sexta-feira, julho 08, 2005

Um diálogo sobre Sérgio Organista

Drago: Mandar o Organista para a terceira divisão espanhola e com direito de opção deles é no mínimo acéfalo! Foi um dos melhores em Toulon...e até eleito como o "jogador mais elegante"!

Morphy: Ter aceite tb diz qq coisa sobre a (falta de) ambição dele. Eu por acaso não gostei de o ver na final. Lutador, mas tremeu com naquele erro do segundo golo, e depois. No Sta Clara tb falhou. Passou de titular a não convocado nos sub-21.

Drago: Bem, eu gosto do Organista. É um pouco "pachorrento" na forma de jogar...mas eu gosto do estilo, da classe. E acho que um treinador que saiba "morder calcanhares" saca do Organista um grande jogador. Quanto ao jogo da Fran�a! Não foi o Sérgio que tremeu...foi a seleção inteira! Os franceses eram pura e simplesmente muito melhores. Portugal tinha 2 jogadores de classe (Vaz Te e Organista) e mais alguns bonzinhos (Moreira, Cicero, Amoreirinha...que nem sequer jogou por castigo) enquanto que a França tinha uns 7 ou 8 ao nivel do Vaz Te e Organista. Relembro, também, que um actual jogador do Chelsea aquando da sua estreia com a camisola de FCP frente ao Salgueiros fez uma fifia em todo semelhante à do Organista. E não é por isso que o Ricardo Carvalho deixa de ser o grandissimo jogador que é! Quanto à época do Santa Clara, basta dizer que esse clube devia ser o que tinha o orçamento maior da liga de Honra (muito à custa do apoio do Governo Regional) e acabou na IIB! Acho que por aqui se percebe o porquê do "falhanço" do Organista nesse clube (em todo igual ao do Ricardo Sousa)! Aliás, lembram-se de um Fonseca, ponta de lança que se estreou pelo Santa clara com 17 anos na SuperLiga (até marcou uns golinhos e deram-no a caminho do Benfica)? Pois nem mesmo esse, que era filho da terra, se safou, passou a época no banco e já saiu do clube rumo ao rival açoreano Operário! Mas vamos imaginar que o Organista tinha feito uma época de sonho e que, carregando com o Santa Clara ás costas, tinha salvo a equipa Açoreana! Alguém neste blog acha que o Sérgio seria chamado para os Sub-21 em vez de um Hugo Viana, de um Custódio, de um Moutinho, de um Raul Meireles, de um Manuel Fernandes, de um Morais??? É que à excepção do ultimo (que só joga...embora no banco...no milionário Chelski) todos os outros são jogadores da SuperLiga... Nem o Paulo Machado (por culpa do nosso clube) conseguiu "acompanhar" o Moutinho e o Manuel Fernandes...ia ser o Organista desterrado na caldeira das sete cidades a conseguir... O que sublinho são as palavras tremendamente elogiosas dirigidas pelo Rui Caçador ao seu capitão no final do torneio de Toulon. Há pelo menos quem veja que ali há jogador...e na Galiza também!

Morphy: Não é verdade que ele não tivesse hipotese nos sub-21. O Pedro Ribeiro foi sempre titular, apesar de jogar na IIB. O Varela teve as suas chances e ganhou a titularidade, apesar de jogar na IIB. O Vitor Rodrigues, tb na IIB, passou a estar sempre nas convocatórias, depois de cumprir quando foi chamado. Podes acusar o Agostinho Oliveira de muita coisa, mas não de não estar atento aos jovens nas equipas e divisões menores. O Sérgio Organista foi titular nos primeiros jogos, depois perdeu a titularidade e depois saiu das convocatórias. Provavelmente, porque não estava bem. É um dado relevante que não podes ignorar assim tão fácilmente. Quanto aos problemas no Santa Clara, aí acho que os teus argumentos são sólidos. O problema em Toulon não é tanto a fifia, mas a incapacidade de reacção a ela... Mas que bom seria se a estória de Ricardo Carvalho se repetisse!

[Continua na caixa de comentários ;-)]