quinta-feira, agosto 18, 2005

Esperança Portista comemora um ano

O blog comemora hoje o seu primeiro aniversário.
Um ano em permanente evolução, como o comprovam o constante aumento no numero de visitantes e no numero de páginas vistas. Também o juiz da relevância dos sites web, google de seu nome, reconhece a qualidade do blog, colocando-o nos primeiros lugares na busca de "FC Porto B", "jovens FC Porto" ou mesmo "portista". Finalmente, o top nacional mais fiável, o blogómetro, coloca-nos no 54º lugar entre os blogs mais lidos e no 29º lugar no que toca a mais páginas lidas.
No inicio, o blog era apenas um bloco de notas onde recolhia as poucas, irregulares e frequentemente incorrectas informações que iam surgindo nos jornais. O destaque de um miudo dos juvenis, Daniel Candeias, levou-me a vasculhar a web conseguindo informação suficiente para um bom perfil. Mas na foto que encontrei, estava ele e um outro colega. Qual deles era Candeias? Coloquei a questão no blog e, num golpe de sorte, foi o pai do próprio atleta a responder. Daí até estar a entrevistar o jogador no messenger foi uma pressinha. Pedi-lhe outros contactos, iniciando o processo que me permitiu entrevistar muitos outros jogadores.
Hoje o blog é a unica fonte entre todos os media a fornecer informações actualizadas sobre as equipas secundárias do FC Porto algo que, por um motivo que me escapa, nem o site oficial do clube faz.

O esforço necessário para levar a cabo uma empreitada como esta é considerável e para agravar é muitas vezes dificil para mim parar de procurar informação, acabando assim por prejudicar a minha vida profissional. Por esse motivo, pode um destes dias acontecer que pare de escrever. Se isso acontecer, peço aos leitores que não pensem que foi por falta de apoio e aos coautores (drago, flampard, xtewinha) para manterem a chama acesa, mesmo que com menos intensidade.

Um abraço a todos!