quarta-feira, janeiro 26, 2005

Problemas financeiros na formação Boavisteira?

Um post do user Lentamente no relvado, em resposta a um rumor sobre uma greve aos treinos dos futebolistas juniores, em protesto por oito meses de salários em atraso.

Embora a formação no Boavista tenha tido alguns frutos anteriormente, é com a entrada de Valentim Loureiro que a Formação passa a ter lugar de destaque.
Terá sido dos primeiros clubes a criar uma estrutura que tinha como único propósito suportar todos os escalões existentes, tendo como objectivo criar jogadores para a equipa principal, que tinha como principal interveniente o mestre Jaime Garcia.
Com o decorrer dos anos 80 e 90, juntamente com o projecto da FPF iniciado por José Augusto e continuado por Carlos Queiroz e Nelo Vingada, cresce a preponderância do Boavista neste sector.
Começou a ser habitual ver convocatórias com mais jogadores axadrezados que dos outros clubes, começaram a somar-se títulos, a aparecer jogadores na equipa principal e é feita a primeira grande transferência de um jogador para o estrangeiro. (João Pinto - At.Madrid)
O campo de recrutamento do Boavista, é a exemplo dos grandes, o pais todo. A sua prospecção anda a par com os gigantes do futebol português, chegando primeiro a muitas das jovens estrelas que emergiam.
Actualmente é triste, saber destas notícias.
Uma redução do investimento do Boavista neste sector, é uma perda para o futebol Português e é sem dúvida uma situação preocupante, pois é reveladora do momento que se vive em muitos clubes.
Uma observação para outros clubes com tradições de formação que vivem igualmente momentos de dificuldade dos sectores, tais como o Vitória Futebol Clube, "Os" Belenenses, o Estrela da Amadora, o Barreirense, o Salgueiros, o Espinho, a Académica.