sexta-feira, setembro 16, 2005

Prospecção: a importância dos "bufos"

Na prospecção, é uma clara vantagem competitiva dispor de fontes no interior dos pequenos clubes: "inside-info" ou, em calão, "bufos". Aqui fica uma conversa que tive com um antigo olheiro:
Em Lisboa uma tremenda vantagem que o Sporting e, pós-Carraça, o Benfica têm é que há sempre um treinador (seja de juniores, juvenis, infantis, o que seja...eles falam entre eles) um dirigente, um "velhote que não perde os jogos do clube de bairro", um dono de um tasco típico de um clube de bairro que tem o número de telefone de alguém do SCP ou SLB. Sem isso é necessário andar "à pesca", ver jogos e fazer figas que alguém jogue alguma coisa nesses jogos, enquanto estes tipos têm os "bufos" lá metidos que lhes telefonam e lhes dão um toque do género: "aqui a malta pensa que o nº8 dos juvenis...um tal de Vasquinho é jeitoso". Se o "Vasquinho" até for jeitoso...esse "bufo" ganha uma qualquer benesse (bilhetes, equipamentos, etc).
Ter "bufos" é essencial! Aliás é aí que reside o segredo. Um "bufo" que te chama constantemente para ver "merda" não serve...agora aqueles que acertam mais que erram...deviam era ter bilhete de época!!
Neste contexto é interessante referir a contratação por parte do SL Benfica de Ricardo Tavares para coordenador da prospecção. Este senhor era até agora técnico do SC Salgueiros, o clube a quem o mesmo Benfica desviou dois jogadores.