segunda-feira, setembro 05, 2005

FC Porto B 1-0 Infesta

O FC Porto B venceu o Infesta no primeiro jogo da sua séria da II divisão. O jogo treino com o Paços de Ferreira e o comentário de Co Adriaanse sobre Helder Barbosa parece ter chamado a atenção dos media para o FC Porto B, com o jogo a ser noticiado em detalhe não só no Jornal de Noticias (que o faz sempre) mas também nos três diários desportivos. O entrosamento do FC Porto não convenceu os comentadores, que também criticaram a finalização. Helder Barbosa mostrou o seu vasto reportório técnico, justificando o elogio de Co e a curiosidade dos jornalistas. O golo foi marcado por João Pedro, de grande penalidade.

GR Hugo Marques
DLD João Dias
DC João Pedro, Vítor Alves
DLE Jorge Lopes
M Nuno Prata Coelho, André Leão (Márcio Sousa, 69')
Mof Bruno Gama
MAE Hélder Barbosa
PL Marco Paixão (Tiago Borges, 79')
MAD Zequinha (David, 55')
Outros convocados: André Queiroz, Nuno André Coelho, Duarte, Flávio Paixão
O FC Porto B estreou-se ontem a vencer no remodelado campeonato da II Divisão, batendo o Infesta por 1-0, mas quem sobressaiu foi um jogador que já tinha encantado Co Adriaanse na semana passada: Hélder Barbosa. Um pé esquerdo fantástico, que faz fintas curtas e deliciosas, aliado a uma velocidade estonteante e a uma boa visão de jogo são os principais atributos de um extremo de 18 anos que, de acordo com Aloísio, está perto de subir o degrau mais importante da sua carreira, ou seja, assegurar um lugar no plantel principal. Mas a equipa secundária portista tem outros elementos capazes de agradar a Co Adriaanse, desde o defesa-central João Pedro, autor do golo de ontem, ao fantasista Bruno Gama.
A estreia de Aloísio como treinador principal correu da melhor maneira. O FC Porto B venceu, que é o mais importante na primeira jornada, especialmente para um grupo com uma média de idades muito baixa. Talvez por isso mesmo a equipa tenha mostrado algumas fragilidades, uma vez que a II Divisão é composta por jogadores experientes, precisamente aquilo que o FC Porto B não tem. Mas tem outros que, apesar de jovens, já demonstram capacidades acima da média. Como os regulamentos impedem a equipa de Aloísio de subir de divisão, o que importa mesmo é tentar formar jogadores para o futuro. E colocá-los a jogar perante adversários matreiros tem os seus riscos. Um exemplo: Bruno Gama foi travado em falta inúmeras vezes, saindo do jogo com as caneleiras marcadas pelos pitões dos adversários. Mesmo assim, Manuel António, o treinador do Infesta, disse no final que "o árbitro Hernâni Duarte roubou" a sua equipa, comentando as expulsões de Nuno e Igor, este por vermelho directo.
Aloísio escolheu um esquema de 4-3-3, o mesmo utilizado por Co Adriaanse, embora, curiosamente, o treinador brasileiro tenha dito que não há nenhuma directriz nesse sentido. Hélder Barbosa jogou preferencialmente nas alas, mas tinha liberdade para fazer o que queria com a bola. O jogador foi mais longe e fez o que quis também dos adversários, ultrapassando-os em dribles e assistindo os companheiros, que mostraram deficiências na finalização. Este foi um dos aspectos negativos do jogo e talvez por isso o golo solitário tenha sido obtido através de penálti, convertido pelo central João Pedro aos 64'. Bruno Gama, outra das promessas portistas, jogou como número dez, mas também teve tempo de aparecer junto da baliza do Infesta, embora aqui não tenha acertado no alvo. O Jogo

O 4x3x3 é o esquema eleito do treinador que este ano chegou ao FC Porto, o mesmo que foi escolhido pelo também novo técnico da formação B dos dragões. No pontapé de saída do campeonato da II Divisão, ontem, frente ao Infesta, o brasileiro seguiu a linha de raciocínio do holandês, adoptando o mesmo sistema de jogo, com igual função de um elemento que Adriaanse considera fundamental: o número 10.
Bruno Gama foi o escolhido para essa missão, ele que é também uma das grandes referências dos jovens azuis-e-brancos. Hélder Barbosa é outro nome a ter em conta — já foi chamado por Adriaanse para o jogo treino frente ao Paços de Ferreira, na semana passada — mas apesar das qualidades que alguns elementos vão evidenciando, Aloísio Alves diz que «ainda é cedo» para apostar nestas unidades no conjunto principal.
«Já conhecia alguns atletas da equipa B e outros dos juniores, com quem estamos a trabalhar. É o caso do Hélder Barbosa e do Bruno Gama, que já fizeram jogos pela equipa principal, mesmo no tempo de José Mourinho. Existem, de facto, alguns jogadores que podem chegar mais cedo ao primeiro nível, mas o nosso principal objectivo é formá-los para o futebol sénior», refere o antigo defesa-central do FC Porto.
O técnico brasileiro fala também das semelhanças com Co Adriaanse nos conceitos tácticos, assegurando que a adopção do 4x3x3, tal como o holandês, é apenas uma casualidade. «Foi o que nós treinámos na pré-temporada, mas houve jogos em que alterámos o sistema. Também podemos jogar em 4x4x2, mas o 4x3x3 é o modelo que melhor se adapta às características dos jogadores que tenho à minha disposição».
Os contactos com Co Adriaanse acontecem «informalmente », mas Aloísio procura aprender com o técnico holandês: «Tenho acompanhado alguns treinos e os jogos. Não temos conversas diárias, mas procuro saber que tipo de trabalho é feito no plantel principal.» A Bola

Jogo muito disputado mas nem por isso bem jogado. Esta partida era agurdada com alguma expectativa. Dois conjuntos que habitualmente fazem bons campeonatos não estiveram ao seu melhor nível. É obvio que é o seu primeiro jogo do campeonato, teremos que lhes dar o benefício da dúvida. Ambas as equipas jogaram com algumas cautelas. Não havendo por isso grandes oportunidades de golo durante a primeira parte. O lance de maior perigo neste período surgiu aos 22 minutos. Insistência do ataque do Infesta com Corina, em boa posição, a rematar por alto. A segunda parte foi mais emotiva. Aloísio mexeu na equipa, fazendo entrar David, que veio dar outra alegria ao jogo. O Infesta viu as suas dificuldades acrescidas com a expulsão de Nuno. O FC Porto, inconformado, com o resultado carregava no seu ataque. O golo da vitória aconteceu aos 66m, de penálti muito contestado pelos mamedeses. O Infesta ainda fez um "pressing" à procura do empate, mas a defensiva portista anulou todas as suas intenções. Arbitragem com erros. Jornal de Noticias