quarta-feira, julho 13, 2005

NEC 0-1 FC Porto

O FC Porto venceu o NEC, da primeira divisão Holandesa, por 1-0, com golo de Helder Postiga. O esquema táctico foi o 4-3-3, mas com avançados médios no posto de médio ofensivo: Licha na primeira parte, McCarthy na segunda. O esquema funcionou melhor na primeira parte, pois a pouca aptidão defensiva de McCarthy acabou por o transformar num desequilibrado 4-2-4. A imprensa destacou unanimemente Lucho Gonzalez como o melhor em campo, mas Co destacou Lisandro na sua análise. Os Argentinos formaram com Sonkaya o trio que jogou os 90 minutos. Dos jogadores na luta por um lugar no plantel, Paulo Assunção e Jorginho marcaram pontos. Areias, Pepe, César Peixoto estiveram menos bem, enquanto Sonkaya e Sokota cumpriram sem deslumbrar. Sem querer individualizar, Co fez questão de frisar que Bosingwa está a fazer bons treinos como lateral direito, e que só não jogou por estar apenas a 90/95 % fisicamente, mas que continua a desejar Kromkamp.

"Em termos tácticos, gostei da primeira parte. Jogou o Lisandro no meio-campo, que é um jogador que também defende, corre muito e está em boa forma física. Na segunda parte faltou algum equilíbrio. Como entraram o Sokota e o McCarthy, os dois médios tiveram de defender muito mais. Como sabem, o McCarthy é um finalizador e gosta de estar mais perto da baliza. É normal que não defenda tanto. Jogámos quase com quatro avançados e foi aí que esteve o desequilíbrio”

GR Vitor Baía (Helton)
LD Sonkaya
DC Ricardo Costa, Pepe (Jorge Costa, Pedro Emanuel)
LE Nuno Valente (Areias)
M Paulo Assunção (Ibson), Lucho Gonzalez
MO Lisandro Lopez (McCarthy)
EE César Peixoto (Ricardo Quaresma)
ED Jorginho (Lisandro Lopez)
PL Helder Postiga (Sokota)

Nota táctica: Na primeira parte, Lisandro e Jorginho trocaram frequentemente de posição. A meio da segunda, Quaresma trocou de ala com Lisandro.

Bruno Alves e Raul Meireles ficaram no banco.
Paulo Ribeiro, Leandro, Bosingwa, Sandro, Leo Lima, Leandro Bomfim, Ivanildo, Alan e Hugo Almeida ficaram de fora por opção.
Diego e Bruno Moraes de fora por lesão.

P.S.: Entretanto Gonzalo Marronkle, ainda a recuperar a forma depois de terminar a época passada lesionado, já marcou pelo Setubal em jogo de preparação, tendo ainda direito a elogios por parte de Norton de Matos, que disse querer ficar com ele mais tempo para o ver a 100%. Boas prespectivas para o jovem Argentino.