segunda-feira, março 14, 2005

FC Porto B 1 - 0 Ribeirão

A equipa B portista, sem brilhar, somou nova vitória contra equipa do meio da tabela, encontrando-se agora no sétimo lugar da mais competitiva das zonas da segunda divisão B. O homem do jogo foi Bruno Gama, nada afectado pela "despromoção" à equipa secundária, depois de somar idas ao banco na equipa A. Outros destaques foram o batalhador Cristovão, um Flávio Igor em crescimento, Pedro Ribeiro a comandar a defesa e o ponta de lança Argentino Gonzalo Marronkle, que marcou um golo, falhou outros dois e por fim viu um tento limpo ser anulado. Paulo Machado e Ivanildo, integrados na comitiva que vai a Milão, não jogaram.

GR Bruno Vale
DLD Pedro Silva
DC Pedro Ribeiro e Sandro
DLE Jorge Lopes
M Nuno Coelho, Vieirinha (Vilas Boas, 45'?)
M Flávio Igor (Vitor Alves, 90'), Bruno Gama
AV Gonzalo Marronkle e Cristovão (Tiago Borges, 79')

Depois de ter estado presente nas últimas convocatórias de José Couceiro, Bruno Gama voltou ontem a jogar pela equipa B e fê-lo com toda a vontade. O jovem extremo jogou mais recuado, no meio-campo, e foi um dos mais inconformados na partida frente ao Ribeirão, equipa orientada por Vítor Paneira.
Os azuis e brancos comandados por Domingos Paciência marcaram cedo, na sequência de mais um bom trabalho do extremo Cristóvão, que levantou a bola e isolou o argentino Gonzalo Marronkl, de 20 anos. O possante ponta-de-lança (1,87 metros de altura e 84 quilos de peso) disparou rasteiro e cruzado, sem dar qualquer chance de defesa a Nuno. A mesma precisão não iria ter na segunda parte, quando desperdiçou duas boas oportunidades para aumentar a contagem.
Decepcionante foi a exibição de Vieirinha. O pequeno craque formado nas escolas do Vitória de Guimarães mostrou tiques de vedeta, exagerou nos toques de calcanhar e pecou no trabalho colectivo, ele que estava a jogar como extremo direito. Domingos não teve mais paciência e tirou-o a meio da segunda parte. O defesa-esquerdo Jorge e o pequeno médio Flávio marcaram pontos.
Manuel Araújo, Record

Quem pode manda. Nesta partida, os bês do F.C. Porto, ainda que em velocidade de cruzeiro e sem Paulo Machado e Ivanildo, foram maos fortes do que os homens do Ribeirão. Mesmo em desvantagem desde cedo , os ribeirenses pouco mais do que uma bola à barra fizeram para virar o resultado, num jogo em que a inspiração foi substituida pela transpiração logo ao minuto oito, altura do golo de Gonzalo, um autêntico óasis no deserto das ideias. Com motivos redobrados para se aplicarem, depoisde José Couceiro ter afirmado após a hecatombe frente ao Nacional, que era uma hipótes recorrer com mais frequência à equipa B, nem assim os "dragões da cântera" se espevitaram para mostrar serviço e não fossem os (poucos) rasgos de talento de Vierinha e Bruno Gama, a velocidade de Cristovão e os golos falhados por Gonzalo, pouco haveria a realçar na exibição dos azuis. De facto o golo do ponta-de-lança argentino, obtido após bom passe de Cristovão, deixava no ar a ideia de que o espéctaculo poderia ganhar com isso, o que se veio a verificar nos minutos seguintes. Fogo de vista apenas. A partir dos 22 minutos, a bola passou a ter picos e a andar mais tempo pelo ar do que no relvado. Neste período e até fim do encontro, foram evidentes as dificuldades dos ribeirenses na transposição defesa-ataque. As excepções vão para um fora-de-jogo mal assinalado ao ataque visitante, quando Táxi se preparava para fazer o empate (40) e uma bola à barra, após livre do mesmo jogador já perto do final do jogo. O intervalo não foi o bálsamo necessário para a melhoria da qualidade de jogo e se, por um lado, os "dragões" adormeceram nos louros obtidos, entregues à criatividade de Bruno Gama, do lado do Ribeirão as timidas investidas ofensivas, quase sempre nascidas dos pés de Mustafá, foram sendo controladas pela defesa portista, bem comandada pelo capitão Pedro Ribeiro. A vitória dos portistas não sofre, portanto, grande contestação. Para além do erro já referido, a equipa de arbitragem, falhou ao anular o que seria o segundo golo de Gonzalo.
Ivo Carvalho, Jornal de Noticias