sexta-feira, julho 22, 2005

Co Adriaanse na primeira pessoa

Numa altura em que diz já ter feito as suas escolhas, Co Adriaanse dá uma interessante entrevista. Não disse nada que eu possa refutar, e com algumas coisas concordo em absoluto. E vocês?
  • É possível que saia algum dos novos atletas? É possível. Um treinador honesto não olha para essas coisas e sim para aquilo que os atletas produzem.
  • ...novos jogadores? Não. Temos jogadores a mais. Estou satisfeito com todos os que temos.
  • A principal tarefa de um treinador é tornar o jogador melhor. É como no ténis. Tenho de ensinar questões tácticas, físicas e mentais. É esse o trabalho do treinador. Fazer os jogadores melhores e fazer uma equipa. Quero que olhem para a minha equipa e vejam que é uma equipa do Co Adriaanse. Como quando olham para um quadro e identificam com o seu autor. É esse o meu trabalho. Mostrar o meu estilo.
  • Se o jogador criativo for eficiente fico satisfeito, mas se estiver sempre a perder a bola e não trabalhar, então temos um problema. O futebol é 11 contra 11. Quanto melhor jogarmos como equipa melhor é a própria equipa. Eu gosto de estilo como têm o Ivanildo, o Postiga e o Quaresma, por exemplo. Têm de tentar o seu jogo e se perderem a bola não há problema. Depois têm é de tentar recuperá-la.
  • Em que critérios que basearam as suas escolhas? Em cada posição da equipa temos items essenciais. Por exemplo, o nº 10 tem de jogar atrás do avançado. Tem de atacar, mover-se em espaços livres, mas também tem de defender. O Lisandro tem jogado nesse posto, mas teve dificuldades, porque é uma posição muito difícil. Tenho de descobrir quem são os melhores. Já vi o Jorginho e o Lisandro e ainda não vi o Diego. O Postiga também talvez possa fazer a posição. Com o Benni na frente, o Sokota ou o Hugo Almeida. É uma posição fundamental.
  • Lisandro: ... sabia que jogava nas alas e como segundo avançado. Bruno Moraes: Fica no grupo até estar em condições, pois não o vi e não posso julgar o seu valor. Bosingwa: Também é uma boa solução para defesa-direito. Neste momento tenho apenas o Sonkaya e posso adaptar o Ricardo Costa.
  • Quem será o capitão? Na minha opinião temos um capitão natural, que é o Vítor Baía. É um líder, mas nas minhas equipas o guarda-redes nunca é capitão. Ele é um capitão natural. No balneário, no campo. O Jorge Costa, claro, também tem grande personalidade. O Ricardo Costa também tem capacidade para desempenhar a função, tal como o Pedro Emanuel. A maioria dos capitães são defesas porque têm o campo todo a sua frente e são mais fortes mentalmente. O líder tem de ser forte.