segunda-feira, julho 18, 2005

Portugal sub-19: Sporting por João Santos


scp_s19_0405
Originally uploaded by morphy.
O Sporting sagrou-se campeão nacional de juniores esta temporada, titulo que lhe escapava desde 95/96. O clube que elegeu a formação como a sua bandeira para os próximos anos viu recompensado o seu trabalho conquistando um difícil título, dada a forte concorrência dos principais adversários. Liderados pelo técnico Paulo Bento, os leões realizaram um campeonato regular com excepção às 2 derrotas averbadas de forma consecutiva na 1ª fase da prova (Louletano e Estrela).
A inserção de alguns dos talentos que evoluíram este ano nos juniores do Sporting está prevista de forma faseada, sendo que três jogadores terão já este ano a sua hipótese de permanecer no plantel.

Plantel:

Guarda-Redes: Mário Felgueiras, Hugo Cardoso;
Defesas: André Marques, André Nogueira, Emídio Rafael, Jorge Teixeira, Miguel Veloso, Paulo Renato, Sabino Fernandes;
Médios: Bruno Filipe, David Caiado, Fernando Ferreira, Nani, Pedro Celestino, Riera, Zezinando, Tiago Freitas, João Moutinho;
Avançados: Tomané, Carlos Saleiro, Bruno Soares, Yannick Djaló, Diogo Tavares;


Destaques Individuais

Mário Felgueiras: Foi o guarda-redes da selecção sub-17 que se sagrou campeã europeia da categoria, tendo na altura impressionado pela segurança demonstrada. Jovem jogador com enormes recursos, é uma das apostas do Sporting para um futuro não muito distante, o que demonstra bem a esperança que os quadros técnicos do clube depositam nele.
Cumprido o ultimo ano de júnior, e com contrato até 2008, este jogador irá realizar a sua primeira época de sénior no Pinhalnovense que ambiciona atingir a 2 Liga este ano.

Miguel Veloso: Central de raiz, pode igualmente actuar mais adiantado no terreno na posição de médio defensivo. Antigo infantil do Benfica, carrega com o “peso” de ser filho de António Veloso, ex-atleta do clube da Luz, sendo as comparações inevitáveis. Este campeão Europeu sub-17 é bastante seguro e eficaz nas tarefas defensivas denotando no entanto alguma falta de velocidade. Veloso tem um pé esquerdo de grande qualidade, que o permite fazer lançamentos longos de elevada qualidade, sendo de resto essa uma das suas grandes qualidades.
Denotando uma maturidade superior à dos seus colegas de equipa, este jovem central tem grandes hipóteses de fazer parte do plantel do Sporting esta temporada.

André Marques: Este jovem defesa esquerdo cumpriu este ano a sua primeira época como júnior. Com uma estampa física invulgar para um jogador da sua idade no panorama nacional, este atleta é considerado um lateral moderno. Muito seguro a defender, este jovem jogador não se inibe na fase atacante da sua equipa, avançado a preceito no terreno onde não raras vezes consegue centrar com bastante qualidade. Rápido e com um bom sentido posicional, André Marques iniciou a pré-temporada com os seniores onde tudo fará para conquistar o seu espaço.
Numa altura em que se aponta a posição de lateral esquerdo como uma das grandes lacunas do futebol Português, este jovem jogador surge a par de Tiago Gomes (Benfica) como um atleta extremamente promissor para esta posição. A seguir com atenção…

Zezinando: Este jovem Guineense, júnior de 1ª época, foi o capitão da equipa. Este médio defensivo impressiona pela entrega que dedica ao jogo, nunca virando a cara à luta. Conseguiu ser o ponto de equilíbrio da equipa sendo um autêntico líder em campo. Parece por vezes estar em todo o lado tentando ocupar e reduzir espaços.
As suas acções não se resumem a tarefas defensivas, aparecendo muitas vezes junto da área contrária tentado criar situações de superioridade numérica ou o remate, tendo conseguido alguns golos na sequência destas subidas no terreno. Apresenta algumas carências ao nível do passe em determinadas situações de jogo, algo que terá obrigatoriamente de melhorar.
Jogador com enorme potencial, foi para mim o melhor jogador do Sporting este ano e o futuro promete ser risonho. Gosto particularmente deste jogador…

Nani: À dois anos no clube, Nani teve uma evolução assinalável. Este médio ofensivo desempenhou um papel fundamental esta temporada, tendo contribuído de forma assinalável para o sucesso da equipa. Actuando com o número 10, as principais valências deste jogador são técnica e habilidade apuradas conjugadas com uma boa qualidade de passe e velocidade, sendo a sua grande pecha a falta de objectividade em determinadas situações de jogo. Em campo nota-se a vontade de estar sempre em jogo, procurando ter a bola em seu poder.
Cumprido o ultimo ano de júnior, este jovem ligado contratualmente ao Sporting até 2008, iniciou os trabalhos de pré-época na Academia com o objectivo de convencer Peseiro que tem qualidade para fazer parte do plantel. Tem clubes interessados na 2 Liga e Superliga com o Vitória de Setúbal à cabeça. Jogador a seguir com atenção…

Yannick Djaló: Com apenas 15 anos estreou-se pela equipa principal do Sporting num amigável frente ao Alverca tendo inclusivamente marcado o único golo da sua equipa (1-1). Com nacionalidade Portuguesa (Guineense de nascimento), já se estreou pela selecção Nacional tendo dado boa conta de si. Yannick actua preferencialmente descaído pela ala esquerda do ataque mas também pode jogar solto no centro do ataque. A velocidade, técnica e imprevisibilidade que imprime ao seu jogo fazem dele um jogador perigoso, criando inúmeras dificuldades às defensivas contrárias.

Legenda (clicar na foto para obter versão com maior resolução):
Fila de cima:Miguel Veloso, Carlos Saleiro, Jorge Teixeira, Paulo Renato, André Marques e Mário Felgueiras
Fila de baixo: André Nogueira, Nani, Tomané, Bruno Soares e Zezinando (capitão)

Nota da edição: Este post é da responsabilidade do seu autor, Sportinguista de gema, a quem agradecemos. O Esperança Portista está aberto a contribuições de qualidade sobre futebol jovem, de qualquer clube.