segunda-feira, agosto 01, 2005

FC Porto 2 - 0 Boca Juniors

Um jogo que faz sonhar, com o FC Porto a trocar muito bem a bola e a "dar cheiro" a uma das melhores equipas do continente Americano, numa luta entre os dois ultimos campeões intercontinentais. Destaque para Jorginho, Helton e o renascido Raul Meireles. Postiga começa a ser levado a sério na sua interessante intrepretação da posição 10.


GR Helton
DLD Sonkaya
DC Ricardo Costa, Pedro Emanuel «cap.»
DLE Leandro (Pepe, 84')
MD Raul Meireles (Ibson, 75')
MV Lucho Gonzalez (Paulo Assunção, 66')
MO Hélder Postiga (Ricardo Quaresma, 53')
MAD Jorginho
PL McCarthy (Hugo Almeida, 66')
MAE Lisandro Lopez (Ivanildo, 75')

Avaliações O Jogo

Jorginho: Desempenhou um papel em todos os lances de perigo do FC Porto. Em três deles foi o protagonista, embora só num tenha conseguido bater o guarda-redes do Boca Juniors, demonstrando bom sentido de oportunidade. Num outro lance não finalizou tão bem e, neste momento, ainda estará à procura de uma explicação para não ter marcado com a baliza aberta. Começou na direita e terminou como "dez", assegurando os contra-ataques da equipa na segunda parte. Um reforço a sério.

Ricardo Costa: Já é sina ser obrigado a sair da sua posição habitual. A lesão de Leandro levou-o para o lado esquerdo da defesa, depois de uma exibição segura no eixo. Começou por dar nas vistas numa acção ofensiva que iniciou e quase concluiu, de calcanhar. Atrás, teve algumas dificuldades para seguir as movimentações de Palermo, mas sem comprometer.

Pedro Emanuel: Corrigiu a precisão no passe que o "traiu" na partida com o Brugge e partiu para uma boa exibição, tal como os restantes elementos da defesa. Controlou as investidas contrárias com grande tranquilidade.

Leandro: Mais uma boa prestação na defesa portista. Seguro a defender e nas antecipações, procurou sempre dar uma ajuda ao ataque. Logo aos 5' fez um excelente cruzamento rasteiro que Lisandro quase concluiu. Azarado, saiu lesionado após um choque com um contrário.

Raul Meireles: Se (ainda) existe algum cepticismo quanto a esta opção de Co Adriaanse para fazer parelha com Lucho no meio-campo, as exibições estão a dar razão ao técnico. Sobretudo na primeira parte, Raul Meireles esteve impecável na marcação e na saída para o ataque, com passes longos bem medidos. Perto do intervalo quase marcou. E bem o merecia. Na segunda parte as pernas não deixaram manter o ritmo. Ficou a eficácia.

Hélder Postiga: O dez na camisola ficou-lhe bem ontem. Entrou muito bem na partida, marcando o ritmo dos ataques, sem desviar os olhos da baliza dos argentinos. Aos 5' ensaiou, rematando contra um adversário, o golo que marcou mais tarde a meias com as costas de Lucho. Saiu, aos 54', a queixar-se da perna direita.

McCarthy: Prometeu deixar aos adeptos holandeses "algo para recordarem". Foi o que tentou durante o jogo com passes de calcanhar e outros de zonas impossíveis. A dança que fez em frente de Barroso é imagem fiel disso mesmo. Se marcasse seria um grande golo. Mas nunca deixou de procurar os companheiros em melhor posição, sobretudo, quando deixou a área para receber a bola. Amanhã tem nova oportunidade.

Quaresma: Adriaanse quer jogo simples e passes rápidos. Quaresma tenta seguir as indicações, mas ainda lhe é difícil libertar-se da bola. Por duas vezes foi egoísta e perdeu-a , o que enervou o técnico. Aos 63' fez um grande cruzamento que Lisandro quase desviou para o fundo da baliza do Boca Juniors.

Hugo Almeida: O lance do segundo golo é o exemplo do que pode dar à equipa, para além de golos, naturalmente. A forma como amorteceu a bola para Jorginho demonstra a utilidade que pode ter nesta equipa do FC Porto.

Ibson: Se na época passada foi titular indiscutível, a luta agora será mais dura. Entrou para o lugar de Raul Meireles, mas o pouco tempo que esteve em campo não deu para grandes coisas.

Ivanildo: Um quarto de hora é pouco para que deixasse a sua marca no ArenA. Não conseguiu mais do que duas arrancadas pelo flanco e um bom cruzamento.

Pepe: Jogou apenas seis minutos por causa da lesão de Leandro.