quinta-feira, outubro 05, 2006

Ajudem-me a entender

Fui-me interessando, desde á alguns anos, pelo futebol de formação, em especial pelo do FC PORTO, mas acompanhando, também o doutros clubes, das selecções nacionais e distritais do Porto.
Faço-o por gosto e não por dever de oficio.
Nestes anos, vi aparecer a internet, e vi-a passar a ser utilizada como grande meio de divulgação do futebol em geral, e da formação em particular.
Nos jornais desportivos, ou generalistas, raramente a formação tem lugar de destaque, ou até mesmo lugar, porque NÃO VENDE.
O mesmo se diga dos outros media, rádios e televisões, só quando aparecem os grandes êxitos é que são dadas breves noticias, a formação NÃO DÁ AUDIENCIAS.
Mas, e os CLUBES? porque não divulgam eles o que vão ajudando a crescer no dia a dia?
Porque investem tanto dinheiro, e não dão maior visibilidade ao trabalho que fazem?
Os "sites" oficiais, chamam a atenção para os treinos dos séniores ( matutinos e vespertinos), e ignoram os jogos da formação.
Exibem longas coleções de fotos das vedetas, nas mais variadas poses, e dos miúdos, quase nada.
Os resultados dos jogos da formação surgem tarde e a más horas, quando surgem, os planteis estão desactualizados, as convocatórias para as seleções são ás vezes destacadas, desde que não haja noticias "importantes" dos craques, do tipo "mialgia..., unha encravada..., foi fazer tranças..., ou abrir uma nova loja...".
Os clubes têm os "sites", têm o conhecimento priveligiado, têm o "Know how", têm todos os meios, se não fazem é por falta de VONTADE, ou DESINTERESSE.
Já a FPF, vem tendo uma prática diferente, dando destaque e noticiando as actividades das suas selecções com pormenor e no tempo certo- aos responsáveis os meus parabens.
Finalmente, entramos nós, os "blogers", gente que pelas mais variadas razões divulga o que os miúdos vão fazendo, e é tanto.
Há na "net" inúmeros "blogs" que dão á formação o lugar e o destaque que merece, não os nomeio para não cometer injustiças, mas todos sabemos quais são e onde estão.
Das "escolinhas" aos juniores, os jovens atletas dão o melhor pelos seus clubes.
Os clubes devem valorizar esse esforço, esses resultados, essa dedicação, dando publicamente conta do trabalho que eles desenvolvem, dando-lhes visibilidade, mostrando-lhes os rostos, apresentando-os como exemplo.O mesmo se diga de técnicos, dirigentes e demais "staff", que contribui para que o futebol de formação exista.
Os atletas formados nos clubes, são importantes activos financeiros, podem representar o encaixe de importantes quantias, permitir o saneamento das finanças dos clubes, porque não valoriza-los?
Fica a pergunta, a incredulidade, a admiração pelos "putos" e por quem trabalha com eles, e os mais sinceros votos para que lhes dêem o valor que merecem, que os apoiem e ajudem a evoluir.
Espero as vossas opiniões e contributos.
publicado em simultâneo no Porto em Formação