terça-feira, setembro 06, 2005

sub-17: Portugal em segundo no Torneio internacional de Inglaterra

A selecção Portuguesa sub-17 fez em Inglaterra um torneio em crecendo, terminando em segundo lugar com uma vitória, um empate e uma derrota. André Pinto, que recuperou há pouco de prolongada lesão, jogou os três jogos e parece a caminho de recuperar a titularidade. Ricardo Santos jogou duas vezes e Carlos Santos e João Magalhães uma.

Portugal 1-3 Inglaterra

GR Ricardo Neves
DE Alexandre Sá
DC Carlos Santos (André Pinto, 64'), Jorge Abreu
DD Pedro Moreira
MC Adrien Silva (cap.)
Mesq Rui Lopes
Mdir Ricardo Fernandes (Romeu Ribeiro, 62')
EE André Carvalhas
ED Fábio Ferreira
PL Hugo Silva (Bruno Matias, 64')
Não se pense, no entanto, que Portugal esteve menos bem no encontro. O principal problema para a formação orientada por António Violante acabou mesmo por ser a qualidade do conjunto britânico, que apresentou uma equipa muito forte fisicamente, com excelente organização e personalidade, perante uma selecção lusa que nunca desistiu de lutar em busca de um resultado positivo.
"Tratou-se de uma excelente partida. A Inglaterra foi uma equipa muito forte que nos foi superior e ganhou bem ", referiu o Treinador Nacional, António Violante, em declarações ao fpf.pt, no final da partida. "Pode parecer um pouco paradoxal afirmar que gostei da minha equipa, mas tenho de referir que fizémos uma boa exibição e que subimos de produção em relação ao último jogo que realizámos [V Jogos da CPLP - Portugal 0-1 Moçambique]".
Para o jogo da próxima sexta-feira, diante da Itália, o responsável técnico português referiu que o principal objectivo é recuperar os jogadores fisicamente, até porque os atletas nacionais "lutaram até à exaustão", o que levou mesmo a Equipa das Quinas a terminar o encontro com a Inglaterra com apenas dez elementos, em virtude de Rui Lopes ter acabado a partida em enormes dificuldades físicas. FPF

Portugal 0-0 Itália

GR André Martins
DLD Pedro Moreira
DLE Ruben Lima
DC Jorge Abreu, André Pinto
MD Ricardo Santos (Ricardo Fernandes, 63’)
MC Adrien Silva (cap.)
Mesq Romeu Ribeiro
MAE João Magalhães (André Carvalhas, 59’)
MAD Fábio Ferreira (Hugo Silva, 75’)
PL Bruno Matias

Numa partida marcada pelo equilíbrio entre as duas formações, acabou por ser Portugal a mostrar-se mais atrevido na busca dos três pontos, perante uma Itália mais calculista, mas que acabou por ter, à passagem dos 18 minutos, a maior oportunidade do encontro, ao ver André Martins negar a concretização de uma grande penalidade.
Depois da derrota na primeira jornada, os comandados de António Violante alcançaram os primeiros pontos na prova e demonstraram que começam a assimilar aquilo que a equipa técnica deles pretende.
No final do encontro disputado no Estádio do Clevedon Town, o Treinador Nacional mostrou-se moderadamente satisfeito com a prestação dos seus pupilos, apesar do empate registado.
“Foi uma partida agradável, embora a nossa Selecção tenha tido algum ascendente na partida, que acabou por não conseguir traduzir em golos”, começou por dizer em declarações ao fpf.pt.
“A equipa melhorou em relação ao último jogo [Portugal 1-3 Inglaterra, na quarta-feira (31 de Agosto)], ainda que não tenha estado mal no primeiro, no qual nos deparámos com uma equipa muito forte. Não estando completamente satisfeito, fiquei feliz por registar a progressão da nossa Selecção”, afirmou.
Segundo António Violante, esta partida possibilitou a colocação de outros jogadores em campo e o cumprimento dos objectivos que havia traçado para este Torneio: “ver os jogadores em competição perante boas equipas”. Esta observação permitiu ao técnico luso conferir que “existe boa madeira para talhar”.
“Gostaria ainda de destacar a entrega dos jogadores e a sua preocupação em cumprir as indicações que lhes foram dadas e que vão sendo trabalhadas nos treinos, bem como a capacidade competitiva dos nossos jogadores perante uma boa equipa como é a Itália”.
Portugal 2-1 USA

GR Ricardo Neves
DLD Pedro Moreira
DC Jorge Abreu, André Pinto
DLE Ruben Lima
MC Adrien Silva (cap.) (Rui Lopes, 67’)
Mdir Romeu Ribeiro
Mesq Ricardo Fernandes (Ricardo Santos, 80’)
MAE André Carvalhas
MAD Fábio Ferreira (PL Hugo Silva, 71’)
PL Bruno Matias

O destaque da partida deste domingo vai para André Carvalhas, autor dos dois golos portugueses, o segundo dos quais através de um vistoso ‘chapéu’ ao guarda-redes norte-americano. Portugal, que entrou praticamente a vencer no encontro (4'), viu o seu adversário chegar ao empate aos 26 minutos, mas a dez minutos do apito final (70') conseguiu garantir os três pontos.
De acordo com o Treinador Nacional, a partida de hoje foi “um excelente jogo, muito competitivo”, com os Sub-17 lusos a realizarem “uma primeira parte de grande nível”, à qual apenas faltou uma pontaria mais afinada. “Criámos muitas oportunidades de golo e gizámos algumas jogadas de belo efeito, mas não fomos eficazes”, referiu o responsável técnico nacional, em declarações ao fpf.pt.
Na etapa complementar, a formação norte-americana conseguiu equilibrar as operações e criar maiores dificuldades à nossa Selecção, mas a consistência defensiva portuguesa e o longo ‘chapéu’ de André Carvalhas acabaram por decidir a partida.
Num balanço à participação dos Sub-17 nesta prova, António Violante mostrou-se bastante agradado, principalmente com o facto da equipa “ter melhorado o seu comportamento de jogo para jogo”. “Conseguimos aperfeiçoar a equipa e é preciso não esquecer que defrontámos selecções muito fortes. Acredito que ganhámos uma equipa”, disparou.