas «escolinhas» do União Sport Clube de Paredes e, recentemente, antes de assinar o contrato profissional com o emblema portista, válido até 2010, sem cláusula de rescisão.

Hélder Barbosa, proveniente de uma família com ligações ao futebol, começou a dar os primeiros pontapés no Paredes, para ocupar o tempo livre, mas logo aí o F.C. Porto descobriu o seu talento. «Tentaram uma vez, não conseguiram, mas no ano seguinte voltaram à carga e, depois de terem vindo a nossa casa, acabámos por aceitar o convite», explica Arménio, reconhecendo que o Boavista, que estava, igualmente, «fortemente interessado», perdeu a corrida devido à «clubite» da família Barbosa: «Somos uma família de portistas, o Hélder também o é e isso sempre influenciou as decisões sobre a sua carreira». O esquerdino subiu todos os patamares da formação do clube de forma surpreendente, fazendo em paralelo um percurso regular nas categorias jovens das selecções nacionais, sagrando-se campeão europeu de sub-17. Aos 16, foi chamado para defrontar o Barcelona na inauguração do Estádio do Dragão e recebeu um «Dragão de Ouro» na categoria «Revelação». Na passada semana, foi presenteado com o troféu mais esperado: a promoção definitiva ao plantel principal.

«Ele anda radiante e trocámos um longo abraço quando soube a notícia», conta Arménio, que vê o seu carro fazer constantemente a viagem entre Paredes e o Olival. Primeiro, era o pai quem o levava mas, mal completou 18 anos em Maio, Hélder Barbosa passou a deter a carta de condução e quer, no início do ano, ter carro próprio. Para trás, ficaram as propostas milionárias de vários clubes, sobretudo de Inglaterra, poucos antes de assinar o contrato profissional com o F.C. Porto, no final da época passada. Fora dos relvados, o mais recente «reforço» portista passa o seu tempo no cinema ou na companhia de colegas do clube, enquanto convive com outro tipo de assédio, o do sexo oposto. Algumas adeptas criaram um espaço na Internet em que tudo gira ao seu redor, com uma tonelada de fotografias, biografias, entrevistas, etc. Merece uma visita: http://groups.msn.com/HelderBarbosa11.

segunda-feira, dezembro 19, 2005

sub-15: FC Porto 3-0 Freamunde

Na Série B, o F. C. Porto continua tranquilo na liderança, após ter ganho ao Freamunde (3-0), dispondo de uma vantagem de 11 pontos sobre os mais directos adversários, Penafiel e Boavista, que também venceram. JN

sub-17: FC Porto 6-0 Salgueiros

GR Ruca
DLD Valter,
DC Fábio, Pereira
DLE Hugo Silva
M Tengarrinha (Michael Pereira, 41), Marco Rios, Marco Aurélio (Miguel, 41) e
Graça
AV
Mohamed e Freitas (Elísio, 53).

Treinador: João Carlos.
Ao intervalo 4-0. Marcadores: Graça (4), Freitas (22, 26 e 40), Marco Rios (43) e Mohamed (58).

quarta-feira, dezembro 14, 2005

Bloco de notas, para update futuro...

Como sabem, tenho tido pouco tempo para o blog e os menus da direita começam a estar desactualizados. Chega a haver dias em que nem leio o "O Jogo" (:-))...
Vou colocar aqui algumas notas, para no futuro fazer o tal update e peço-vos para colocarem respostas às perguntas, lapsos e omissões nos comentários. Obrigado.

Saídas
  • Jorge Costa terminou em definitivo a ligação ao clube como jogador, e irá jogar no Standard de Liége pelo menos mais um ano e meio. Fazemos votos de grande sucesso a um dos melhores capitães de equipa do clube e não me espantaria vê-lo jogar com 40 anos!
  • Helder Postiga emprestado ao Lille, por .5 milhões de euros, com opção por mais 2.5 milhões. (é isto?). Que desgraça...
  • Outros nomes vão surgindo como hipoteses de saída: Sonkaya, Raul Meireles, César Peixoto, McCarthy (mais alguem?)
Entradas
  • Andersson sempre vem? Parece não haver duvidas sobre a qualidade técnica do rapaz, mas tb há poucas sobre a capacidade para se envolver em sarilhos. Um sinal de falta de estratégia a venda ao desbarato de Carlos Alberto seguida de contratação de jogador com caracteristicas semelhantes...
  • Pedro Mendes volta a ser falado. A concretizar-se, o seu regresso marcaria o assumir definitivo do erro histórico de o envolver no negócio de Postiga.
  • Marcel. Quem tiver opinião forte sobre ele, coloque nos comentários sff.
Futebol jovem

  • Selecção sub-18: Quem foram os portistas, como correram os jogos com a Itália? (só sei q eram muitos e empataram...)
  • Selecção sub-17: Torneio de apuramento do Europeu. Quem foi, etc
  • Selecção sub-16: Torneio Val de Marne. Quem foi, etc
  • Selecção sub-15 da AF Porto. Quais os 10 (!!) convocados?
  • Algumas saídas ou entradas nos planteis?

segunda-feira, dezembro 12, 2005

sub-15: Pasteleira 0-2 FC Porto

O FC Porto manteve o comando ao derrotar o Pasteleira com golos de José Pedro e Rui Santos. Após o primeiro golo portista, assistiu-se a cenas de pancadaria que resultariam na expulsão de dois jogadores em cada equipa (na do FC Porto, foram expulsos Pedro Branco e Eduardo)

GR Fernando
D Reuss, José Pedro, Eduardo e Pedro Branco
AV João Ricardo, Cardoso (Diogo Jerónimo, 35), Alex e Filipe Espinho
AV Caetano e Rui Santos

sub-17: FC Porto 2-1 Leixões

A equipa juvenil do FC Porto conquistou o primeiro lugar da série ao bater o ex-lider Leixões, equipa com a qual tinha perdido na primeira volta e que conta nos seus quadros com numerosos jogadores emprestados pelo FC Porto. Marcaram Nuno Freitas e o striker Mohamed.

GR Ruca
DLD Valter
DC André Pinto, Pereira
DLE Hugo Silva
M Tengarrinha, Marco Rios (José Alves, 73) e Marco Aurélio
AV Mohamed (Fábio, 80+4), Graça e Freitas (Ricardo Santos, 54).

Leixões GR Branco; D Magalhães, Esperança, Dias e Sonie (Luis, 71); M Oliveira, Óscar (Serrano, 50), Simões e Cacheira (Daniel, 65); AV Gonçalo e Cintra.

Fiães 0-1 FC Porto B

Com uma vitória conseguida com golo de Davida na ultima jogada do desafio, o FC Porto passou para o meio da tabela quando ainda tem um jogo a menos que alguns adversários.

GR Hugo Marques
DLD João Dias
DC João Pedro, Nuno André
DLE Vitor Alves
M André Leão, Tiago Borges (Márcio Sousa, 77), Espinho
AV Flávio Paixão, Diogo (Bruno Gama, 61), Helder Barbosa (David, 13)
O FC Porto foi a Fiães bater equipa local por um escasso e polémico golo obtido na sequência de uma recarga de David. Foi a segunda vitória consecutiva do conjunto de Aloísio. Dizemos polémico, já que, marcado o canto que lhe deu origem, o guarda-redes Tiago, que já tinha a bola em seu poder, foi carregado na pequena área largando-a para a frente, onde surgiu o marcador do tento. Tudo aconteceu no final do tempo de compensação dado pelo árbitro bracarense. Na verdade, perante tão mau jogo, o juiz da partida decidiu ser ele o principal protagonista, mas pela negativa. Usando e abusando da dualidade de critérios, na marcação de faltas, como na amostragem de cartões, com manifesto prejuízo dos locais, o juiz afundou o que já de si estava a ser um mau espectáculo. A turma local, entretanto reduzida a nove unidades, procurava manter o nulo, que, a verificar-se, seria, com efeito, o resultado mais justo. Pela áurea de prestígio que rodeia os dragões, estes não precisavam - nem precisam - de qualquer ajuda externa. Jornal de Noticias

segunda-feira, dezembro 05, 2005

sub-17: FC Porto 4-2 Espinho

Os juvenis portistas bateram o Espinho com golos de Ricardo (qual?), Carlos Santos, Elisio e Rios (quem é?).

GR Roberto
DLD Carlitos
DLE Renan
DC Hugo André (Pereira, 87) e Carlos Santos
M Jonathan, Rios (?) e Ricardo (qual?)
AV Coelho, Marco (Ricardo Pereira, 49) e Elísio (Fernando, 40)

FC Porto B 1-0 Lousada

O FC Porto iniciou a fuga aos ultimos lugares com uma vitória baseada num golo de Flávio Paixão a concluir boa jogada de Helder Barbosa ainda na primeira parte. Nuno Coelho foi expulso já na parte final do desafio.

GR Hugo Marques
DLD João Dias
DC Nuno André, João Pedro
DLE Vítor Alves
M Nuno Coelho, André Leão, Espinho
AV Flávio Paixão, Diogo, Hélder Barbosa

Jogo muito disputado mas nem por isso bem jogado. Quando se qualifica um jogo de equilibrado, é normal pensar-se que o jogo foi muito táctico, sobretudo disputado a meio campo, com oportunidades de golo, mas não foi bem assim. Mais praticamente não houve nenhumas. Lutou-se muito a meio campo, com os jogadores mais preocupados em jogar ao homem do que à bola. Daí os vários cartões amarelos e vermelhos que o árbitro teve que mostrar.Este confronto era de capital importância para os jovens dragões, pois queriam obter um resultado positivo, coisa que já não conheciam à várias jornadas. A equipa do Lousada deu o seu primeiro aviso logo aos 7 minutos por Pedro Mendes, que se isolou, mas não teve o descernimento para bater Hugo. O F. C. Porto respondeu e marcou quando eram decorridos 20 minutos. Jogada individual de Hélder Barbosa a levar vários adversários e a dar de bandeja a Flávio, que não teve dificuldades em bater Rui Marcos.Este lance foi o ponto mais alto do encontro. Arbitragem medíocre. Jornal de Noticias