terça-feira, fevereiro 21, 2006

Como criar um craque

O que deve um clube de topo fazer para criar no seu seio craques capazes de jogar na equipa principal? Deve ser superior à concorrência nos três pontos em que se divide essa tarefa: prospecção, formação e integração nos séniores.
  • A prospecção: Terá vantagem o clube que contratar os jovens mais talentosos, o mais cedo possivel.
  • A formação: Terá vantagem o clube que melhores condições de treino (campos relvados, ginásios, departamento médico, torneios internacionais) e treinadores proporcione aos seus jovens.
  • A integração nos séniores: Terá vantagem o clube que mais e melhores oportunidades for capaz de dar aos seus jovens mais promissores.
Concluo esta série de artigos com um alerta para a nação portista. Dada a sua invejável situação em termos financeiros, proporcionada por duas décadas de superioridade nas competições e nas vendas de jogadores, o FC Porto devia ser, sem margem para duvidas, o melhor clube na formação de craques. Tal posto é ocupado pelo Sporting, não só na produção de craques world-class - Figo, Ronaldo, Moutinho - mas tambem na de craques capazes de se impor na equipa principal - Beto, Custódio, Carlos Martins, Quaresma. Excluindo à partida que tudo seja mera sorte, tambem me parece enterrar a cabeça na areia pensar-se que tudo se deve à falta de espaço para apostar por termos uma equipa mais competitiva. Parece-me claro que falta construir uma estrutura profissional de prospecção e ser mais rigoroso nas contratações, limitando quer o numero de jogadores no plantel principal (22 parece ser um bom numero) quer o de jogadores sob contrato que não são originários da formação.