terça-feira, fevereiro 21, 2006

Como criar um craque - prospecção

"Terá vantagem o clube que contratar os jovens mais talentosos, o mais cedo possivel."

Por muito vontade que haja de apostar em jovens, para a aposta ser bem sucedida estes tem que ter qualidade suficiente. Se é verdade que a formação é crucial, nunca se negou que nem todos os que vão a uma captação ou são observados num pequeno clube tem o potencial de vir a ser jogadores profissionais de futebol. Para tal é necessário, como diria Josá Mourinho, "ser especial". Detectar jovens "especiais" o mais cedo possivel e assegurar os seus serviços é portanto parte decisiva da formação de craques.
Para que a sorte tenha neste processo apenas o pequeno papel que lhe cabe é necessário dispor de uma estrutura profissional de prospecção.

Notas para a criação de uma estrutura profissional de prospecção

Sendo eu um mero jornalista, coloco aqui porém a minah sintese de investigação, sugestões dos leitores e conversas com pessoas com alguma experiência na área:
  • Deve existir em permanência uma rede de prospectores semi-profissional (leia-se remunerada, quiçá com pequenos subsidios e prémios mais motivadores) que abranja as regiões mais populosas (Lisboa e arredores, Algarve, Setúbal, Minho, Coimbra, Funchal, Aveiro) e mesmo, se possivel, a Africa lusófona (o Brasil está já saturado), liderada por um (ou mais) profissionais. O recrutamento destes prospectores é tarefa dificil. Os lideres (profissionais) poderiam ser "roubados" a clubes com provas dadas nesta área (Sporting, Ajax) ou serem treinadores "em travessia do deserto" (como Ferreirinha, que Mourinho contratou). A estes caberia a selecção das lebres levantadas pelos olheiros (semi-profissionais) no terreno. Estes ultimos poderiam ser pessoas com ligação afectiva ao clube, incluindo ex-jogadores, desde que estivessem disponiveis para aprender e evoluir. Dando provas alguns poderiam "subir de categoria", mas nunca apenas com base no estatuto de "antiga glória". O lugar do "olheiro-carola", a existir, seria na dependencia de um destes semi-profissionais
  • É crucial que exista no clube o know-how para distinguir entre "boas" e "excelentes" promessas nos casos (quase todos) em que existe concorrencia entre os clubes. É que nestas ultimas justificam-se investimentos mais avultados, mas é preciso detectá-las com precisão. Daí a necessidade imperiosa de liderança profissional nesta estrutura.
  • É algo de muito semelhante a isto que o Sporting implementou e que Mourinho procura também implementar no Chelsea ("roubando" os lideres ao PSV...).