segunda-feira, março 14, 2005

FC Porto 0 - 4 Nacional

Muito se fala da inexperiência das contratações portistas, mas neste jogo mais inexperiente foi o treinador. A "fezada" nos três defesas até estava a correr bem, pois correspondeu-lhe o melhor periodo do jogo, com uma boa entrada do Claudio. Mas a lesão de Costinha colocava problemas sérios e a reacção de Couceiro foi fraca: começou por hesitar na substituição, perdendo minutos preciosos que, não por acaso, resultaram no segundo golo do Nacional. Depois perdeu a cabeça, e colocou uma equipa já esticada, a jogar com apenas três defesas, sem trinco. Ibson não tem "cabedal" para segurar o meio campo sozinho e Leo Lima não nasceu para defender. Ficamos com quatro jogadores que todos sabem que não defendem - Leo, Quaresma, Diego e Bomfim - e com apenas três defesas. Era necessário apostar em Raul Meireles... Ao Nacional bastou esperar pelas avenidas para fazer mais dois golos.

Pela positiva, destaco Claudio, que fez um bom jogo. Bomfim e Leo Lima, neste momento, não são melhores do que Hugo Leal. Postiga e Fabiano são, neste momento, inferiores a Hugo Almeida. E a outra contratação foi Leandro, que não pode jogar porque temos estrangeiros a mais. Não culpo os jogadores, que fizeram o que podiam, numa táctica para a qual não podiam estar preparados. Bomfim tem pinta de jogador, mas após dois anos quase sem jogar, dificilmente poderia ser a solução para os problemas que existiam. O meu alvo é a SAD, pois está demostrado o descalabro das contratações de Inverno, em que só escapam Ibson e Claudio que, para cumulo, não podem jogar na Liga dos Campeões. Mais palavras para quê?

Enfim, perdoem-me esta diatribe e vamos sonhar, pois ainda estamos na Liga dos Campeões e o primeiro lugar do campeonato, na posse do limitado SLB, está só a três pontos!