domingo, setembro 04, 2005

Os diamantes do FC Porto B (O Jogo - 4/9/2005)

Hélder Barbosa (extremo-esquerdo)

Na época passada fartou-se de fazer grandes jogos nos juniores, o que lhe valeu uma chamada à equipa secundária, e agora prepara-se para explodir no FC Porto B sob a orientação de Aloísio. Co Adriaanse viu-o jogar frente ao Paços de Ferreira e ficou deliciado com as suas capacidades. Hélder Barbosa jogou como número dez, mas na verdade a posição em que mais actua é a de extremo-esquerdo. No fundo, é um jogador muito versátil, senhor de uma grande capacidade técnica que pode ser aproveitada em várias funções. Tem 18 anos.

João Pedro (defesa-central)

Tem como ídolo Ricardo Carvalho e quem o vê jogar diz que tem características parecidas com as do central do Chelsea. Aos 17 anos já foi chamado às selecções portuguesas de sub-18 e sub-19, sagrando-se ao serviço do ex-campeão europeu há dois anos. Tem 36 internacionalizações nas selecções jovens. É um talento precoce, tendo começado a jogar aos sete anos no Trofense, transferindo-se aos 14 para o FC Porto.

Nuno Coelho (médio-defensivo)

O basquetebol foi a primeira modalidade que praticou, mas aos 12 anos deixou os cestos e mudou-se para o futebol. Deu nas vistas no Covilhã e despertou mesmo a atenção de José Mourinho. O FC Porto conseguiu ficar com ele e agora, aos 17 anos, é uma das esperanças do futebol português. Gosta de jogar sozinho à frente da defesa, assumindo o papel de um trinco moderno, com técnica de passe e visão de jogo. Adriaanse também o tem debaixo de olho.

Bruno Gama (extremo-direito)

O FC Porto contratou-o ao Braga por uma pequena loucura. O jogador não acusou o peso da responsabilidade e assume-se como um dos talentos da equipa secundária. José Couceiro chamou-o à equipa principal na época passada e jogou mesmo com o Leiria. Jogador de finta explosiva, pode jogar nas alas ou no meio-campo como organizador de jogo, pois foi neste lugar que fez quase toda a formação.