sexta-feira, setembro 09, 2005

sub-19: Boavista, um candidato ao titulo

No nacional de juniores o Boavista joga de igual para igual com os "grandes", ano após ano. Apesar de algumas nuvens negras que parecem abater-se sobre a formação neste clube (instalações não melhoram, subsidios por pagar) este ano não deverá ser excepção. Aqui fica a apresentação, pela positiva, desta equipa.

Na baliza está Marco Pereira, um guarda redes a quem não falta nada: forte fisicamente, tecnicamente muito bom e com bom jogo de pés. Está inscrito na liga profissional, onde é terceiro guarda redes. No eixo da defesa está Vitor, um central forte fisicamente, mas a referência é Bruno, um central tecnicamente evoluido, com bom jogo de cabeça. Na ala direita da defesa está Pedro Montenegro, um defesa com bom puder de choque e muito sólido a defender, mas com dificuldades em sair para o ataque. Na esquerda brilha Daniel, um defesa muito bom, com boa técnica e qualidade no passe, que defende bem e ataca ainda melhor.
A candidatura ao titulo é reforçada no meio campo, um quarteto liderado por Gilberto Silva, habitual presença nas selecções. Um jogador com uma raça que nunca mais acaba. Corre 90 minutos mas é tecnicamente bom, joga simples mas bem. No ano passado chegou a ir ao banco da equipa profissional, na qual está novamente inscrito. Ao seu lado joga Daniel Bastos, um jogador que faz lembrar Rochembak, muito forte fisicamente, mas com muita classe e boa qualidade de passe! Internacional sub-16 e sub-17, deixou de ir depois do azar que teve no campeonato de europa e que obrigou a uma operação aos ligamentos no joelho. O menos vistoso é Helder Leandro, que não faz um jogo brilhante, de encher o olho, mas que joga muito simples: rouba bem as bolas e entrega a quem sabe, com bons passes e cruzamentos. Para o fim ficou o melhor: Rui Gomes, jogador com uma técnica fantastica, quase sempre letal no um-para-um. É um magico dentro de campo, que talvez já justificasse a aposta noutros campeonatos.
A referência na área é Horácio, um ponta de lança forte fisicamente, que faz boas desmarcaçoes e aproveita muito bem o corpo para fazer mossa nas defesas. Está em campo para facturar, o que faz com frequência, mostrando também entendimento com Manuel, um avançado com perfil oposto ao de Horácio: fisicamente fraco mas tecnicamente evoluido, evita o choque e preveligia a tecnica e a velocidade

A candidatura ao titulo é reforçada com um banco de luxo. Aqui ficam alguns exemplos, que não esgotam a qualidade existente no plantel: Santiago, um Ronaldo em ponto pequeno, extramamente rápido, técnicamente fora de serie e capaz de excelentes cruzamentos! Nobrega, outro extremo com uma predilecção por arriscar no um-para-um, ganhando quase sempre. Couto, um médio com excelente passe, capaz de pôr a bola onde quer. Tchocamar, um negrinho que faz coisas maravilhosas com a bola! Um prodigio de técnica que dá gosto ver jogar e Pedro Oliveira, um organizador nato, capaz de colocar bem todas as bolas que passam por ele.