segunda-feira, julho 25, 2005

Notas sobre as dispensas do FC Porto

Comecemos por citar as explicações de Adriaanse para cada uma das quatro dispensas:

Leo Lima: "Quer sempre levar a bola, é uma espécie de carteiro do futebol. Gosto de futebol corrido, com passe rápido. Ele é um bom jogador, mas não encaixava no meu sistema. Tem problemas e não o posso ensinar, pelo que seria inútil mantê-lo no grupo. Fui muito honesto com ele e penso que, numa equipa brasileira, pode ser um bom jogador, mas não numa equipa europeia moderna, onde a rapidez de execução é essencial. Além disso, é um médio e tem problemas a defender. Só pensa em ter a bola, mas, no meio-campo, também é preciso correr e defender."
Areias: "Para o lugar desempenhado pelo Areias temos o Nuno Valente e o Leandro que, em minha opinião, são melhores defesas. Foi uma decisão complicada, até porque ele é sócio do clube e vive o F.C. Porto de forma muito especial"
Leandro do Bomfim: "O Bomfim penso que é um nº10 que pode jogar nas alas. Acontece que temos vários jogadores para a esquerda e para a direita e diversas soluções para nº10, como o Diego, o Lisandro, o Jorginho e até o Postiga, por isso decidimos que tinha de ser ele a sair"
Sandro: "Teve de competir com o Raul Meireles, o Paulo Assunção e até com o Lucho e o Bosingwa, que podem cumprir esse papel" O Jogo

Tem que se admirar a forma frontal como assume as suas opções. Se Areias estava em todas as listas, Sandro partiu à frente de Paulo Assunção e Raul Meireles, mas foi batido no estágio, e Leandro Bomfim foi derrotado por Jorginho e pela opção por um 433 que admite um avançado no lugar do 10 tradicional. Quer as dispensas quer as razões invocadas me parecem aceitáveis, e Paulo Assunção e Raul Meireles já começaram a justificar a preferência, no jogo contra o Brugges.
A surpresa para mim foi Co ter abdicado dos 25 jogadores de que tanto falou ao longo da pré-época, aceitando 27 + 1 (Paulo Ribeiro). Mesmo admitindo que a situação de Paulo Ribeiro estava prevista desde o inicio e que a lesão de Bruno Moraes justifica um dos jogadores a mais, fica um por explicar. Veto de Pinto da Costa? E quem seria(m) esse(s) jogador(es)? Pelas opções ao longo do estágio, arrisco os seguintes nomes, por ordem de probabilidade: Bruno Alves, Sokota, César Peixoto e Pepe.

E uma pergunta importante: Quantos extracomunitários tem o plantel e quais são ao certo as restrições à sua utilização nas diversas competições (campeonato e liga dos campeões)? Lisandro Lopez sei que é comunitário, assim como Sonkaya e Diego. E Helton, Pepe, Leandro, Paulo Assunção, Alan, Jorginho, Lucho Gonzalez, Ibson, McCarthy, Sokota, Bruno Moraes? Alguem sabe quais são os extra comunitários?

Update: Algumas pistas sobre os extra-comunitários no portista orgulhoso. Segundo o leitor Rogério Paulo Almeida, Hélton, Pepe, Alan e Jorginho são comunitários (eventualmente, também Bruno Moraes) o que deixa no plantel os seis extra-comunitários que é permitido inscrever: McCarthy, Sokota, Leandro, Lucho Gonzalez, Paulo Assunção e Ibson. Mesmo assim, poderia haver limitações, pois apenas quatro podem jogar simultâneamente. Confirmam?