terça-feira, dezembro 20, 2005

Helder Barbosa, perfil do maisfutebol

Quem é Hélder Barbosa, o jovem produto da escola portista, que foi promovido recentemente ao plantel principal por Co Adriaanse? Tem 18 anos, é esquerdino, joga habitualmente como extremo mas foi como número 10 que encantou o treinador do F.C. Porto. Soube no início da semana que tinha cumprido um sonho de criança, ao ser integrado, de forma definitiva, no plantel sénior, e espera agora por uma oportunidade para se estrear pelos dragões em partidas oficiais, com a camisola 57 nas costas. Mas há mais para dizer sobre Hélder Jorge Leal Rodrigues Barbosa.

Arménio Barbosa, o pai, guiou o Maisfutebol nesta viagem pelo passado de um jogador a quem o futuro parece sorrir. Em nome do futebol e do seu F.C. Porto, viu-se obrigado a abdicar este ano dos estudos, ficando com o 12º ano, onde seguia o ramo de Ciências, incompleto. O clube, que o acolhe desde os infantis, continua a ocupar grande parte do seu tempo, cada vez mais, e o passo de gigante em direcção ao plantel principal foi apenas mais um numa escalada meteórica e precoce. «De facto, tem estado sempre num patamar superior, em relação à sua idade. Tudo se deve a uma enorme vontade de jogar futebol. O Hélder nasceu para o futebol e costumo dizer que, se acontecesse alguma coisa que o impedisse de jogar, seria o fim do Mundo para ele», relata o pai.

O futuro passa pelo plantel principal do F.C. Porto, com quem irá trabalhar durante a semana, continuando em aberto a possibilidade de jogar ocasionalmente pela equipa B. Neste momento, procura recuperar de uma entorse no joelho direito, contraída no último fim-de-semana, ao serviço da formação secundária. Espera estar a cem por cento no início do próximo ano, para uma nova etapa da sua ainda curta carreira, marcada pela intensa ligação aos dragões, apesar do assédio de outros clubes, quando despontou nas «escolinhas» do União Sport Clube de Paredes e, recentemente, antes de assinar o contrato profissional com o emblema portista, válido até 2010, sem cláusula de rescisão.

Hélder Barbosa, proveniente de uma família com ligações ao futebol, começou a dar os primeiros pontapés no Paredes, para ocupar o tempo livre, mas logo aí o F.C. Porto descobriu o seu talento. «Tentaram uma vez, não conseguiram, mas no ano seguinte voltaram à carga e, depois de terem vindo a nossa casa, acabámos por aceitar o convite», explica Arménio, reconhecendo que o Boavista, que estava, igualmente, «fortemente interessado», perdeu a corrida devido à «clubite» da família Barbosa: «Somos uma família de portistas, o Hélder também o é e isso sempre influenciou as decisões sobre a sua carreira». O esquerdino subiu todos os patamares da formação do clube de forma surpreendente, fazendo em paralelo um percurso regular nas categorias jovens das selecções nacionais, sagrando-se campeão europeu de sub-17. Aos 16, foi chamado para defrontar o Barcelona na inauguração do Estádio do Dragão e recebeu um «Dragão de Ouro» na categoria «Revelação». Na passada semana, foi presenteado com o troféu mais esperado: a promoção definitiva ao plantel principal.

«Ele anda radiante e trocámos um longo abraço quando soube a notícia», conta Arménio, que vê o seu carro fazer constantemente a viagem entre Paredes e o Olival. Primeiro, era o pai quem o levava mas, mal completou 18 anos em Maio, Hélder Barbosa passou a deter a carta de condução e quer, no início do ano, ter carro próprio. Para trás, ficaram as propostas milionárias de vários clubes, sobretudo de Inglaterra, poucos antes de assinar o contrato profissional com o F.C. Porto, no final da época passada. Fora dos relvados, o mais recente «reforço» portista passa o seu tempo no cinema ou na companhia de colegas do clube, enquanto convive com outro tipo de assédio, o do sexo oposto. Algumas adeptas criaram um espaço na Internet em que tudo gira ao seu redor, com uma tonelada de fotografias, biografias, entrevistas, etc. Merece uma visita: http://groups.msn.com/HelderBarbosa11.