quarta-feira, julho 27, 2005

FC Porto no LG Amsterdam Tournament (antevisão)

O FC Porto divulgou os convocados para o torneio de Amsterdão, com as surpreendentes ausâncias dos campeões europeus Jorge Costa e Nuno Valente. Significa isto que apenas há um defesa lateral para cada ala, o que indica que iremos assistir a mais testes de opções para essas posições. Aqui ficam os jogadores convocados, dispostos em 433 (entre parentesis, alternativas de colocação para alguns atletas).

GR Vítor Baía, Helton
LD Sonkaya (P. Assunção)
DC Ricardo Costa, Pedro Emanuel, Bruno Alves, Pepe
LE Leandro (R. Costa)
MD Raul Meireles, Paulo Assunção
MV Ibson, Lucho Gonzalez
MO Hélder Postiga (Jorginho, Lisandro)
ED Jorginho, Ricardo Quaresma
EE Lisandro Lopez, Ivanildo
PL McCarthy, Sokota, Hugo Almeida

Jorge Costa, Nuno Valente, Alan e Paulo Ribeiro ficam de fora por opção técnica.
Bosingwa, Diego, César Peixoto e Bruno Moraes ficam de fora por estar a recuperar de lesões.

Update:
Também eu fiquei surpreendido com a ausência de Jorge Costa, mas penso que não se justifica o bruá que leio nos diversos forums. É o nosso capitão, mas já tem 33 anos, e já vão 3 desde que considerou não ter condições para ir à selecção. Mesmo assim, esta ausência não significa que esteja riscado da titularidade. Estou a lembrar-me de uma das ultimas épocas de Aloísio, começada no banco, com Argel a jogar. Mais tarde, o Brasileiro (que na altura teria qq coisa como 36 anos) viria a recuperar a titularidade atá final.
A ausência de Nuno Valente também não choca, pois desde que se lesionou na selecção que não se apresenta a 100%. Irritam-me certas demagogias nos forums que se referem a ele como "titular da selecção", como se a lesão não tivesse acontecido e tivessemos o mesmo jogador de Maio de 2004. Também neste caso, o regresso à titularidade estará dependente da resposta que Leandro der à responsabilidade acrescida.