terça-feira, fevereiro 21, 2006

Como criar um craque - formação

Terá vantagem o clube que melhores condições de treino e treinadores proporcione aos seus jovens.

Mesmo o talento mais exuberante pode ser aniquilado por vicios adquiridos numa formação inadequada ou pela desmotivação associada à falta de condições para treinar.
O mais importante factor são as condições de treino (ou infra-estruturas, em futebolês). Dispor de campos relvados, ginásios, departamento médico competente, equipas competitivas, grau de exigência adequado (os titulos são importantes, mas não um fim em si mesmo) e dar apoio aos futebolistas nos estudos. Tudo isto contribui para que não haja motivos para desmotivação, e para atrair os atletas e convencer os respectivos encarregados de educação (nem todos se babam pelos milhões prometidos, felizmente).
Os treinadores (e restantes recursos humanos, by the way) são tambem cruciais, devendo ser recrutados entre os melhores e remunerados de acordo com o mercado respectivo. É importante que existam treinadores diplomados (como Ilidio Vale e o jovem e promissor Nuno Amieiro) mas não me oponho a que alguns postos sejam entregues a ex-jogadores sobretudo se existir uma ligação afectiva ao clube e um "transporte da mistica" (Aloisio, Domingos e João Pinto são exemplos) desde que estes tenham vocação para a nova tarefa e encarem o seu estatuto como um ponto de partida e não como um "atestado de sabedoria".