sexta-feira, janeiro 14, 2005

FC Porto: Breves e opinião

  • Paulo Machado mantêm-se nos convocados para o jogo contra a Académica. Destaque tambem para a inclusão de Leo Lima e, pela negativa, para a ausência de Seitaridis. Outros sub-23 na lista são Pepe, Ricardo Costa, Bosigwa, Diego, Ricardo Quaresma e Helder Postiga. Vamos ver se finalmente fazemos um jogo pós Yokohama em condições!
  • Raul Meireles confirmado no Maritimo. César Peixoto em duvida. Valha-me Deus... Mas devem sair os dois, pois já não aparecem na convocatória.
  • E para terminar um bom post sobra a equipa B portista colocado por JohnnyD no relvado:
Nos últimos anos o Porto tem dominado o mercado de transferências no que a jovens diz respeito. Muito dinheiro tem sido gasto a reforçar a equipa B com os melhores jovens no mercado.
Apesar desse investimento nos últimos 5 anos apenas me lembro do Ricardo Carvalho como grande referência na Equipa A saída da cantera Portista. Penso que se estreou na A no último ano do Penta mas só se afirmou com Octávio Machado 3 épocas depois.
Jogadores provenientes da equipa B, neste momento apenas Ricardo Costa que é um jogador regularmente utilizado . E Postiga que apesar da péssima época é um jogador com valor.
Porquê? Não há dúvidas que a equipa B do Porto, tem sido nos últimos anos a mais forte de Portugal. Porque tem falhado a transição para a equipa A? Com tanta qualidade á partida mais jogadores ter sido lançados.
Na minha opinião há uma explicação simples.
Dado ao nível de exigência a que o Porto se propôs com Mourinho (vencer todas as provas em que entra) e com o rendimento apresentado pelos atletas da equipa A, tornou-se muito mais difícil colocar um jovem na equipa do que no Sporting ou no Benfica onde para além do menor dinheiro disponível para reforços também havia menor qualidade e principalmente quantidade na equipa principal. É muito mais fácil meter um jovem no lugar de um jogador que não rende do que colocá-lo no lugar de um Maniche, Deco, Derlei, Ricardo Carvalho ou Paulo Ferreira.
Apesar de poucos jovens terem entrado no Escalão Principal na era Mourinho o planeamento dos escalões inferiores foi delineado ao pormenor. E a aposta nos jogadores jovens esteve presente.
Com a saída de Mourinho e de alguns dos melhores valores do plantel o FCPorto apostou em jovens de créditos firmados e não na equipa B.
Diego, Fabiano, Seitaridis e Quaresma foram as contratações mais sonantes do Porto esta época. Podem não ser provenientes da equipa B, mas não é por isso que deixam de ser jovens, logo a aposta na Juventude está a ser feita.
Mesmo assim a aposta poderia ser maior. Penso até que esta época como não está a correr como o previsto seria a ideal para lançar 2 ou 3 elementos da equipa B.
Porque não arriscar e colocar na equipa A um jogador como Paulo Machado no lugar de um Hugo Leal que à partida já se sabe que não vai trazer nada de bom á equipa? Isto apesar do Paulo só ter 16/17 anos! César Peixoto e Maciel têm sido equivalentes a rendimento zero. Na equipa B temos extremos de qualidade como Vieirinha que poderiam ser introduzidos aos poucos na equipa.
Não seria pela introdução destes 2/3 elementos da equipa B que o Porto correria grandes riscos a nível de rendimento da equipa e poupava-se muito dinheiro em ordenados.
Outros jovens como o Bruno Vale, Akos, Daniel Candeias, Márcio Sousa, Ivanildo, Vilas Boas, Diogo Gomes e Zéquinha são todos jovens com valor que, espero eu, terão mais ano menos ano a sua oportunidade de entrar na equipa A.
O futuro está assegurado, basta não insistir em comprar Hugos Leais, Areias ou Macieís para equipa A!